TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS: Recreação e Terceira Idade

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

 UNIP

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Recreação

A recreação e a terceira idade- o lúdico a serviço da qualidade de vida

Gabriela Gomes Luche - C10FDJ-7

RIBEIRÃO PRETO

2014

Recreação

A recreação e a terceira idade- o lúdico a serviço da qualidade de vida

Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação no segundo semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista

RIBEIRÃO PRETO

2014

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO......................................................................................................04 
2. TERCEIRA IDADE.................................................................................................05
3. TERCEIRA IDADE, ATIVIDADE FÍSICA E ECREAÇÃO......................................06

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................07

5. REFERÊNCIAS......................................................................................................09


INTRODUÇÃO

          Devido ao crescimento populacional do idoso a procura de atividade física aumentou gradativamente nos últimos anos. Geralmente, a velhice está ligada às modificações do corpo, com o aparecimento das rugas e dos cabelos brancos, com o andar mais lento, diminuição das capacidades auditiva e visual, o corpo frágil. Essa é a velhice biologicamente normal, que evolui progressivamente e prevalece sobre o envelhecimento cronológico.

          Entre todos os fatores ocorrentes, a perda da autoestima está presente na maioria dos indivíduos que estão entrando ou já se encontram na fase da melhor idade. Branden (2001), afirma que, basicamente a autoestima é o sentimento de amor-próprio, isto é, “o quanto nos amamos, nos valorizamos, nos aceitamos com nossas limitações, erros e acertos, qualidades e defeitos, enfim, a opinião que temos de nós mesmos, valorizando e satisfazendo nossas vontades”.

          A autoestima é o que as pessoas sentem e pensam de si mesmas. Se ela esta bem com a sua autoimagem, consequentemente estará bem com sua autoestima. As atividades recreativas devem ser espontâneas, criativas, nos proporcionando prazer. Devem ser praticadas de maneira espontâneas, diminuindo as tensões e preocupações decorrentes de um estilo de vida. A procura por grupos de recreação tem crescido devido a fatores intrínsecos e extrínsecos, como solidão, falta de trabalho, ou simplesmente por diversão. Os motivos que levam à procura de um grupo da Terceira Idade são: Melhora da qualidade de vida, melhora da condição em relação à sociedade, ocupação do tempo libre, fugir da solidão e encontrar diversão. Atividades em grupo, bailes, viagens podem contribuir para um resgate do convívio social e para que o envelhecimento deixe de ser apenas um período deperdas, abandono, solidão e exclusão por parte da sociedade. As atividades recreativas devem ser: atraentes, diversificadas, com intensidades moderadas, de baixo impacto, realizadas de forma gradual, promovendo aproximação social, participação coletiva, respeitando sempre os limites de cada indivíduo.

          Sobre tudo é possível se alcançar níveis bastante satisfatórios de desempenho físico, gerando autoconfiança, satisfação, bem-estar psicológico e interação social. Levando em conta o equilíbrio entre as limitações e as potencialidades do idoso a lidar com as inevitáveis perdas decorrentes do envelhecimento.

Terceira Idade

          Para melhor entendimento sobre a importância da recreação na autoestima da terceira idade, é necessário que se compreenda todo o processo de envelhecimento no ser humano, elucidando as mudanças ocorridas nos aspectos físicos, psicológico e social.

          O termo Terceira Idade foi empregado pela primeira vez no Brasil, pelo SESC de São Paulo quando foram criadas as “Escolas abertas para Terceira Idade”. A velhice é um processo natural, inerente ao ser humano e faz parte da vida, conforme a afirmação de alguns estudiosos no assunto como Lorda e Sanches (2001). A senescência não é patológica, mas sim um processo contínuo, onde cada um, segundo Géis (2003), passa por transformações ao longo da vida, com o decorrer do tempo. Em relação à visão biológica, vem o declínio da força e da resistência; o enfraquecimento da memória, da musculatura, dos pulmões e do coração.

          Meirelles (2000) cita que o envelhecimento é um processo dinâmico, irreversível, lento e gradual, sendo a soma de vários processos entre si, envolvendo os aspectos biopsicossociais, num processo evolutivo que culmina com a morte completa (FONSECA 1998).

          Envelhecer carrega um estereótipo social negativo, fundamentando uma ideia errada de que obrigatoriamente o envelhecimento causa “incompetência comportamental”. Lorda e Sanches (2001), afirmam que a sociedade considera o idoso pouco importante, segundo estes, ser velho significa ser incapaz, é problema, vêm associado à senilidade, a dependência, a perda de status social e impotência, enfim, o idoso é uma pessoa que incomoda e atrapalha outras.

          Segundo Mazo (1997), através dessa desvalorização, o idoso diminui a sua participação no meio social, gerando um sentimento de inutilidade, levando-o a apresentar problemas orgânicos e psicológicos, ocasionando o isolamento.

Mascaro (1997), afirma que o ser humano sente medo da velhice, pois, esta, ameaça a integridade de seu corpo, significa perder habilidades e isso o assusta, já que a sociedade exibe a preocupação com o corpo bonito e jovem, ser velho significa ser excluído.

          Segundo Benedetti, Petrosky, Gonçalves (2012), o termo Terceira Idade, surgiu nos anos 60, com o objetivo de dar uma identidade positiva aos idosos. Buscando assim, retirar os aspectos carregados de preconceitos, relativos à velhice, para criar representações sociais, mostrando um idoso mais dinâmico, preocupado com o lazer, em estabelecer relações sociais, em participar de atividades, enfim, querendo envelhecer com mais qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com