TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sistema bibliotecário

Por:   •  21/6/2015  •  Artigo  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE CONTROLE BIBLIOTECÁRIO

Faculdade Ideau – Caxias do Sul

Feiten, Jonas 1

Presa, Vinicius 2 

Battassini, William 3

RESUMO

Com o avanço da tecnologia, houve um aumento no uso de meios eletrônicos, tanto para o acesso quanto para o controle das informações. Este artigo tem como objetivo apresentar um sistema de controle bibliotecário para ser implantado na escola Caldas Júnior. Além disso, a escolha desse tema para desenvolvimento se deu pelo fato que ainda essa tecnologia é pouco usada, principalmente em escolas. A grande quantidade de informações exige que a as bibliotecas estejam em contínua expansão e renovação. Pois ela como um espaço que faz parte da educação e possui informações literárias, não pode ficar sem esses recursos tecnológicos. Assim o projeto tem a finalidade de facilitar as tarefas dos bibliotecários e estudantes, tornando o processo mais ágil e organizado.

Palavras-chave: Biblioteca; Tecnologia; Informações.

ABSTRACT

With the advancement of technology, there has been an increase in the use of electronic means for access or for the control of information. This article aims to present a control system to be deployed at school librarian Caldas Junior. In addition, the choice of this theme for the development was given by the fact that this technology is still little used, mainly in schools. The large amount of information requires that the libraries are in continues expansion and renovation. Because as a space that is part of education and literary information, cannot do without these technological resources. The project aims to facilitate the work of librarians and students, making the process more efficient and organized.

Keywords: Library, Technology, Information.

_____________

1Graduando do Curso de Ciência da Computação da Faculdade Ideau – Caxias do Sul RS;  2Graduando  do  Curso   de  Ciência  da  Computação   da  Faculdade  Ideau  –   Caxias  do  Sul  RS;  

3Graduando  do  Curso   de  Ciência  da  Computação   da  Faculdade  Ideau  –   Caxias  do  Sul  RS.

INTRODUÇÃO

A automação já faz parte do nosso cotidiano. O homem desde sua pré-história já mecaniza suas atividades manuais. Invenções como o moinho e a roda, comprovam a capacidade humana de preservar o seu esforço físico. No caso das bibliotecas, a automação surge para reduzir o tempo, facilitar e atender com mais eficiência as necessidades dos usuários. A aplicação de programas especializados no gerenciamento de informações foi oque possibilitou estre avanço.

A automação tem como principal objetivo colocar ao alcance do usuário uma base de dados com informações internas de documentos e materiais bibliográficos gerados ou adquiridos pela empresa, de forma a facilitar seu acesso (Rezende, 2000, p.56).

Com a evolução da tecnologia, novos softwares surgem constantemente, os quais proporcionam mais agilidade, segurança e produtividade das informações. No caso da biblioteca da escola Caldas Junior, percebeu-se que a tecnologia é pouco utilizada.

Na atualidade, existem diversos softwares que realizam a automatização das atividades realizadas em uma biblioteca, como a consulta do acervo e até mesmo a solicitação de compra. Também outro modo é desenvolver um sistema, que se adequa perfeitamente as necessidades da biblioteca.

Segundo LIMA (1999), os sistemas de automação em bibliotecas, são sistemas com base de dados com uma finalidade própria, que são projetados para controlar as atividades essenciais de uma biblioteca.

A biblioteca da escola Caldas Junior, está localizada no térreo das dependências da instituição, e é administrada pela direção da escola. Além disso, a biblioteca possui em acervo em torno de 1000 mil livros e obras. Também conta com o apoio de professores e funcionários para melhor administração. Seus usuários são formados pelos alunos e professores da instituição.

O controle do acervo da biblioteca, não conta com o tratamento correto, seu controle ainda é realizado de forma manual, oque proporciona demora nos atendimentos, nas catalogações e falta de segurança das informações.  Além disso, a escola Caldas Junior possui um notebook por aluno, facilitando na utilização de softwares para pesquisas e consultas de acervos.

Nos dias de hoje a utilização da tecnologia da informação nas escolas em geral proporciona a geração de melhores serviços, novos produtos e na redução de custos. Desse modo, constata-se a importância da implantação de um sistema de automatização bibliotecário para controlar o acervo, agilizar o processo e recuperar a informação.

        Pelos motivos citados pretende-se com este artigo demonstrar o desenvolvimento de um sistema de controle para biblioteca, tendo como objetivos:

  • Registar, catalogar e indexar o acervo;
  • Automatizar o serviço de empréstimo e consulta dos títulos;
  • Facilitar as renovações dos empréstimos.

DESENVOLVIMENTO

        O acesso à informação é uma das bases indispensáveis na melhoria da qualidade e valorização da educação. A inciativa de automatizar a biblioteca da escola Caldas Júnior proporcionará aos professores uma ferramenta que ajudará no seu trabalho de educador, oferecendo aos estudantes um imenso acesso a informação, por meio de revistas, livros e jornais.

A biblioteca constitui um importante instrumento de auxilio de aprendizagem. É a biblioteca que servirá suporte ao ensino e servirá de base ao processo de ensino-aprendizagem, no qual se estabelece como o aluno assimila informação, utiliza e se relaciona com a mesma (BATISTA, 2009, p.23).

        As bibliotecas com o avanço tecnológico estão se informatizando com o objetivo de aprimorar seu atendimento, proporcionado melhorias na recuperação das informações existentes em suas bases de dados. Além disso, outras tecnologias como a internet e um sistema de automação para bibliotecas, se tornaram instrumentos indispensáveis na atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (244.8 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com