TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FINAL MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  4.340 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Ana Carla Vieira da Silva
Isamara Ferreira de Oliveira
Misael Silva Lacerda  

ATIVIDADE FINAL

MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS

Trabalho apresentado como atividade final do Módulo COMPETÊNCIAS BÁSICAS do Curso Formação Pela Escola -  FPE, sob a orientação da Tutora Vanusa Ruas Freire Viana.

BELO CAMPO – BA

2019

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo dialogar acerca do Programa Nacional do livro Didático (PNLD), tendo como recorte temático a modalidade de ensino de Jovens e Adultos (EJA). A necessidade de dialogarmos sobre tal temática surgiu a partir do curso de Formação Pela Escola, que está sendo realizado no Colégio Estadual Carlos Santana, no município baiano de Belo Campo.  

Palavras-chave: FNDE; Educação de Jovens e Adultos; Formação pela Escola; PNLD.

INTRODUÇÃO

A Formação Pela Escola (FPE) é um programa financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo objetivo é a qualificação dos profissionais que atuam na área da educação. Gestores, professores e todos os prestadores de serviço da escola podem participar desse processo de formação continuada que proporciona aos envolvidos conhecimentos técnicos que ajudará, sem dúvidas, a melhorar a qualidade da educação.

O FPE é realizado na modalidade à distância e conta com encontros presenciais ao final de cada Módulo. Através das interações on-line e dos encontros presenciais com a supervisão de uma tutora, temos a possibilidade de dialogar sobre tudo que foi estudado, aliando toda parte teórica a parte prática, ou seja, pelo fato do grupo estar dentro do contexto escolar de modo intenso há possibilidade de uma análise mais ampla e crítica.

Foi a partir do estudo do Módulo sobre Competências Básicas, que escolhemos falar sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como recorte temático a Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Carlos Santana, do município de Belo Campo-BA. O Colégio Estadual Carlos Santana está voltado para atender os alunos do Ensino Médio (regular: 1ª, 2ª e 3ª ano) e da Educação de Jovens e Adultos (Tempo Formativo III – Eixo Temático VI e VII /nível médio – Duração dois anos).

O trabalho foi estruturado da seguinte maneira: a princípio procuramos apresentar o PNLD, depois iniciamos nossa argumentação no sentido de mostrar as problemáticas que envolvem o material didático voltado para EJA.

É uma análise sucinta, feita por três professores que lidam diariamente com as turmas da EJA. A professora Isamara trabalha com a área de exatas; e os professores (as) Ana Carla e Misael atuam na área das Humanidades.  São áreas de conhecimentos distintas, mas que se conectam no afã de uma educação inclusiva, de qualidade e que promova a emancipação dos alunos.  

Programa Nacional do Livro Didático Para o Ensino Médio (PNLD/EM)

O programa Nacional do Livro Didático Para o Ensino Médio foi criado no ano de 2003 durante o primeiro mandato do governo de Luís Inácio Lula da Silva. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e com base em relatórios produzidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o programa, em tese, buscava a democratização de material didático para o ensino médio a nível nacional (Iara Augusta da Silva, p. 1).

  Segundo o site oficial do MEC, inicialmente, o programa atendeu certa de 1,3 milhões de alunos de 5.392 escolas das regiões Norte e Nordeste que receberam até o ano de 2005 2,7 milhões de livros das disciplinas de português e matemática. Em 2005, segundo o MEC, as demais regiões e escolas também foram contempladas com livros das mesmas disciplinas acima citadas.

É indiscutível o papel que o Estado brasileiro, juntamente com o MEC e o FNDE tem na distribuição de material didático para que tanto alunos quanto professores sejam contemplados e beneficiados pelo conhecimento condensado em cada um dos livros didáticos (LD) que atendem as diversas disciplinas do ensino médio. No entanto, é preciso que algumas falhas ao longo da elaboração, produção e distribuição do material didático sejam levadas em consideração para que se compreendam as problemáticas que envolvem os conteúdos que permeiam os livros utilizados em várias salas de aula em todo o Brasil.

O fato de o processo de produção e venda dos livros didáticos ter se tornado uma base de lucro para empresas envolvidas no ramo coloca em risco tanto a qualidade do produto quanto a sua eficiência, caso esse processo não seja conduzida de forma ética e correta. Além disso, e não menos importante os conteúdos e as formas como esse serão apresentados aos alunos pelo livro não recebem com antecedência o aval daqueles que lidarão diretamente com a análise e exposição dos assuntos contidos no material didático, o professor.

Esses livros são elaborados por profissionais competentes, na maioria das vezes, e por equipes capazes, cada um na sua área, de realizar um bom trabalho. Contudo, o professor que lida com a realidade social e as dificuldades de aprendizado dos alunos, na maioria das vezes, não participam da estruturação do material a fim de torná-lo palatável aos alunos e assim atingir um resultado satisfatório no que diz respeito à democratização do conhecimento, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Carlos Santana, no município de Belo Campo.

  Não se trata apenas de escolher os livros e verificar de forma superficial seus conteúdos, como acontece quase em todas as escolas brasileiras. Trata-se de uma participação mais minuciosa, dos profissionais atuantes na sala de aula, durante o processo de seleção e produção do LD para que não só o conteúdo seja levado em conta, mas também a forma e linguagem com a qual esse material será produzido, pois apesar do conteúdo ser mediado e muitas vezes digerido pelo professor em sala, o aluno precisa ter um contato direto com o mesmo.

1.1- As peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos; e o material didático voltado para está modalidade de ensino: Acertos e Problemáticas.

O Livro didático constitui-se como um elemento de grande relevância no contexto da sala de aula. É um recurso que facilita o processo de ensino e aprendizado, uma vez que é um instrumento que serve de apoio didático ao professor, e pode ser consultado de maneira imediata pelos alunos que encontrarão o conhecimento das respectivas áreas dispostos de forma resumida. De acordo com Flávia Caimi:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com