TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  20/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A ESCOLA DESENVOLVE PROJETOS SOBRE A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO? QUAIS? CONTE-NOS UM POUCO SOBRE A PROPOSTA DOS PROJETOS. 4

2.2 COMO O PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO E O BULLYING SÃO TRATADOS NA ESCOLA? COMO VOCÊ TEM ORIENTADO OS PROFESSORES? 5

2.3 A ESCOLA OFERECE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ATRAVÉS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS? 6

2.4 O PPP É CONSTRUÍDO E REALIMENTADO COM FREQÜÊNCIA POR MEIO DE UM TRABALHO COLETIVO? 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar qual a proposta que uma escola expressa no projeto político-pedagógico quanto à diversidade e o processo de inclusão do aluno com necessidades especiais. O Projeto Político Pedagógico (PPP) enquanto elemento constitutivo do planejamento escolar e norteador do fazer pedagógico do professor têm papel fundamental para efetivação da inclusão e da diversidade pode contribuir para o desenvolvimento de condições favoráveis no interior da escola, para materialização desta proposta. Tenho o propósito de analisar o papel do Projeto Político Pedagógico no que se refere ao acesso dos alunos com deficiência à escola, evidenciando a importância desse documento enquanto elemento constitutivo do planejamento escolar para este fim. O trabalho está organizado forma de entrevista com a Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Jerônimo respondendo as perguntas sugeridas: na primeira expõe-se, em linhas gerais, a proposta dos projetos sobre inclusão e diversidade. Na pergunta seguinte apresenta-se uma reflexão sobre o preconceito, discriminação e o bullying, seguindo pelo atendimento através de salas de recursos multifuncional e por último a importância do PPP na criação de um contexto favorável à inclusão educacional dos estudantes com deficiência. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica enriquecido com algumas entrevistas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A ESCOLA DESENVOLVE PROJETOS SOBRE A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO? QUAIS? CONTE-NOS UM POUCO SOBRE A PROPOSTA DOS PROJETOS.

Sim. Através do Tema Gerador – Um título que se escolhe juntamente com os professores em reunião pedagógica no início do ano letivo. Ano passado foi desenvolvido o projeto “Aprender para humanizar” e a partir deste foram desenvolvidos trabalhos por todas as turmas desde o jardim à 8ª série. São expostos na escola, durante o ano letivo (amostras pedagógicas) para os pais, alunos e professores interagirem com os trabalhos de todas as turmas. Neste ano o tema gerador foi sugerido pela SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) sobre a Campanha da Fraternidade (Tráfico Humano), onde serão trabalhados sub-temas durante o trimestre, especificamente nas aulas de Religião e Filosofia. Pensando na diversidade que atendemos hoje nas escolas, ou seja, a escola é um local privilegiado em reunir grupos bem diferenciados a serem trabalhados. Essa realidade acaba contribuindo para que, no conjunto de tantas vozes, as singularidades de cada aluno sejam respeitadas. A relação que se estabelece entre os profissionais da escola e os discentes têm como característica fundamental o respeito mútuo. Tanto professores como equipe administrativa e pedagógica têm como objetivo a formação do aluno na sua totalidade, o professor não deve se preocupar somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno.

Nossa tarefa enquanto escola é procurar atender a diversidade social, cultural e econômica na busca da inclusão para todos os indivíduos, e nosso maior desafio é criar uma proposta de ensino que valorize e reconheça práticas culturais destes indivíduos sem perder o conhecimento produzido por eles.

2.2 COMO O PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO E O BULLYING SÃO TRATADOS NA ESCOLA? COMO VOCÊ TEM ORIENTADO OS PROFESSORES?

A SMEC e a escola oferecem palestras com estes temas também. A Escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças. Alunos que se formam em um ambiente escolar preconceituoso propagam o preconceito em suas famílias, em seus círculos de amizades, em seu trabalho, enfim perpetuam o preconceito em suas vidas. Portanto a instituição escolar, os professores – uma vez que são extremamentes afetados – devem reavaliar os impactos futuros e preparando-se para a educação sem fronteiras.

Nós educadores temos que zelar pelo bom comportamento dos alunos, gerenciar as ações dos mesmos na escola, conversar sobre estes assuntos com os alunos, independente da faixa etária, servir de exemplo. O respeito entre eles irá depender de nós também, sendo bem discutido em sala de aula, fora da escola eles também se lembrarão. Os pais muito ausentes esquecem da base da educação dos seus filhos, sem tempo para eles acabam se tornando rebeldes principalmente na escola, levando-os a uma série de ações, como rejeitar o outro, discriminar, vendo os colegas com preconceito.Portanto nós educadores temos que direcionar os alunos sobre a conscientização desses assuntos, abordá-los em sala de aula, saber o que eles pensam e tentar zelar pelo bom relacionamento coletivo e pela harmonia no ambiente.

O professor é orientado ao receber aluno especial que deve montar estratégias para que desde o primeiro dia de aula esse aluno seja acolhido de maneira satisfatória. Não há fórmulas prontas, cada caso é um caso. Se o professor tem como prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com