TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 1 METODOLOGIA

Casos: ATIVIDADE 1 METODOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  1.694 Visualizações

Página 1 de 4

1. Na aula 01, você já estudou sobre Leitura Racional. Agora, você vai praticá-la. Acesse a ferramenta "Material de Aula/Arquivo" e leia o texto "Construindo o profissional do século XXI", de Terezinha Bazé de Lima, e elabore a crítica e a problematização referente ao texto indicado para leitura, em até uma lauda. Apresentar a critica e a problematização separadamente. (1.0)

CRÍTICA:

Vivemos numa era governada pela ciência e tecnologia, onde a inteligência do Homem é constantemente explorada e o profissional trabalhador, é bombardeado e exigido em pleno século XXI. Século este, que aprisiona o Homem ao sistema moderno e globalizado, forjando o ser humano dia-a-dia, através do seu contexto social e político. A incompetência humana tem impedido a disponibilidade para o aprendizado, e a exploração da capacidade de trilhar novos caminhos, diante de tanta informação exposta.

Ora, a ONU publica a cada ano, um Relatório do Desenvolvimento Humano, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU) desde 1990, e o Brasil; no ranking dos países, foi classificado no primeiro relatório (50ª posição), muito abaixo da nossa estatura econômica (mais ou menos a 10ª economia mundial). Certamente, o problema está na inversão dos valores, porque não somos um país pobre, mas somos um país injusto. Temos pouca perspectiva de desenvolvimento humano, porque não priorizamos uma educação de qualidade, e assim, o conhecimento que aponta à capacidade de conceber, elaborar e realizar, é esquecido e desvalorizado. É no interior da sociedade que ocorre a educação, e por isso os profissionais das diversas áreas do conhecimento, devem ter a sua formação vinculada a uma concepção do homem; possuir fundamentação teórica que reconheça o ser humano como sujeito efetivo nas relações sociais.

Hoje, o ser humano que não sabe pensar e nem se valer dos benefícios da tecnologia, é considerado um analfabeto, por exemplo; pelo simples fato de não saber ligar um computador ou de não saber usá-lo como fonte de informação. Pensar é necessário, porque o ser humano, embora único, é um ser de relações, de conflitos e de crises. Ele vive no meio social, é um projeto em movimento e construção, incapaz de separar a individualidade de sua natureza social.

PROBLEMATIZAÇÃO:

O ser humano precisa promover transformações na sociedade. Transformar sua mente, sua disposição para o novo, e o trabalho como uma experiência significativa e multifacetada. A vivência do Homem nasce do aprendizado, então aprender todo o conhecimento, é enfrentar os caminhos do século XXI com determinação, mesmo em meio à urgência, inovação e praticidade. Tudo pode contribuir para o desenvolvimento e trazer resultados com direcionamento; mas isto não depende somente do interesse e pró-atividade dos líderes políticos ou religiosos, mas sim da sociedade ao se posicionar, buscar a realização dos seus anseios e se preparar para os desafios que serão impostos.

O mercado de trabalho exige cada vez mais, a tecnologia muda o tempo todo, e com isso as chances de diminuir o tempo à reflexão e ao autoconhecimento aumentam. Os profissionais precisam se dedicar na pesquisa, na elaboração e no encontro com o outro;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com