TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: VISÃO GERAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: VISÃO GERAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, autoria de Adriana Rocha Vilela Arantes, destaca a evolução histórica do processo educacional no Brasil.

De acordo com a autora, a Era Vargas da década de 30 teve um importante papel, uma vez que o processo de industrialização exigia mão de obra qualificada, o que fomentou a ‘criação de um maior número de escolas superiores para a formação dos recursos humanos necessários às novas exigências do processo produtivo.” Ademais, instituiu o Plano Nacional da Educação, a fim de regular as atividades de ensino.

Embora tenham surgido duas universidades públicas no Brasil: a USP (SP/1934) e a Universidade do Distrito Federal-UDF (RJ/1935),a educação superior estava pautada na formação do professor secundário.

Nos anos que se seguiram, a educação superior tinha um caráter discriminatório e abarcava a burguesia, excluindo os hipossuficientes.

Desse embate surgiu a primeira Lei de Diretrizes e Bases, a Lei nº 4024 de 1961, estabelecendo que tanto o setor público quanto o privado tinham o direito de ministrar o ensino no Brasil, em todos os níveis.

Por muito tempo a política educacional serviu aos interesses da elite dominante e forma de controle social e político.

A Lei nº 5.692/71, em nome da necessidade de formação de técnicos de nível médio, atribuiu ao ensino de 2º grau um caráter de profissionalização compulsória.

Em contraste com a lei supracitada, houve a democratização da educação pela Constituição de 1988, que define em seu Art 208, Parágrafo 1°, “o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo”, elevando a educação a categoria de direito social.

Também, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9.394/96, estende ao poder público a obrigatoriedade de oferta de ensino médio como direito de cidadania.

Convém destacar que a reordenação das políticas educacionais na organização da sociedade está apoiada na aprovação da nova legislação educacional, a Lei 9.394/96, a Lei do FUNDEF, 9.424/96, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 10.172/01.

A reforma da Educação Superior no Brasil e as mudanças que vêm ocorrendo na Universidade pública estão marcadas por questões sociais, econômicas , tecnológicas e culturais.

No Brasil, a educação superior está desafiada a contribuir, de forma decisiva, para um novo projeto de desenvolvimento nacional, que compatibilize crescimento sustentável com equidade e justiça social, demandando, portanto, de mais politicas publicas e investimentos governamentais, a fim de que a produção de conhecimento não se limite as Instituições de Ensino Superior, que muito se expandem no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com