TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES DA ESCOLA, A ESTRUTURA DIDÁTICA E A QUALIDADE DO ENSINO

Por:   •  23/11/2016  •  Resenha  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH

CURSO DE PEDAGOGIA

AS FUNÇÕES DA ESCOLA, A ESTRUTURA DIDÁTICA E A QUALIDADE DO ENSINO

ALUNA: LUCIANA APARECIDA EVANGELISTA TIAGO

ESPINOSA – MG

JULHO- 2016

Capitulo 2: As funções da escola, a estrutura didática e a qualidade do ensino

Neste capitulo será abordado a visão dos educadores e dos usuário de uma escola pública sobre:

• O papel da educação escola, e qualidade do ensino.

• As relação dos professores com a estrutura didática da escola.

Funções da escola e qualidade do ensino

Para início de conversa a investigação debateu questões referente ao fins da educação escola e questões que refrete a escola apenas como uma mera reprodutora de informações de modo apenas a preparar os alunos para o mercado de trabalho.

A escola fundamental tida como agencia educativa deve propor apropriação da cultura e crenças, promovendo a valorização de seus alunados juntamente com tudo que é produzido que o constitui como ser histórico.

O autor da pesquisa diz que a função da escola é a formação do cidadão em sua dupla dimensão a individual o homem como sujeito portador autônomo de vontade e a social convivência livre bem como construção histórica.

A educação deve referir se a formação da personalidade do educando em sua integridade e não apenas aquisição de conhecimento, onde se faz necessário adaptar os conteúdo de forma que acrescente para uma formação integral, para que possa superar o ensino tradicional baseado em depósito de informações.

Os conteúdo das disciplinas deve incluir elementos promotores da formação integral, incluindo a forma democrática de ensinar revestindo se do potencial formador de personalidade democráticas, promovendo a condição de sujeito do educando.

Retratando o papel da escola

Foi realizado um entrevista com os professores de uma escola pública questionando qual o papel da escola, os rebate se fundamentam em um senso comum e com declarações do tipo a escola prepara para vida, ensina a ler e escrever, e também preparar o aluno para enfrentar o trabalho.

O interlocutor apresentou aos professores o que significa educação para a democracia, foi possível observa interesse sobre o assunto, reconhecendo que seu papel social é realmente digno e vale a pena acredita.

A cultura não aparece como direito

O autor da pesquisa esclarece que diante das falas foi possível perceber que maior que seja a responsabilidade do professores com a formação dos cidadãos, nada é apresentado relativo ao direitos das pessoas de apropriar de uma cultura e assim usufruir doa bens culturais que foram herdado historicamente.

É possível reconhecer que somente a elite tem direito a usufruir deste bens, que a sociedade criou com seu esforço, sendo classificada como educação de massa que continua em um perspectiva tradicional e mera reprodutora de conhecimento.

Educação se dava em casa

A professora Cristina, que atende aluno iniciante do 1º ano, admite que é funções da escola trabalhar e ensinar os conteúdo, sendo conhecimento somente aquilo apresentado nas disciplinas escolares, matemática, ciências, língua portuguesa. A cultura, crença, e o conhecimento dos alunos originado de seus ambientes familiar ou seja do senso comum para a professora é uma situação difícil de ser trabalhado, o que é importante é trabalhar os conteúdo das disciplinares.

A escola de hoje

Não se refere apenas a transmissão de conteúdo como no passado. A funções da escola de hoje supõem uma educação para formar sujeitos em sua integridade, e não apenas dota-los de informações.

É possível que se busque ter consciência das funções escola na apropriação da cultura por meio da educação, outro ponto levantado é que as transformações do meio urbano, fez se necessário maior complexidade da funções educacional, sendo indispensável que o educador procures compreender o que consistir em estas novas funções no processo educacional.

Difícil dizer o que é bom ensino

Os professores apresentam dificuldades em identificar o que realmente se atenta para um bom ensino, com resposta do tipo bom ensino é sentir prazer em está na escola.

A qualidade em si tem vários âmbitos que precisa ser trabalhados, a sala de aula, a família, a sociedade como um todo, oferecendo o que temos de melhor o outro docente disse que os professores devem trabalhar aquilo que os alunos precisam no seu cotidiano, os professores diante do dialogo procuram e levantam questionamento e ao mesmo tempo soluções para o bom ensino.

A boa escola pública de ontem

Neste tópico é abordado a escola que se passou a várias décadas e a escola de hoje, na qual procuram responde sobre a questão de qualidade na educação, onde o professor Carvalho diz que saber produzir um texto, uma carta para a família no nordeste é um dos meio de identifica a qualidade no ensino, e os alunos de hoje não conseguem.

Diante disto É possível dizer que as escola tradicionais proporciona o qualidade de ensino, mas outros fatores devem ser considerados pois os aluno de ontem não são os mesmos de hoje.

No discurso podemos compreender que a boa escola tradicional de três a quatro décadas traz recebia alunos de camada rica, referindo somente ao conteúdo tradicional sem nenhuma base de ideal democrático, os que não se destacavam eram excluídos logo de início.

E a escola privada de hoje

Diante da escola pública de ontem o mesmo se pode dizer das boas escola privadas atuais que continua tradicional com reputação de boa escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com