TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS- Atividades Prática Supervisionada

Monografias: APS- Atividades Prática Supervisionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas visam propiciar uma sólida formação geral e específica proporcionando ao aluno uma visão inter e multidisciplinar de caráter prático para a solução das problemáticas de sua área de atuação profissional. Este trabalho, caracterizado como estudo de caso, analisou a posição atual da empresa RGN de Amorin, em relação à gestão de pessoas.

O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas com base em obras de autores renomados na área da Administração. A cerca do tema Gestão de Pessoas foram abordados os conceitos básicos, como a administração de recursos humanos, recrutamento de pessoal, seleção de pessoas, dinâmicas de grupo, treinamento de pessoal.

A RGN de Amorin, que possui por nome fantasia Café Amorim é uma empresa que é uma empresa privada de pequeno porte que atua na área de alimentação, onde sua principal atividade é lanches rápidos e práticos na cidade de Manaus há onze anos. O levantamento da situação da organização foi feito através de visitas técnicas das RGN de Amorin e realização entrevista com os funcionários da empresa.

Após a realização das atividades a equipe acadêmica do curso de Administração observou o cotidiano da empresa e através das observações elaborou um conjunto de sugestões de melhorias com baseado na pesquisa bibliográfica, com objetivo de auxiliar a organização nas suas estratégias de desenvolvimento.

1. CONCEITO

1.1. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

1.1.1. ARH COMO UM PROCESSO

A ARH provoca impactos nas pessoas e nas organizações. A maneira de lidar com as pessoas, de busca-las no mercado, de integra-las e orienta-las, fazê-las trabalhar, desenvolve-las, recompensa-las ou monitora-las e controla-las, ou seja, a qualidade da maneira como as pessoas são geridas na organização e um aspecto crucial na competitividade organizacional (CHIAVENATO 2009).

“Os recursos humanos de uma organização compreendem todo o conjunto de talentos, habilidades, conhecimentos e potencial de desenvolvimento que casa um de seus membros possui. A qualidade da gestão desses recursos humanos determinará, em grande parte, o sucesso ou insucesso de uma organização. ARH refere-se a concepção a gestão de sistemas formais que garantam a utilização eficaz e eficiente do talento humanos na realização dos objetivos organizacionais.” (ALKETA, FILIPE p.509)

Os processos básicos na gestão de pessoas são cinco, a saber: prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar as pessoas. O ciclo da gestão de pessoas se fecha em cinco processos básicos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de pessoas (CHIAVENATO 2009).

“O processo de administração de recursos humanos consiste em um conjunto de atividades que tem como objetivo atrair pessoas competentes desenvolver seu potencial e mantê-las comprometidas com a organização durante muito tempo. Para conseguir isso, a empresa tem de planear, recrutar, selecionar, orientar, treinar, avaliar, remunerar, promover em sempre que necessário desligar ou demitir os que não estão comprometidos ou não são capazes.” (ALKETA, FILIPE p.511)

Prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar as pessoas. São cinco processos intimamente inter-relacionados e interdependentes. Sua interação faz com que qualquer alteração ocorrida em um deles provoque influencias sobre os demais, as quais realimentarão novas influencias-nos outros, e assim por diante, gerando acomodações e ajustamentos no sistema todo. Dentro de uma visão sistêmica, os cincos processos podem ser abordados como subsistemas de um sistema maior (CHIAVENATO 2009).

Os cinco subsistemas formam um processo global e dinâmico através do qual as pessoas são captadas e atraídas, aplicadas em suas tarefas, mantidas na organização, desenvolvidas e monitorizadas pela organização. O processo global nem sempre apresenta essa sequencia, devido a intima interação entre os subsistemas e pelo fato de esses cinco subsistemas não estarem relacionados entre si de uma única e especifica maneira. Eles são contingentes ou situacionais e variam conforme a organização e dependem de fatores ambientais, organizacionais, humanos, tecnológicos etc. São extremamente variáveis e, embora interdependentes, o fato de um deles mudar ou desenvolver-se em certa direção não significa que os outros mudem ou se desenvolvam também exatamente na mesma direção e na mesma medida (CHIAVENATO 2009).

1.1.2. OBJETIVOS DA ARH

Os objetivos da ARH devem estar fora dela. Ela deve servir aos objetivos do negocio da organização. A ARH consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização constitui o meio que permite as pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos indiretamente com o trabalho. A ARH busca conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável. Representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas pequenas e numerosas coisas que frustram e impacientam ou que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização. Há mais coisas em jogo quando se fala em ARH. Também esta em jogo a qualidade de vida que a organização e seus parceiros terão e a espécie de parceiros que a organização pretende cultivar (CHIAVENATO 2009).

Os objetivos da ARH derivam dos objetivos da organização inteira. Toda organização tem como um de seus principais objetivos a criação e distribuição de algum produto como um bem de produção ou de consumo ou de algum serviço como uma atividade especializada. Assim, ao lado dos objetivos organizacionais, a ARH deve também considerar os objetivos pessoais dos seus parceiros. (CHIAVENATO 2009):

Os principais objetivos da ARH são:

1. Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades e competências, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização.

2. Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas e alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

3. Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas (CHIAVENATO 2009).

4. O papel da ARH

As organizações devem possuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com