TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA APRENDER

Ensaios: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA APRENDER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  3.936 Palavras (16 Páginas)  •  2.409 Visualizações

Página 1 de 16

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA APRENDER

Carla Rosane Fersch

G – Pedagogia –FAFIUV

Profª Orientadora: Rosana Beatriz Ansai

RESUMO:

Refletindo acerca das dificuldades de aprendizagem, tema o qual inquieta muitos profissionais que fazem parte do sistema educacional e que está muito presente no dia a dia dos educadores, este artigo de caráter teórico bibliográfico apresenta a importância do diagnóstico da criança que apresenta dificuldades de aprendizagem, bem como também do trabalho pedagógico do professor e da família frente a criança que apresenta este perfil, sendo que se a família e a escola estiverem unidas facilita o trabalho pedagógico do professor para com esta criança. O presente estudo tem por objetivo ressaltar a importância da identificação precoce das dificuldades de aprendizagem bem como a postura do professor e da família frente as dificuldades de aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que cada individuo aprende de uma maneira diferenciada e que a família e o professor são de grande relevância para que a aprendizagem ocorra da forma mais natural e significativa possível.

PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de aprendizagem. Identificação precoce. Professor. Família.

1. INTRODUÇÃO

As dificuldades de aprendizagem segundo Carrera (2009) referem-se a um baixo rendimento escolar esperado para a idade do individuo. Fonseca (1995) complementa que as dificuldades podem ser referentes a audição, fala, leitura, escrita e raciocínio matemático.

Nota-se que as dificuldades de aprendizagem estão muito presentes no dia a dia dos educadores. Deste modo acredita-se que estudos sobre este tema contribuem para a práxis do educador e para que o mesmo possa identificar e trabalhar de uma maneira diferenciada com os alunos que apresentam baixo desempenho escolar. Fonseca (1995, p.243) adverte que: “Devemos combater a inflação das dificuldades de aprendizagem e para tanto é fundamental analisar o problema de fundo.”

De outra forma, não se pode deixar de se considerar, que a aprendizagem é única em cada individuo e que muitos fatores afetivo-emocionais podem dificultar a aprendizagem, bem como também a identificação precoce das dificuldades de aprendizagem podem diminuir as suas consequências.

Este estudo de caráter teórico bibliográfico tem como objetivo ressaltar a importância da identificação precoce das dificuldades de aprendizagem, bem como enfatizar a postura do professor e da família frente as dificuldades de aprendizagem.

2. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO, DO TRABALHO PEDAGÓGICO, DO PROFESSOR E DA FAMILIA

2.1 A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Entendemos que na contemporaneidade não há ainda uma definição exata com relação ao termo dificuldade de aprendizagem. Segundo Carrera (2009), o tema refere-se a um baixo rendimento escolar, seja na leitura, na escrita ou no cálculo matemático. Evidencia ainda que o problema de aprendizagem pode ser considerado como um sintoma o qual não é permanente, pois a criança pode aprender a compensar suas dificuldades. Para tanto acredita ser muito importante, que as dificuldades de aprendizagem sejam identificadas precocemente.

Assim, concorda-se com Fonseca (1995) quando este alerta que a sociedade e a escola, não devem simplesmente esperar pelo insucesso escolar, sendo responsabilidade da escola educar todas as crianças.

Nesse sentido é essencial a identificação precoce das dificuldades de aprendizagem, pois assim pode-se orientar uma intervenção pedagógica adequada à necessidade de cada criança. Acrescenta ainda que a criança que possui dificuldades de aprendizagem, não pode ser considerada deficiente, ela apenas aprende de uma maneira diferente. Oliveira (1996, p.7) complementa evidenciando que: ”a criança tem características próprias que devem ser respeitadas”.

Ainda com relação a identificação precoce das dificuldades de aprendizagem, Sana (2005, p.12) adverte que:

[...] Quanto mais tarde for diagnosticado o problema, mais danos causará ao emocional, pois a auto-estima da criança que não esta conseguindo aprender vai diminuindo, podendo tornar-se agressiva, introspectiva ou ainda apresentar outros sintomas que nada mais são do que um pedido de socorro, um alerta para que alguém tome alguma providência e descubra o que está acontecendo com ela. Por isso, pais e professores, principalmente das séries iniciais, devem ter o máximo de atenção a crianças que demonstram algum tipo de dificuldade ou comportamento inadequados, para que as devidas medidas sejam tomadas em tempo de não causarem problemas comportamentais e emocionais mais sérios. (SANA, 2005, p.12)

Morais (2006, p.25) nesse processo de identificação precoce alerta pais e professores evidenciando que:

É importante, portanto, que exista uma preocupação em determinar precocemente a causa da dificuldade para aprender. O diagnóstico precoce do distúrbio de aprendizagem é um ponto fundamental para a superação das dificuldades escolares. Além de orientar os educadores e pais sobre a melhor forma de lidar com a criança, direciona a elaboração de programas de reforço escolar e adoção de estratégias clinicas e/ ou educacionais que auxiliam a criança no desenvolvimento escolar.

Explicita-se a importância da identificação precoce, pois quanto antes forem identificadas e trabalhadas de uma maneira adequada as dificuldades de aprendizagem menores conseqüências poderão trazer para o sujeito aprendente. Deste modo Fonseca (1995, p.366) alerta que:

A descontrolada produção de insucesso escolar e das DA[3] não é um problema meramente educacional. Trata-se de um problema social, cultural e até econômico. Com o insucesso escolar justificam-se posteriormente mais conflitos sociais, mais prisões e mais hospitais psiquiátricos, etc.

No contexto das consequências da falta de um diagnóstico e atendimento pedagógico eficiente Dias e Santo (2006, p.1) alertam que:

Os problemas enfrentados pelo sistema educacional brasileiro (repetência e evasão escolar, violência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com