TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIENCIAS CONTABEIS

Exames: ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

A atividade de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.

No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo – devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados – um melhor aparato fiscal. Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores.

Para D’Áuria (apud PADOVESE, 2000 p.49) a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Para Henridriksen (apud PADOVESE, 2000, p.49) a “contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

Podemos dizer que resumindo esses conceitos de contabilidade está a definição de Jose Carlos Marion ( 1992) “contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”.

Na contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio das entidades, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações, sejam pessoas físicas ou jurídicas. O objetivo pode ser estabelecido como sendo o de fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucros ou sociais.

Para que o processo contábil seja eficaz, há a necessidade de que algumas etapas sejam desenvolvidas com eficiência, sendo elas, coleta de dados de fatos contábeis como documentação idônea, plano de contas adequado, escrituração feita por profissionais habilitados, e, observação integral dos princípios contábeis. Dessa forma haverá eficácia na elaboração dos relatórios e na colaboração à tomada de decisão.

“Plano de contas é o agrupamento de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa” (IUDÍCIBUS, MARION,2000,P.239). O plano de contas deve ser customizado para a empresa, a fim de estar adequado para as necessidades dela, devem constar as contas que serão utilizadas, necessárias para as operações que a empresa desenvolve.

A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas observando os princípios e normas contábeis.

Para fazer o registro de um fato contábil envolvendo as contas patrimoniais ou de resultado, a contabilidade se vale de uma espécie de vetor identificador que chamamos de lançamento. O lançamento é o ato de registrar, de escriturar em fichas ou livros as contas que sofrerão alterações. Enfim, o lançamento registra a data, o valor e as contas envolvidas no fato contábil ocorrido.

São vários os livros utilizados pela contabilidade para registrar os fatos contábeis, mas de maneira geral são todos chamados de livros de escrituração. Os livros em que são registradas as partidas dobradas, ou seja, a todo débito há um crédito de igual valor, podem ser obrigatórios ou facultativos, cronológicos ou sistemáticos, sintéticos ou analíticos. Os principais livros são o livro diário e o livro-razão, mas há ainda outros livros utilizados pelas empresas, como livro de apuração do lucro real, conhecido como Lalur, livros de apuração do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), livro de apuração do IPI ( Imposto sobre Produtos Industrializados), livro-caixa, etc.

O livro diário é obrigatório, todas as empresas devem fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes, como juntas comerciais e cartórios. Os registros são feitos em ordem cronológica observando dia, mês e ano e os registros devem ser numerados.

O livro razão é um livro facultativo, fundamental, sistemático e sintético. Aponta o saldo diário de cada conta utilizada pela empresa, é realizado em contas individualizadas, tendo assim um controle por conta.

O processo contábil é a forma de se fazer a contabilidade. Para que as informações contáveis sejam comunicadas de forma útil para a tomada de decisão pela administração é necessário que o processo contábil tenha qualidade.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade. É o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. Ela está voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, está relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, ou seja, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações.

Os dados coletados pela contabilidade são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com