TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APARELHO FONADOR

Ensaios: APARELHO FONADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 2

1- a) O mecanismo da corrente de ar utilizado na produção dos sons consonantais é o pulmonar, mecanismo este, utilizado normalmente na respiração. Nesse mecanismo temos uma corrente de ar egressiva e o som é realizado no momento da aspiração, só nesse momento o ar que sai tem força suficiente para fazer barulho e ser articulado.

b) A glote é responsável por produzir dois tipos de som: vozeado (sonoro) e desvozeado ( surdo).

VOZEADO: o som vozeado é produzido quando as pregas vocais estiverem vibrando durante a produção de um som, nesse momento os músculos que formam a glote encontram-se fechado.

DESVOZEADO: o som desvozeado é produzido quando não houver vibração das pregas vocais; nesse caso não ocorre vibração e nem ruídos, pois os músculos que formam a glote encontram-se separados, assim o ar pode passar livremente.

c) o véu palatino é responsável por uma diferenciação na produção dos sons consonantais que são conhecidos como som nasal e oral. Para essa diferenciação devemos levar em consideração a úvula que se encontra no final do palato mole .

Para a produção de um segmento oral o véu palatino precisa estar levantado (úvula levantada) de modo que obstrua a passagem do ar para a cavidade nasal. Na produção de um segmento nasal o véu palatino precisa estar abaixado (úvula deitada), de maneira que um pouco do ar consiga passar pela cavidade nasal.

d) Os articuladores são responsáveis pela articulação do som, temos os articuladores ativos e passivos.

Articuladores ativos: são aqueles que podem movimentar-se (conseguem ir em direção ao articulador passivo) modificando a configuração do trato vocal, entre eles estão: lábios e dente inferiores, língua...

Articuladores Passivos: estão localizados na mandíbula superior, esses não se movimentam, ou seja, não vão em direção dos articuladores ativos,ficam sempre parados no mesmo lugar.

e) Não é correto afirmar que a úvula encontra-se no final da língua, pois a úvula esta localizada no final do véu palatino. A língua é um articulador ativo, não sendo ela quem define se um som será vozeado ou desvozeado, pois essa definição cabe apenas a glote.

2-

1: cavidade oral

2: articuladores. Lábio superior passivo e inferior ativo.

3: articuladores. Dentes superiores passivo e inferiores ativo.

4: alvéolos considerado articulador passivo.

5: palato duro é um articulador passivo.

6: palato mole (véu palatino) é um articulador passivo.

7: úvula que é responsável pela produção do som oral ou nasal.

8: cavidade oral, tem função de articular a corrente de ar para a produção de um som oral.

9: língua considerada como um articulador ativo.

10: ápice da língua é um articulador ativo.

11: lâmina da língua articulador ativo.

12: Raiz da língua.

15: Laringe tem função de impedir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com