TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS BASES DE DADOS DA ÁREA DA SAÚDE

Por:   •  28/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.980 Palavras (12 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 12

MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2019

TUTORIAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2019

GUIA PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2019

Manual de PBE para busca no Portal PUBMED

Sumário

O QUE BUSCAR? 2

BASES DE DADOS DA ÁREA DA SAÚDE 2

COMO MONTAR A ESTRATÉGIA DE BUSCA? 6

OPERADORES BOOLEANOS 6

OUTROS RECURSOS UTILIZADOS NA ESTRATÉGIA DE BUSCA 7

DESCRITORES 7

TERMINOLOGIA DAS PALAVRAS – CONSULTA NO MESH 8

TERMINOLOGIA DAS PALAVRAS - COMO CONSULTAR NO DECS 8

METODOLOGIA PICO 9

COMO REFINAR MINHA PESQUISA ? 10

GUIA DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL PUBMED 13

BUSCANDO DESCRITORES 14

CONSTRUINDO UM ALGORITMO DE BUSCA 16

1ª Etapa (Da aba Builder para o Histórico) 16

2ª Etapa (Do Histórico para a aba Builder) 18

O QUE BUSCAR?

A pergunta de pesquisa é essencial para determinar a construção da pesquisa, assim como os elementos que irão constituir a base teórica que fundamenta o trabalho cientifico. A pergunta de pesquisa se alicerça em um problema podendo ou não ser acompanhada pela intervenção com base em sua estratégia de criação. E esta pergunta de pesquisa é o “norte” do pesquisador, que irá reger a análise dos resultados e o embasamento teórico.

Uma situação bastante comum na construção de um paper, durante ou após obtidos resultados e suas respectivas análises, a constatação de limitações da pergunta de pesquisa ou ainda novos encaminhamentos que venham a surgir e assim levantar questionamentos sobre a própria pergunta de pesquisa. Esta situação poderá implicar em uma mudança de todo o projeto original, quando do caso, o pesquisador optar por tais alterações, tendo em consideração sempre, a adequação da pergunta de pesquisa com a totalidade do trabalho.

BASES DE DADOS DA ÁREA DA SAÚDE

As bases de dados são bibliotecas virtuais que compilam um acervo de trabalhos científicos dos mais variados temas e áreas. O acesso a estas informações é realizado por meio de ferramentas de busca, também chamados portais de busca, que organizam estas informações através de sites na internet com recursos de interface ao usuário, pesquisador, criando uma dinâmica de busca e obtenção de informações mais fácil e intuitiva.

Portais Base de Dados

BVS LILACS

PubMed MEDLINE

SciELO PAHO

Cochrane WHOLIS

Capes MEDCARIB

Scopus

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde

LILACS é uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME relativa às ciências da saúde, publicada nos países da América Latina e Caribe, a partir de 1982. É um produto cooperativo da Rede BVS. Contém artigos de cerca de 882 revistas mais conceituadas da área da saúde, atingindo mais de 878 mil registros, 731 mil artigos, incluindo as revistas da base Scielo. LILACS também indexa outros tipos de literatura científica e técnica como teses, monografias, livros e capítulos de livros, trabalhos apresentados em congressos ou conferências, relatórios, publicações governamentais e de organismos internacionais.

MEDLINE - Literatura Internacional em Ciências da Saúde

MEDLINE é uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contêm referências bibliográficas e resumos de mais de 5.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Contêm referências de artigos e as revisões sistemáticas da base Biblioteca Cochrane. Disponibilizada desde 1966

UpToDate - www.uptodate.com/online – base de acesso restrito

É uma fonte de informação na área da saúde, baseada em evidências médicas revisadas, dedicada à síntese de conhecimentos para utilização de médicos e pacientes. Fornece informações aos clínicos de como tratar adequadamente seu paciente. É abrangente e atualizada, mantendo-o informado das mais recentes novidades clínicas. Base de acesso restrito disponível

PAHO - Acervo da Biblioteca da Organização Pan-Americana da Saúde

PAHO é uma base de dados que contém referências bibliográficas e resumos do acervo da Biblioteca da sede da Organização Pan-americana da Saúde em Washington, D.C., USA. Abrange a documentação sobre temas em Saúde indexada pela Biblioteca, que atende principalmente aos funcionários da OPAS e aos consultores radicados em Washington, as Representações da OPAS nos países e aos Centros Pan-americanos. Seu atendimento abrange também o público em geral por ser fonte de referência sobre o trabalho da Organização e conter literatura sobre temas de saúde da América Latina e Caribe.

WHOLIS - Sistema de Informação da Biblioteca da OMS

WHOLIS é uma base de dados bibliográfica que contém publicações da sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Representações Regionais, artigos de periódicos, documentos técnicos e políticos, e publicações da OMS em colaboração com outros editores e organizações internacionais.

SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO é uma publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos em texto completo disponível na Internet.

Web of Science – disponibilizada pelo Portal da CAPES

É uma base de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com