TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Atividades Práticas Supervisionadas

Artigo: APS - Atividades Práticas Supervisionadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho

Apresentado como exigência para a avaliação do

Segundo bimestre, em disciplinas do 2º semestre.

Do curso de Administração da Universidade Paulista.

Orientadora: Prof.º Manoel Medeiros.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

3. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

3.1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5. ANEXOS

6. BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Conforme Paulo Nunes (2007), “A departamentalização é o processo que consiste em agrupar em departamentos, funções ou atividades similares e logicamente relacionadas de uma determinada organização. Numa primeira fase é efetuada a divisão do trabalho em tarefas de forma a conseguir ganhos de produtividade proporcionados pela especialização. Segue-se a departamentalização com o objetivo de permitir uma gestão eficiente”..

Segundo Prof. Wilson Justo (2008), “Departamentalização é uma forma sistematizada de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação”.

Para Idalberto Chiavenato (1985), “Departamento designa uma área, divisão ou segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador (seja diretor, gerente, chefe, supervisor etc.) tem autoridade para o desempenho de atividades específicas. Assim, um departamento ou divisão é aqui empregado com um significado genérico e aproximativo: pode ser um órgão de produção, uma divisão de vendas, a seção de contabilidade, a terminologia departamental é levada a sério; um gerente, de um departamento; um chefe, de uma seção; um supervisor, de um setor. Em outras empresas, a terminologia é simplesmente casual e pouco ordenada. Daí a dificuldade de uma terminologia universal”.

3. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

A empresa escolhida para pesquisa foi a Só Reparos – Super Loja da Construção uma empresa privada de grande porte que está há 22 anos no mercado e atua no ramo de venda de materiais para a construção. O forte da empresa é a venda de materiais para acabamento, sendo a maior revendedora Deca da região Centro Oeste. A empresa atua no estado de Minas Gerais, Bahia, Goiás.

Usamos como fonte de pesquisa, as informações transmitidas pelo Gerente do Departamento Comercial Alexandre Soares da empresa Só-Reparos, que nos apresentou os departamentos da empresa e a atribuição de cada um deles.

O seu cliente-alvo são as construtoras, por estarem em constante processo de compra, entretanto está sempre pronta a aqueles clientes que querem apenas comprar reparos. A principal expectativa dos clientes é que sejam bem atendidos e que no caso de dúvida os funcionários consigam informar o que é melhor para ele naquela determinada situação. Para que isso aconteça, a Só Reparos sempre disponibiliza cursos dentro da área de construção e acabamento a seus funcionários para que eles possam saber de maneira correta ajudar os clientes.

3.1 Departamentalização

A Só Reparos se organiza em setores e departamentos são eles:

• Departamento Comercial

Marketing de relacionamento - setor responsável pela controle e fidelização dos clientes.

Venda – setor responsável pelo salão de vendas onde os clientes são recepcionados

• Departamento de Compras: Responsável pela compra de materiais para revenda em todas as lojas.

• Departamento Financeiro: Responsável por cobrança, recebimento de boleto e pagamento de despesas de todas as lojas.

• Departamento de Recursos Humanos: Responsável pela realização de processo seletivo: triagem curricular, elaboração de perfil, contratação, palestras e organização de confraternizações.

• Departamento de Pessoal: Responsável por fechamento de folha de pagamento, admissão e demissão de funcionários, homologação no sindicado, compra de vale transporte e vale refeição, controle do ponto, compra de cesta básica e controle do plano de saúde.

• Departamento de Logística:

Estoque – Responsável por separação e entrega de mercadorias no ato e devolução de mercadoria

Depósito – Responsável por separação de mercadoria para entrega e estoque.

Entregas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com