TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATITUDES DE PETROBRAS COM O MEIO AMBIENTE

Tese: ATITUDES DE PETROBRAS COM O MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 9

Este portfólio tem como ênfase analisar os textos propostos sendo: Política de responsabilidade Social da Petrobras; Programa Petrobras Ambiental e o texto do O globo de 09/12/2012: STJ decide que a Petrobras deve indenizar pecadores atingidos por vazamentos na Bahia.

Sendo assim redigir um texto com o objetivo de englobar a responsabilidade socioambiental, os problemas ambientais que enfrentamos na atualidade, tanto quanto a relação existente entre ética e responsabilidade socioambiental.

Na sequência problematizar uma pesquisa sobre a poluição em torno deste meio: verificar a partir de quando a sociedade passa a utilizar a energia fóssil como combustível de maneira extensiva; quantas e quais indústrias petrolíferas estão entre as empresas mais ricas do mundo; descrever como foi à crise do Petróleo e suas consequências para o setor industrial; analisar o porquê não há maiores investimentos em energia limpa já que o petróleo é tão poluidor e analisar a existência de leis ambientais às formas legítimas de dominação.

Contudo fazer uma análise critica dos textos onde podem ser coerentes e às vezes incoerentes; relacionar os discursos linguisticamente que a Petrobrás apresenta; o papel dos administradores ou gestores da Petrobrás frente aos desafios socioambientais da atualidade, posteriormente citar organizações que atuam na região e que demonstram preocupação socioambiental.

A Petrobras está comprometida com o conceito de desenvolvimento associado à responsabilidade socioambiental. Enfim, apresentar as diretrizes dos Programas Petrobras Fome Zero e Petrobras Ambiental, bem como, os projetos que são desenvolvidos por todo o Brasil, escolhidos através de seleção pública que priorizam ações educativas, de geração de emprego e renda, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da consciência ecológica.

DESENVOLVIMENTO

A RELAÇÃO DA PETROBRAS COM O MEIO AMBIENTE

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

O conceito Responsabilidade Socioambiental surgiu da junção dos conceitos Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. Desde a década de 1950 vem acontecendo diversos fatos históricos relacionados a esses dois conceitos citados. A Responsabilidade Social é entendida como aquela que cuida dos interesses das pessoas em sentido amplo. Normalmente essa responsabilidade tem a forma de distribuição de renda feita em modo de filantropia.

Portanto surgiu com a percepção de que os recursos naturais podem se esgotar com a ação predadora do homem. Isso ocorreu quando terrível acidente industrial além de deixar doente e até matar populações também degradou os recursos naturais que serviam de insumos para a própria indústria.

PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE ENFRENTAMOS NA ATUALIDADE

Infelizmente nosso planeta é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. O crescimento urbano, a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento da Amazônia são alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil. Segundo Adilson Pinheiro em entrevista para o site Eco Terra Brasil o Esgoto doméstico é o pior problema ambiental brasileiro onde uma pesquisa recente divulgada pelo IBGE mostra que o esgoto doméstico é o grande problema ambiental brasileiro, seguido do uso de agrotóxicos e fertilizantes que causam contaminação da água no país. Das cidades que registram poluição permanente da água, 75% apontaram o despejo do esgoto como a principal causa, segundo dados da pesquisa. Isso se deve também pelos investimentos baixos no setor e pela falta de educação ambiental da população. Prevê-se que seria necessário um investimento de 190 milhões de reais em esgoto sanitário e resíduo sólido, até 2020, para que a questão fosse resolvida. Mas não é o que se percebe que vá acontecer dada a liberação de recursos do governo federal.

COMO OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS PODEM INTERFEIR NO FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO? EXPLIQUE E DÊ EXEMPLOS.

Tudo aquilo que acontece de modo a fazer um determinado trabalho desandar, é considerado um fator de interferência. No mercado atual os consumidores passam a escolher seus produtos não somente pela qualidade ou marca e sim pela imagem da empresa em relação à responsabilidade social e ambiental. Seguindo as exigências dos consumidores atuais as empresas passam a atuar externamente e internamente aplicando políticas de responsabilidade socioambiental.

A rede de supermercados Walmart Brasil é um exemplo a ser seguido, parceiro estratégico do Akatu, foi eleita a Empresa Sustentável do Ano. O prêmio foi concedido pelo Guia Exame de Sustentabilidade como reconhecimento às ações de sustentabilidade da empresa e à velocidade com as mudanças vêm sendo feitas na organização. Entre as várias ações que realizou neste ano, o Walmart liderou um acordo entre varejistas, o Greenpeace e grandes frigoríficos com objetivo de vetar a compra de carne produzida em áreas desmatadas ilegalmente na Amazônia. O desmatamento e as queimadas, além de destruírem a floresta Amazônica e outras matas nativas brasileiras, são responsáveis por mais de metade das emissões nacionais de gases de efeito estufa, cujo aumento na atmosfera leva ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Fonte: http://www.visaosocioambiental.com.br

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

É crescente o movimento pela ética e responsabilidade social das empresas. Multiplicam-se os eventos nacionais e internacionais com o objetivo de discutir conceitos, práticas e indicadores que possam efetivamente definir uma empresa como empresa cidadã.

Tanto políticas como práticas compõem um discurso onde à questão da ética é central. MICKLETHWAIT & WOOLDRIDGE (2001) salientam que, para as organizações, vale a pena comportarem-se com ética, tanto no seu ambiente interno (condições de trabalho) como no externo (recursos da comunidade hospitaleira e impactos do seu processo produtivo). Esse comportamento tem efeito direto na sua reputação, na sua imagem junto à sociedade e, portanto, na sua sobrevivência. Crescimento, consolidação da marca e da imagem, aumento da qualidade e da produtividade, redução de custos, atração de talentos e de recursos financeiros ou investimentos são exemplos de resultados das ações “éticas” de empresas socialmente responsáveis. (EXAME, 2000)

Uma pesquisa realizada pela ADVB Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com