TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Monografias: ATIVIDADE COLABORATIVA RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

AULA TEMA 01

SUSTENTABILIDADE “ÁGUA”

Sustentabilidade no que diz respeito a água quer dizer saber utiliza – lá para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras.

Cerca de noventa e sete por cento da água existente no planeta Terra é salgada, dois por cento formam geleiras inacessíveis e, apenas um por cento é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos...

Temos 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra, para atender a população mundial! E a mesma está ameaçada, pois somente agora estamos nos dado conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade.

O mundo inteiro sabe que, não dá para viver sem água, então, a saída é fazer um uso racional deste precioso recurso natural.

Partindo do texto mostrado acima, retirado do site http://www.sustentabilidade.org.br, decidimos montar nosso próprio projeto de conscientização sobre o consumo da água e a preservação das nossas fontes de água doce.

Estamos fazendo este trabalho para conscientizar a população sobre o que podemos fazer, por onde começar e qual o objetivo desta conscientização, através de exemplos de rios já poluídos e quais atitudes devemos tomar para salvá-los e também não degradar as fontes que ainda permanecem

AULA TEMA 02

A QUALIDADE DA ÁGUA DOS RIOS DO BRASIL

A qualidade da água dos nossos rios e represas, está longe do ideal. Dados do IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável), do IBGE, revelaram quais bacias de água doce estão em situação mais crítica. Os IQA’s (Índice de Qualidade da Água) mais baixos são os dos altos cursos dos rios Tietê e Iguaçu, que atravessam, respectivamente, as regiões metropolitanas de São Paulo e Curitiba.Grande parte desta poluição e causada pela introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse poluentes vai desde simples saquinhos de papel, até os mais produtos tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.

Segundo o site http://www.sustentabilidade.philips.com.br/sustentabilidade-0206/despoluicao-saneamento-ambiental.html, o problema maior são as ligações clandestinas, que acabam levando lixo e esgoto diretamente para o rio.

AULA TEMA 03

Passo 01:

Entende-se por;

Objetivo geral: Refere-se ao que se pretende fazer para melhorar ou alcançar objetivos.

Objetivo específico: Atividades que serão realizadas, com finalidade de atingir o objetivo geral.

Público alvo: Pessoas que serão beneficiadas com o projeto ou ações de melhorias.

Passo 02:

A partir do texto entende-se que o projeto é um projeto sustentável sim, porque busca melhorias e qualidade de vida a comunidade, e segurança. E tudo que se refere à qualidade de vida é sustentável.

O objetivo geral do texto é desenvolver uma ação para mobilizar, capaz de promover articulação entre diferentes setores da economia: poder público, sociedade civil e iniciativa privada.

O objetivo específico é: ver o mundo, pesquisar os dados, planejar a ação, mobilizar para agir utilizando a tecnologia e avaliar o caminho percorrido a fim de atingir o objetivo geral.

O público alvo desta ação são os moradores da comunidade.

Passo 03:

É um projeto de sustentabilidade visando melhorias para a comunidade.

O objetivo geral do projeto de sustentabilidade lançado pelo CDI em parceria com a comunidade, desenvolvendo uma ação para mobilizar a população e, promover a articulação entre diferentes setores da economia, como poder público, sociedade civíl e iniciativa privada.

Um dos objetivos específicos do projeto é tornar essa comunidade sustentável.

O Público alvo a ser beneficiado é a população ou moradores da comunidade que se sentiram mais respeitados por ter condições de vida mais apropriadas. Claro que a comunidade estar consciente e os governos também, para que fosse feito redes tratamento de saneamento básico, e postos de coleta de lixo com isso, diminuiria significativamente a poluição dos nossos rios, também devemos levar em consideração o replantio das nossas nascentes que são de extrema importância para a manutenção e preservação. Sem esses resíduos nas águas e com as nascentes preservadas, os nossos rios voltariam a respirar e consequentemente a ter mais vida.

Passo 04:

Conscientizando a população

Está muito evidente que, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o planeta, e com o bem estar da população, e estão procurando meios de agir conservando os recursos naturais e a melhoria das condições de vida da população. E o objetivo geral deste projeto é fazer muitas campanhas, palestras e conscientizar a comunidade, e cada uma dessas pessoas que assistirem as palestras, passarem essa informação para outras, fazendo uma corrente do bem para salvar nosso planeta.

Todos os dias temos notícias a respeito de sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente, e não se pode abordar o meio ambiente se não falarmos de ética, de cidadania, de valores, de qualidade de vida. O objetivo específico de tentar mobilizar a todos, é fazer entender que as escolas devem ensinar os alunos desde o primário a respeito do assunto, não adianta querer ensinar quando estiver na universidade, porque tem pessoas que nem sabem o significado de sustentabilidade. A saída para uma efetiva reconstrução ambiental deve constar de uma reforma educacional interdisciplinar, orientada segundo os projetos pedagógicos de cada escola, ampliando-se o conceito de sustentabilidade.

Mudar os rumos do planeta não é tarefa simples, mas pode perfeitamente acontecer no longo prazo, se integrada ao sistema educacional como prioridade. Precisamos adaptar nossas vidas no cotidiano, para realmente fazer diferença com a saúde do planeta.

Ainda que seja importante defender atividades pontuais como reciclagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com