TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TIC'S E O TRABALHO COM VÍDEO EM SALA DE AULA

Artigos Científicos: AS TIC'S E O TRABALHO COM VÍDEO EM SALA DE AULA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  7.058 Palavras (29 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 29

1. INTRODUÇÃO

A sinergia da era tecnológica nos faz dar mais atenção para a utilização do computador e da internet na escola. Atualmente as tecnologias estão sendo utilizadas por toda parte, trazendo diversas informações. No limiar deste mundo midiático o uso da televisão e do vídeo passou a ser desvalorizado, como se já não tivesse sentido usá-los, já poderiam ser descartados, não sendo de suma importância saber utilizá-los de forma adequada na escola, como uma proposta de trabalho pedagógico.

Toda informação gerada pela televisão em suas diversas nuances segue a pleno vapor em uso em todos os locais do país. Moran (1995) nos fala de que a televisão alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético, tanto das crianças, jovens e adultos em geral, repassando essa visão para as salas de aulas.

No século XXI, estudantes habitam em um mundo diverso daquele de algumas décadas atrás, onde se obtinham informações oriundas dos livros, principal instrumento de conhecimento e informação conhecido. Agora, a geração denominada geração midiática ao chegar à escola deseja algo que a atraia, seduza mais do que as ferramentas que ela já possui consigo: celular, ipod,tablets, entre outros A escola tem como desafio e proposta maior educar as crianças e jovens dessa geração cheia de revoluções e evoluções tecnológicas. Ela terá como elementos motivadores e transformadores de opinião, mas a televisão e o vídeo na sala de aula, mesmo não sendo uma ferramenta midiática contemporânea, poderá ser de grande valia, formatando uma tendência educacional que possibilita ao aluno aprender de uma forma diversa e dentro dos parâmetros desta contemporaneidade.

Acredito que a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação na escola tem como veículo de difusão diferenciador a TV e o vídeo, os quais podem se constituir num resgate para elaboração de pesquisas e construção de novos conceitos sobre geração de conhecimento.

Este é um projeto pedagógico que busca utilizar a análise de filmes/vídeos para discutir conteúdos temáticos dentro do Ensino Fundamental, levando em conta os atrativos das ferramentas midiáticas em questão, buscando o seduzir para o conhecimento, através de novas/antigas ferramentas de trabalho pedagógico.

Através da análise da forma e do sentido do filme/vídeo, procura-se apreender sugestões heurísticas interessantes capazes de propiciar uma consciência crítica e aprendizagem do estudante. Além de desenvolver dinâmicas de análise critica do filme/vídeo, o Projeto busca incentivar a produção de filmes independentes que tratem de diferentes temas, e, promover a produção de conteúdos audiovisuais através de Oficinas de Vídeo.

Portanto, nesta proposta do Projeto, busca-se incorporar na ideia do cinema como experiência crítica, outras atividades de ação midiática, como forma de aprendizagem, espaços organizados de produção de conteúdos audiovisuais voltadas para a dinâmica de análise critica dos filmes e o desenvolvimento da consciência critica através da prática auto-refletiva dos alunos. Além disso, esboçam-se os rudimentos de uma pedagogia de subjetivação ou prática de formação da construção de ensino-aprendizagem midiática.

Como foco principal dessa pesquisa, trataremos especificamente do uso do vídeo no espaço escolar, como esse recurso audiovisual aliado ao cinema como ponto de indução, que pode e deve ser utilizado no currículo básico, visando educar o olhar do estudante, para fazer a leitura do que assistiu e entender também a sua força do ato de comunicar e formação de novos conhecimentos.

2.1 A INSERÇÃO DAS MÍDIAS NO ESPAÇO ESCOLAR

As ferramentas midiáticas são parte de nosso cotidiano de todas as formas que possamos estar tomados por elas. O desenvolvimento tecnológico chegou a um nível que faz com que o homem viva em todo e qualquer lugar do mundo em tempo real, acessando todo o tipo de informação.

A tal que permitem ao cidadão moderno conviver com a informação em tempo real e com seus efeitos multiplicadores, promovendo contribuições decisivas na vida da sociedade, que de uma forma acaba afetando também o nosso sistema educacional. As nossas salas de aula estão em processo de transformação, em que o uso das tecnologias de informação e comunicação torna-se ferramenta indispensável para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com vários autores, se faz necessário, antes de qualquer análise realizada, que envolva o uso de tecnologias na escola, precisamos entender em que ponto se encontra os estudos realizados sobre essa temática.

Segundo Porto (2002) é necessário superar o uso das novas tecnologias apenas como recursos auxiliares de um ensino preocupado somente com a transmissão do conhecimento. A introdução das mídias como ferramenta faz parte de um momento histórico, quando se atribuía ao seu uso a solução para os problemas educacionais. Atualmente, deve-se pensar em seu uso como propiciadores de mudanças em si só.

As pessoas em interação com as mídias tornam-se mediadoras destas, assim como as mídias tornam-se mediadoras entre as pessoas. Nessa perspectiva, é importante a utilização de diferentes linguagens para abordar o conhecimento e estabelecer relações. (PORTO, 2002, p.3).

Para Perrenoud, (2000, p.125) a escola não pode ignorar o que se passa no mundo, pois as tecnologias da informação e comunicação “transformam espetacularmente não só, a maneira de comunicação, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar”. O autor argumenta que a escola, não ficar atenta a essas modificações, se desqualificará. O uso das tecnologias é um fenômeno cultural distinto que a escola tem de entender e incorporar para que continue sendo uma instituição social relevante na sociedade (Comunicação & Educação, 2005, p. 37-60).

Conforme Pfromm Netto (2001, p.34):

“Hoje em dia a tecnologia pode assumir a forma de aprendizagem altamente individualizada ou, na modalidade de educação à distância, alcançar centenas, milhares ou milhões de pessoas ao mesmo tempo. Através dos diversos recursos da tecnologia da informação e comunicação, que estão a serviço dos objetivos de ensino-aprendizagem, a modernidade lança novos desafios à educação.”

Diante do que relacionados, o uso do vídeo no contexto escolar, vem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com