TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Monografias: ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Faculdade Anhanguera de Joinville – Unidade I

Curso de Administração

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Aula-tema 03

Professor

Planejamento e Controle da Produção

Joinville

Setembro de 2013

Passo 1: Pesquise na internet sobre os três níveis hierárquicos das atividades do PCP, ou seja, níveis Estratégico, Tático e Operacional.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o mais amplo, no qual define as estratégias da empresa a longo prazo, em geral 5 a 10 anos. Também leva em consideração os fatores internos e externos da companhia, envolvendo a empresa como uma totalidade. É um planejamento genérico, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível tático e nível operacional.

Planejamento Tático

O planejamento tático representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais, sendo projetado para médio prazo. Este planejamento abrange cada unidade da organização e é feito de ano a ano, com objetivo de otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado. Enfim, traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultados, colocando em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas. Baseia-se também na formalização, principalmente por meio de metodologias estabelecidas, formalmente designadas em documentos. Cada planejamento operacional deve conter: os recursos necessários para o seu desenvolvimento e implantação; os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; os responsáveis pela sua execução e implantação.

Passo 2: Construa um quadro comparativo dos três níveis, em que constem: definição; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção.

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico Compreendem os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomados de decisões quanto as questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral. Elabora a estratégia, decisão. Mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas. Incerteza e Imprevisibilidade.

Tático É utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria e objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com