TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do artigo Modelagem de um sistema de gstão na educação a distância

Por:   •  2/10/2015  •  Abstract  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

MODELAGEM DE UM SISTEMA DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL UTILIZANDO REDES DE PETRI COLORIDAS

Autores

Régia T. S. Araújo

Manuel E. S. Araújo

Fátima N. S. Medeiros

Giovanni C. Barroso

Resumo

O artigo evidencia a representação do processo de gestão administrativa-financeira de um sistema de Educação a Distância ofertado pelo IFCE, utilizando redes de Petri coloridas. Para pesquisa e análise da modelagem, quatro fases foram executadas: delinear os processos, prepara a modelagem, realizar a modelagem com uso de redes de Petri e a análise dos resultados. Essa última etapa permitiu visualizar falhas no sistema e propor mudanças tornando o processo mais eficiente. Outras subatividades dentro do processo de gestão administrativa-financeira do sistema EaD podem também ser aprofundadas e modeladas utilizando redes de Petri.

O artigo evidencia o uso das redes de Petri como ferramenta para estudo de sistemas, destacando sua representação matemática, análise de modelos e a possibilidade de fornecer informações úteis sobre a estrutura e comportamento dinâmico dos sistemas modelados. Nesse estudo, o conceito de redes de Petri é aplicado no contexto de workflow, utilizando a atividade desenvolvida por uma companhia de seguros. Essa atividade é devidamente representada utilizando parâmetros de tempo e custo associados às transições da rede.

Diante da necessidade e importância do monitoramento de tráfego em redes de computadores, o artigo analisa o uso da técnica de amostragem estratificada em quatro conjunto de dados, cada um contendo rastros (traces) de fluxo de tráfego. Os dados foram obtidos no Ponte de Presença de Pernambuco (PoP-PE) da Rede Nacional de Pesquisa.

Foi desenvolvido um sistema de monitoramento denominado e-Monitor Dengue, que tem como objetivo auxiliar na vigilância de epidemias de dengue. O acompanhamento é realizado através de robô, software ou agente inteligente que vasculha sites disponíveis que falam sobre dengue. Para monitoramento das mídias sociais, foi escolhido o microblog Twitter, capturando mensagens que circulam nessa rede com o termo “dengue”. O objetivo é estudar de que forma as mídias sociais podem ser mobilizadas para fortalecer a relação ciência e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com