TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIENCIAS CONTABEIS

Artigo: ASPECTOS INTRODUTORIOS EM CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DA CONTABILIDADE 4

2.1 OBJETO DA CONTABILIDADE 4

2.2 OBJETIVO DA CONTABILDADE...........................................................................4

2.3 ESCRITURAÇÃO CONTABIL................................................................................5

2.4 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL...............................................6

2.5 DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS.........................................................................6

2.5.1 BALANÇO PATRIMONIAL..................................................................................7

2.5.2 DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)........................7

2.6 A MISSÃO DA EMPRESA......................................................................................7

2.7 A VISÃO EMPRESARIAL.......................................................................................8

2.8 PROCESSO ADMINISTRATIVO............................................................................8

2.9 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES.......................................................................9

2.10 ASPECTOS JURIDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE.......................................................................................................10

2.11 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMATICAS PRESENTES NOS CALCULOS CONTABEIS...............................................................................................................12

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

REFERENCIAS..........................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que controla uma determinada empresa sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, resumindo a Contabilidade Comercial é o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.

O objetivo proposto nesta disciplina é a contribuição para o desenvolvimento dos conhecimentos sobre a Contabilidade Comercial, onde serão abrangidos pontos de grande relevância para nossa formação contábil.

2 – DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE.

À medida que a prática e a Ciência Contábil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuraram identificar e compilar quais os princípios que as orientavam, em especial a função de registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Os princípios contábeis ou contabilísticos tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a Contabilidade.

Os Princípios da Contabilidade devem ser obrigatoriamente observados no exercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Além disso, na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade às situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.

Conforme o CFC, a conceituação, amplitude e enumeração dos princípios, podemos entender que os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.

Vamos nos aprofundar nos principais principios da contabilidade:

2.1 – ENTIDADE;

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

O Art. 4 da Resolução CFC 750/1993 reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Em seu Parágrafo único. O Patrimônio pertence à Entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova Entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

2.2 – CONTINUIDADE.

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

A continuidade ou não de uma Entidade (empresa), bem como a sua vida estabelecida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais. Essa continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor e o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da sociedade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

Todas as vezes que forem apresentadas as Demonstrações Contábeis (Balanço Patrimonial, DRE, etc) e, nessa data, ser conhecido um fato relevante que irá influenciar na continuidade normal da empresa, esse fato deverá ser divulgado através de Nota Explicativa A aplicação desse princípio está intimamente ligada à correta aplicação do Princípio da Competência, pois se relaciona diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com