TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento - Educação infantil

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera

Pedagogia

Atividade de Autodesenvolvimento

Jardiane Mendes Nogueira Santos

Osasco

2015

Jardiane Mendes Nogueira Santos 6656405813

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho apresentado como exigência para a disciplina de Literatura Infantil ministrada pela orientadora Eleandra Aparecida Lelli na instituição da Faculdade Anhanguera.

Orientador: Eleandra Aparecida Lelli

Osasco

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho baseia-se na pesquisa do livro Literatura Infantil do capitulo “Matéria e forma de literatura”, tendo por objetivo, conhecer o fenômeno literário, suas produções e a importância do professor como transmissor do conhecimento para tal matéria. Neste, abordarei como resposta de duas perguntas relativas ao enunciado anterior. O intuito do trabalho é compreender como ocorre tal fenômeno e qual é a postura do professor e sua importância do contexto matéria literária.

UMA GRAMÁTICA DA LITERATURA INFANTIL

 O que é o fenômeno literário e qual são a sua contribuição para as produções literárias? Qual a importância do professor compreender a matéria literária?


 

O fenômeno literário nada mais é que, um movimento de escrita que envolve as produções literárias atuais, se caracteriza por uma duplicidade própria, e é simultaneamente abstrato e concreto.  É abstrato porque são gerados por ideias, emoções, sentimentos e experiências de várias naturezas e concreto, porque tais experiências só têm realidade efetiva quando nomeadas, ou seja, transformadas em linguagem ou em palavras, tem por finalidade, comunicar as ideias de seu destinatário, para que as produções perdurem também no tempo.

As invenções transformadoras em palavra chamaram de matéria literária, e a essa compreensão a autora apresenta dez fatores: o narrador, o foco narrativo, a história, o gênero narrativo, a fabulação, personagens, espaço, tempo, linguagem ou discurso narrativo, leitor ou ouvinte. Compreender a matéria literária é não somente importante, mas sim fundamental para o professor, pois ela estimula no aluno a capacidade do senso crítico e da reflexão além de contribuir para a criatividade e desenvolvimento social, emocional e cognitivo, assim, o leitor terá razões para ler, refletir e sentir o que lê internalizando e criando novos valores.

O professor tem que promover oportunidades significativas para o aluno.

Contudo, é necessário que o professor compreenda como se dá o fenômeno literário para saber como aplicar a literatura em sala de aula, também é importante que ele saiba introduzir esse conteúdo de forma clara e objetiva, para que, assim, os alunos possam compreender melhor o que a eles está sendo aplicado.

CONCLUSÃO

Sobre o trabalho, conclui que a literatura na vida da criança é à base de seu crescimento e também a forma mais completa de evolução em sua construção de conhecimentos e valores, pois a partir de uma leitura, a criança consegue recriar o que está ouvindo de sua própria maneira, criando conflito cognitivo, de ideias e de organização de pensamento. Sobre essa estrutura, cabe ao professor transmitir a literatura de uma forma prazerosa e de linguagem clara para que assim, o ouvinte venha entender melhor e construir as bases do seu imaginário ao real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com