TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Monografias: ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  248 Visualizações

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 3: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

Professora Tutor: Erlon Vinicius Torquato Junqueira

Responda, por escrito, em no máximo 15 linhas:

a) O que foi o GATT?

O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio – GATT, estabelecido em 1947, tinha por objetivo a harmonização das políticas aduaneiras dos Estados signatários. Está na base da criação da Organização Mundial de Comércio. É um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado com a função de impulsionar a liberalização e regular, provisoriamente, as relações comerciais internacionais.

b) Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

Antes da instauração da OMC existia o GATT, que foi implantado para estabelecer o livre comércio, no entanto, não havia uma consideração em relação às disparidades existentes entre os países, dessa forma, todos os tributos de exportação e importação eram iguais, com isso as economias fragilizadas nem sempre conseguiam prosperar economicamente.

A OMC se constitui como um foro para a continuação do processo de negociações na área do comércio, visando sempre uma maior liberalização do comércio de bens e serviços, além de espaço para temas relacionados, tais como: meio ambiente, investimentos, concorrência, facilitação de comércio, comércio eletrônico e clausulas sociais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com