TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL Ltda.[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

Curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos

Nome: Andreza Santos                              RA 2979582289

Nome: Pamella Rodrigues                          RA 9020445865

Nome: Sabrina Guastaldi                           RA 9899530481

Nome: Silvia Elizabete Nunes Campos      RA 9025447433

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Etapa 1 – Reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação

Etapa 2 – O processo de Negociação. A importância da comunicação na Negociação. As variáveis Básicas da Negociação.

Professora: Maristela Lamussi de Mattos

Taboão da Serra-SP

31 de março de 2016


        SUMÁRIO        

[pic 2]

  1. Introdução
  2. Etapa 1 - Reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação.

2.1 – Definição sobre negociação.

  1. Etapa 2 – O processo de negociação. A importância da comunicação na negociação. As variáveis básicas da negociação.

3.1 – Comunicação na negociação.

3.2 – As variáveis básicas da negociação.

  1. Bibliografia.

  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos abordar sobre a importância e os métodos para uma boa negociação, como essa ferramenta muito utilizada dentro das organizações tem sido um grande diferencial do sucesso. Como a tecnologia, a valorização da mão de obra e a busca pelo conhecimento tem valorizado essa ferramenta nos dias de hoje, a importância do processo, do planejamento e a habilidade influenciam no resultado final da negociação, a importância da comunicação na negociação, as variáveis básicas da negociação, as habilidades essenciais para uma boa negociação, as técnicas de negociação entre outros conceitos que serão abordados a seguir.

  1. ETAPA 01 – REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA NA NEGOCIAÇÃO.

  1. Definição de Negociação

A negociação é uma ferramenta muito utilizada hoje nas organizações, apesar de ser algo que acompanha o ser humano desde o princípio, aprendemos desde pequenos a lutar e negociar acerca dos nossos interesses e daquilo que julgamos ser o melhor para nós, muitas vezes esse processo pode ser longo e não trazer os resultados desejados, por isso a necessidade de aperfeiçoar e planejar a negociação.

Negociação é um processo ao qual as pessoas envolvidas discutem os prós e os contras de determinada processo ou bem, utilizando todo o conhecimento que cada um tem sobre o assunto, e busca chegar na melhor maneira de acordarem o negócio, ou um bom censo.

Com o passar do tempo o processo de negociação foi evoluindo, com o meio de tecnologia e comunicação em constante avanço, a era do conhecimento e da valorização pessoal fez com que o processo enriquecesse em teorias e estudos, agregando valores para os que fazem uso dessa ferramenta em geral.

Hoje a necessidade de se preparar, com ferramentas, planejamentos, estudo, visualizar todo o sistema, colocar os obstáculos que podem surgir, analisar os pontos fortes, os pontos fracos, as ameaças e as oportunidades, em busca da melhor maneira de se chegar a alcançar o sucesso da negociação.

Dentro das organizações a negociação tem um papel muito importante, em busca do melhor produto e serviço, fazendo com que os gestores tenham que se preparar para negociar com: fornecedores, clientes, funcionários, administradores, vendedores, negociar prazos entre outros, a importâncias do uso das técnicas de negociação tem se tornado cada vez mais indispensável, pois ela pode ser a garantia de sucesso da organização.

  1. Resumo das Questões Respondidas

  1.  O grupo considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você?

O grupo chegou em um consenso, depois de muita discussão e negociação, que não é fácil negociar com pessoas próximas ou familiares, devido a intimidade e de certa forma a opinião ou conhecimento que a pessoa tem ao nosso respeito, é mais fácil lidar com pessoas neutras, que não nos conhecem ou tenham uma opinião formada sobre nós. Quando lidamos com pessoas muito próximas ou com anos de convivência, fica difícil a negociação, devido muitas vezes aos erros cometidos no passado, e a pessoa sempre vai achar que está com a razão, então o processo de negociação com essas pessoas pode se tornar mais complicado, levando mais tempo e o uso de mais recursos de comunicação e persuasão, para alcançar o objetivo desejado.

  1. O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual?

A intimidade pode ser um fator importante no processo de negociação, muitas vezes pela pessoa conhecer seu caráter e sua postura pode favorecer no processo de negociação, mas na maioria das vezes na opinião do grupo atrapalha, muitas vezes já existe preconceitos a respeito da pessoa quando se inicia a negociação e acaba tornado o processo mais cansativo e demorado.

A postura do grupo não seria diferente ao negociar com alguém desconhecido, mas acreditamos que o processo seria menos demorado, e o poder de persuasão seria melhor, tornando o processo de negociação mais fácil.

  1. ETAPA 2 – O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO.  A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO. AS VARIÁVEIS BÁSICAS DA NEGOCIAÇÃO.

3.1        O Processo de Comunicação como Sistema

Qual seria a melhor definição para processo de negociação como sistema?

A negociação como sistema é um processo amplo, que engloba uma visão e uma preparação mais aprofundada, busca estudar todas as informações, pondera os pontos fortes e fracos, na busca de um aperfeiçoamento na técnica de negociar, onde depois de se analisar os ganhos e perdas, consiga optar pela melhor estratégica para se realizar a negociação e entrar em um acordo mutuo, para o ganho da organização.

A negociação como sistema busca trabalhar diversas ferramentas, como o levantamento de dados, estatísticas, mercado, valores, oportunidades, feedback, para alcançar com a negociação os melhores resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (404.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com