TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA PLANEJAMENTO URBANO

Por:   •  19/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

P L A N E J A M E N T O  U R B A N O

LAUDJANE LOPES DE OLIVEIRA

Matrícula: 01326140

  • PERGUNTA: Você elegeu na última eleição um (a) vereador (a), lembra-se qual o papel deste personagem na sua cidade? Busque que projeto foi apresentado por seu representante e faça um pequeno relato a respeito.
  • RESPOSTA: 

Nas Eleições Municipais do ano de 2016, os cidadãos brasileiros votaram para eleger os prefeitos e vereados. Eu, assim como a maioria, exerci a minha cidadania e após analisar as propostas e projetos de campanha fui às urnas e decidi o meu voto.

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) teve um ano cheio de discussões em 2019. Durante os trabalhos dos vereadores no ano passado, foi colocado em pauta uma das propostas de campanha tanto do candidato a prefeito como de alguns membros do legislativo: a entrega da Obra de Infraestrutura do Barroso, localizado no bairro Farolândia em Aracaju, zona Sul da Capital.

O local, chamando de favela do Barroso, trata-se de uma invasão que sofria a mais de 20 anos com problemas de saneamento básico e infraestrutura. 

Assim, após todos os trâmites exigidos, o projeto foi executado e concluído. O resultado desse plano urbanístico beneficiou mais de 14 ruas além de por fim ao sofrimento de famílias que viveram, por muito anos, em meio a poeira e a lama. Ao todo foram investidos mais de quatro milhões na localidade.

  • PERGUNTA: Com o olhar de gestor público, você concorda com o que foi apresentado?
  • RESPOSTA: 

Não há como não concordar, afinal trata-se de uma obra de infraestrutura, pavimentação, saneamento básico e de grandes melhorias para uma população que reiterava os mesmos pedidos há bastante tempo.

É muito importante para qualquer gestor conseguir concluir a obra ou mesmo conseguir suprir a necessidade de um bairro que há vinte anos espera por essas melhorias básicas. O projeto urbanístico além de trazer infraestrutura, trouxe acima de tudo qualidade de vida para todos os que ali residem.

  • PERGUNTA: Qual a importância para a gestão e a população deste projeto?
  • RESPOSTA: 

No caso em questão, a gestão pública cumpre seu papel, ao passo que buscou recursos junto ao Governo Federal para beneficiar a população que depois de uma longa espera conseguiu ver todo o seu bairro pavimentado, com ruas espaçosas e onde foi implantada a rede de esgoto.

  • PERGUNTA: Teria alguma intervenção a propor? Fundamente sua opinião?
  • RESPOSTA:

Diante de todo o exposto, exponho a minha intervenção quanto ao tempo que se percorreu para que todo o processo da obra fosse concluído, isto é, desde ter a iniciativa, montar o projeto e assim executá-lo até a sua conclusão.

O poder público tardou exorbitantemente, só depois de 20 anos que se buscaram recursos para beneficiar uma população carente que necessita de projetos básicos para viver melhor e ter realmente essa qualidade de vida que tanto buscamos para nós.

Desse modo, apesar da morosidade para essa tão importante obra, saliento o empenho dos vereadores junto ao chefe do executivo, na busca e luta para essa conquista, ao passo que os parabenizo por se fazer cumprir uma fração do que foi proposto na sua candidatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (79.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com