TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/8/2015  •  Artigo  •  5.466 Palavras (22 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 22

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                        

                                         Silvanya Maciel

   

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO-IESF

________________________________________________________________________________

RESUMO

                   O lúdico na educação infantil tem sido um dos instrumentos que fomentam um aprendizado de qualidade para a criança, a partir das técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais nesse processo. O presente trabalho aborda sobre a importância do lúdico na educação infantil. Tendo em vista que por meio da ludicidade no processo de ensino aprendizagem a criança se desenvolve de maneira prazerosa. Desde modo, o referido estudo tem como objetivo enfatizar a importância do método lúdico na sala de aula da Educação Infantil, bem como as suas diversas formas de aplicabilidade. Levando em consideração as necessidades e habilidades do alunado, promovendo uma educação diferenciada e atualizada.

PALAVRAS CHAVES: Educação. Ludicidade. Atividade lúdica e Ensino Aprendizagem.

ABSTRACT

 The playfulness in preschool education has been one of the tools that foster a quality learning for the child, from the techniques that promote the development of basic skills in the process. This paper discusses the importance of playfulness in early childhood education. Considering that through playfulness in the teaching learning process the child develops a pleasurable way. In this way, said study aims to emphasize the importance of playful method in class from kindergarten room, as well as various forms of applicability. Taking into account the needs and abilities of the students, providing a differentiated and updated education.

Keywords: Educatio,. Playfulnes, Learning and Teaching playful activity

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo surgiu da necessidade de investigar a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, e de que forma essa metodologia pode influenciar positivamente, haja vista considerar tal ferramenta dotada de alto poder de estimulo para o aluno, portanto, carregada de profunda capacidade pedagógica.

O início do século XX foi marcado por inovações tecnológicas e pedagógicas que objetivavam tornar o processo educativo mais eficiente e mais significativo para o indivíduo. A criança passa a destacar-se no modelo educacional, tornando-se um ser amplamente defendido por educadores que criticavam o quanto a escola estava dissociada da vida e que, portanto, não atendia ás reais necessidades de quem a frequentava.

 Justifica-se essa pesquisa pelo fato de entender que a ludicidade na Educação Infantil enquanto ferramenta pedagógica pode orientar no desenvolvimento da criatividade, raciocínio e aprendizagem da criança na Educação Infantil, pois nessa etapa escolar a criança deve permanecer inserida no mundo que lhes é necessário, ou seja, o mundo de brincadeira, imaginação e lazer, no entanto com propostas diferentes, onde a aprendizagem deverá ser conduzida de forma dinâmica e prazerosa, porém com bases pedagógicas.

Portanto, é pertinente a importância do lúdico como metodologia na prática da educação, levando em consideração o atendimento às necessidades educativas infantis, em sistema regular de ensino, de forma a promover o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e psicomotor. Além da contribuição no desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil, trazer a tona o verdadeiro sentido dos jogos e brincadeiras e de que forma estes contribuem para uma escolarização ampla, com qualidade no sentido da construção de caráter e a valorização da Educação Infantil na formação do homem.

Este estudo tem como método, a pesquisa bibliográfica, amparada nas pesquisas de Kishimoto, Friedmann, Vygotsky, Piaget e entre outros, possibilitando assim um conhecimento teórico que servirá como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvem metodologia lúdica na ação educativas da Educação Infantil.

De acordo com a taxonomia de Vergara (2003), a pesquisa se classifica da seguinte forma: quanto aos fins é descritiva, explicativa e aplicada. Descritiva por que visa descrever o ambiente físico e a convivência dos alunos da educação infantil no ambiente da escola. Explicativa porque busca uma relação de causa Aplicada por se tratar de um problema concreto, que precise de elaborações de uma proposta a ser resolvida. Quanto aos meios a pesquisa e bibliográfica.

 O desenvolvimento da pesquisa consiste na leitura de autores que desenvolveram pesquisas que perpassam a temática em estudo, a fim de uma abordagem teórica consistente para embasar o trabalho. A pesquisa bibliográfica analisa ainda a história, os métodos, as fundamentações teóricas e os agentes participativos da Educação Infantil. Esse método de pesquisa permite analisar documentos que se constituem de dados ricos e estáveis, podendo ser obtidos sem um contato direto com o sujeito da pesquisa.

Portanto, percebe-se que tanto para escola, como os agentes pedagógicos o lúdico represente um fator de grande importância na socialização da criança, pois é brincando que o ser humano se torna apto a viver numa ordem social e num mundo culturalmente amplo, ou seja, lúdico exige habilidade e conhecimento para despertar nas crianças a imaginação e o interesse.  Por fim, o trabalho encerra-se com as considerações finais com o entendimento da importância do “Lúdico” como metodologia de ensino na Educação Infantil, e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.

2 ESTADO DE ARTE

2.1 Lev Semenovitch Vygotsky

A educação ao longo de toda sua existência vem sofrendo fracasso escolar, apresentando um caráter educativo um tanto desagradável, utilizando apenas de métodos tradicionais no processo de ensino aprendizagem, o que reflete na formação continuada dos educadores.

Hoje a educação tem sido propulsora de uma nova era - a do conhecimento, exigindo assim, cada dia mais uma sociedade ciente da importância de estudar. A educação tem sentido para o ser humano, pois também o seu existir se caracteriza como possibilidade histórica de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (293.6 Kb)   docx (754.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com