TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

Por:   •  18/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo dos negócios, trazendo agilidade e competitividade no mercado. A rapidez da informação é primordial para que as empresas se destaquem em meio as novidades que surgem a cada dia. A informática e suas ferramentas tiveram início no século XX e cada vez se faz jus a sua utilização.

Com a globalização, a informática e suas técnicas se faz necessária para o alcance do maior número de clientes. Independente do local onde estejam, ou residam. E com a transmissão de dados em tempo real o cliente tem a comodidade desde a escolha até a entrega do produto.

Na década de 1970 surge o conceito de sistemas de informação como um diferencial no dia a dia do ambiente organizacional, impactando positivamente sobre os processos de negócios das empresas. A TI começa a se tornar importante e as corporações começam a percebê-la como um recurso da organização (REINHART, 1996).

IMPORTÂNCIA DA TI NAS ORGANIZAÇÕES

Com a globalização os sistemas que fornecem informações, são de suma importância para a administração, planejamento, liderança e controle das organizações. Para Stoner (1999) somente com informações precisas e na hora certa os administradores podem monitorar o progresso na direção de seus objetivos e transformar os planos em realidade.

Sendo assim, na visão desse autor as informações devem ser avaliadas segundo quatro fatores:

. qualidade da informação - quanto mais precisa a informação, maior sua qualidade e com mais segurança os administradores podem contar com ela no momento de tomar decisões;

. oportunidade da informação - para um controle eficaz, a ação corretiva deve ser aplicada antes de ocorrer um desvio muito grande do plano ou do padrão; portanto as informações devem estar disponíveis para a pessoa certa no momento certo;

. quantidade da informação - dificilmente os administradores podem tomar decisões precisas e oportunas sem informações suficientes; contudo é importante que não haja uma inundação de informações, de modo a esconder as coisas importantes;

. relevância da informação - de modo semelhante, a informação que os administradores recebem deve ter relevância para suas responsabilidades e tarefas (Stoner, 1999).

Dessa forma, a Via Varejo S.A. (Casas Bahia) tem como prioridade o atendimento e a satisfação do cliente, sendo no ambiente físico ou virtual, a preocupação é a mesma. Com um mercado onde a concorrência investe cada vez mais para obterem canais de comunicação que fidelizam e buscam relacionamentos com os clientes e fornecedores.

A seguir uma cronologia evidencia a preocupação da empresa em investir e aprimorar os meios de comunicações e informações através da tecnologia.

Linha do tempo

Figura 1

Fonte: (Google, 2020)

Em 1996 primeira emissão pública de ações e lançamento do site pontofrio.com na internet.

Figura 2

Fonte:(https://institucional.casasbahia.com.br/empresa/cronologia, 2020)

Em 1997 inaugura o maior Centro de Distribuição da rede e da América Latina: o depósito de Jundiaí, no Estado de São Paulo.

Figura 3

Fonte:(https://institucional.casasbahia.com.br/empresa/cronologia, 2020)

Em 2005 inaugura o mais moderno Centro de Tecnologia entre as empresas de varejo do país; contabiliza 23 milhões de clientes; eleita a “Melhor empresa na Gestão de Pessoas”, concedido pelo jornal Valor Econômico.

Figura 4

Fonte:(https://institucional.casasbahia.com.br/empresa/cronologia, 2020)

Em 2006 inaugura a CB Contact Center – empresa prestadora de serviços de relacionamento com clientes.

Figura 5

Fonte:(https://institucional.casasbahia.com.br/empresa/cronologia, 2020)

Em 2009 surge a Globex, começa a operar no e-commerce com sua loja virtual www.casasbahia.com.br. Desbrava um novo mercado, o Estado da Bahia, e inicia seus planos de expansão para a região Nordeste. Em dezembro, anuncia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com