TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E PERSPECTIVAS DE SOLUÇÃO

Trabalho Escolar: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E PERSPECTIVAS DE SOLUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O a pesquisa realizada pretende demonstrar algumas dificuldades relacionadas à aprendizagem e apontar situações que conduzam a novas alternativas para melhoria da qualidade e eficácia do processo educativo. Buscou-se o conhecimento da compreensão e o comprometimento de professores e família no sentido de facilitar a superação dessas dificuldades de aprendizagem, ou no mínimo, torná-las menos difíceis, criando oportunidades para que os alunos possam então desenvolver todas as suas habilidades.

Diante dos fatos, foi possível mostrar que os alunos são capazes, embora muitas vezes rotulados de incapazes, que se torna um indicativo de desmotivação, que pode acompanhar o aluno por um bom tempo, e porque não dizer, pelo resto de sua vida, apresentando componentes que dificultam a compreensão e a aprendizagem. Ainda, procurou-se demonstrar a dificuldade de atenção seletiva, sugerindo alternativas que possam melhorar o rendimento escolar, transpondo situações e criando alternativas de superação.

Assim, diante de todos esses “achados” de dificuldades da aprendizagem, pode-se fazer um diagnóstico e superar situações difíceis através da dedicação e uso de novas metodologias, tornando o aprendizado mais dinâmico, eficaz e capaz de levar alegria, transformando a sala de aula em um ambiente mais prazeroso.

2 DESENVOLVIMENTO

I- PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DE AJUSTAMENTO ESCOLAR

A aprendizagem se constitui como a construção do conhecimento e como um processo natural e espontâneo, o que garantirá no futuro, a própria sobrevivência da pessoa uma vez que precisa aprender a falar, a mamar, andar, pensar, etc. e a partir dos três anos de idade as crianças já começam a questionar a própria existência. É importante salientar que a aprendizagem escolar é também considerada um processo natural, resultado de atividade mental, onde estão em jogo as emoções, a memória e a motricidade, processos que levam a criança a ter prazer em aprender.

O trabalho do professor é cercado por muitos problemas e/ou dificuldades que deixam os alunos paralisados durante o processo de aprendizagem, e são muitas vezes rotulados pela própria família, professores e colegas. É necessário então que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, que podem ser ocasionadas a partir dos seguintes aspectos:

• Causas físicas: São aquelas representadas pelas somáticas transitórias ou permanentes. São provenientes de qualquer perturbação do estado físico da criança, levando-a a um estado anormal de saúde.

• Causas sensoriais: São todos os distúrbios que atingem os órgãos dos sentidos, que são os responsáveis pela percepção que o indivíduo tem do meio exterior. Qualquer problema que afete os órgãos responsáveis pela visão, audição, gustação, olfato, tato, equilíbrio, etc. causará problemas no modo de a pessoa captar as mensagens do mundo exterior e, portanto, dificuldade para ela compreender o que se passa ao seu redor.

• Causas emocionais: São distúrbios psicológicos, ligados às emoções e aos sentimentos dos indivíduos e à sua personalidade. Esses problemas geralmente não aparecem sozinhos, eles estão associados a problemas de outras áreas, como por exemplo, a área motora, sensorial, etc.

• Causas neurológicas: São as perturbações do sistema nervoso. O mesmo comanda todas as ações físicas e mentais do ser humano e qualquer distúrbio em uma dessas partes se constituirá em um problema de acordo com a área lesada.

• Causas intelectuais ou cognitivas: São aquelas que dizem respeito à inteligência do indivíduo e à sua personalidade. Esses problemas geralmente não aparecem sozinhos, eles estão associados a problemas de outras áreas, ou seja, motora, sensorial, etc.

• Causas educacionais: O tipo de educação que a pessoa recebe na infância irá condicionar distúrbios de origem educacional, que prejudicarão na adolescência e na idade adulta, tanto no estudo, quanto no trabalho.

• Causas sócio-econômicas: Não são distúrbios que se revelam no aluno. São problemas que se originam no meio social e econômico do indivíduo. O meio físico e social exerce influência sobre o indivíduo podendo ser favorável ou desfavorável à sua substância e também às suas aprendizagens.

MOOJEM, 1999, enfatiza que “todas essas causas de dificuldades originam distúrbios que irão se constituir nos diferentes problemas de aprendizagem”.

Assim, além de tantos outros problemas de aprendizagem, pode-se destacar:

• Dislexia: É a dificuldade que aprece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente.

• Disgrafia: Normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno troca inversões de letras, consequentemente encontra dificuldades na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganizadas ao produzir texto.

• Discalculia: É a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam as quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não entendem sequências lógicas.

• Dislalia: É a peculiaridade na emissão da fala. Apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons enviados tornando-se confusas.

• Disortografia: É a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como conseqüência da dislexia.

• T.D.A.H: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um problemas de ordem neurológica, que trás consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade.

De acordo com Fernández:

As dificuldades de aprendizagem são sintomas ou fraturas no processo de aprendizagem, onde necessariamente estão em jogo quatro níveis: o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo. (Fernández, 1991).

A dificuldade para aprender, segundo a autora, seria o resultado da anulação das capacidades e do bloqueamento das possibilidades de aprendizagem de um indivíduo.

Neste sentido, SCOZ coloca que:

(...) as dificuldades de aprendizagem não são restringíveis nem as causas físicas ou psicológicas, nem as análises das conjunturas sociais. É preciso compreendê-las a partir de um enfoque multidimensional, que amalgame fatores orgânicos, cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos. (SCOZ, p.22, 1994)

Portanto, são muitas as causas das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com