TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM EM MANUTENÇÃO ELÉTRICA LAMINAÇÃO A QUENTE

Por:   •  18/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

SENAI IPATINGA – UNIDADE INTEGRADA “ RINALDO CAMPOS SOARES”

CURSO: APRENDIZAGEM EM MANUTENÇÃO ELÉTRICA

LAMINAÇÃO A QUENTE

Alunos:

 

CORONEL FABRICIANO - MG

JULHO DE 2014[pic 1]

1 - Introdução

A Laminação é um processo de conformação mecânica que consiste na passagem de um corpo sólido entre dois cilindros que giram à mesma velocidade periférica, mas em sentidos contrários. A laminação é o processo de transformação mecânica mais importante para o destino dos aços, os produtos podem ser classificados, basicamente, em semi-prontos(blocos,tarugos,placas) e produtos acabados(plano e não plano).

Os principais tipos de produtos laminados na Usiminas são: chapas grossas e bobinas. Esses semimanufaturados têm diversas aplicações em setores como transportes, construção civil, bens de consumo entre outros.

2- Objetivos

  • Desenvolver a forma do corpo metálico de modo torná-lo adequado para uma determinada aplicação.
  • Reduzir a espessura do metal

3 - Desenvolvimento

3.1 - Forno de reaquecimento

O forno de reaquecimento tem a finalidade de aquecer as placas até a uma certa temperatura (1200ºC aproximadamente), para adequar o processo de conformação, através de seu aquecimento reduz a resistência do material á deformação, dissolve precipitados e gera camada oxidada.

3.2 - Descarepador

O descarepador de placas está localizado entre os fornos de reaquecimento e o laminador, tendo como finalidade remover a carepa formada na superfície das placas.

Durante o aquecimento nos fornos, utilizam de jatos de água aplicados na superfície da placa.

3.3 - Desbastador

A laminação de desbaste ocorre logo após a remoção da carepa formada dentro do forno de aquecimento, em temperaturas entre 1000 e 1200ºC. Os passes aplicados por um ou mais laminadores reversíveis permitem reduzir a placa até a obtenção de um esboço com espessura adequada à alimentação no trem acabador. O número de passes depende da potência dos laminadores e da resistência de cada tipo de aço. Normalmente, são realizadas maiores reduções de espessura nos primeiros passes, que vão sendo diminuídas à medida que a temperatura vai caindo.

3.4 - Laminador esboçador

Tem como finalidade reduzir a espessura de uma placa de 80 mm para 30 mm em apenas 3 passes , eliminar a carepa secundaria , originada durante o processo através de descarepações de entrada e saída.

Tendo função de controlar a temperatura de entrada para o esboço para o trem acabador, possuindo em sua entrada um laminador vertical que tem função de uniformizar a largura do esboço.    

3.5 - Trem acabador

É um conjunto de laminadores com objetivo de reduzir a espessura do esboço recebido do esboçador, a espessura exigida pelo cliente, levando em conta a largura, temperatura, planicidade e seu aspecto superficial.

O trem acabador é constituído de 4 a 7 cadeiras quádruo não reversíveis, colocadas muito próximas umas das outras de modo que a chapa é laminada simultaneamente, em todas as cadeiras.

3.6 - Sistema de Resfriamento

O sistema de resfriamento é composto por estações do tipo cortina d’ água, controladas automaticamente e distribuídas ao longo da mesa de resfriamento que possui 129 m (aproximadamente) de comprimento.

Tem a finalidade de controlar a temperatura de bobinamento dentro dos perfis pré-determinados, visando a obter uniformidade das propriedades metalúrgicas do material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (73.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com