TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração de Recursos Humanos

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

Curso de Administração – Unidade 1

Débora Helena – RA :

Clóvis Junior - RA :

Rony Araújo – RA : 7414617940

Thainá Silva - RA :

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração de Recursos Humanos

Professora: Marcia Avona

Campinas

Data

Introdução

Iremos apresentar neste trabalho, a importância da Administração de Recursos Humanos para uma organização. A Gestão de Pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa, no mundo empresarial cada vez mais globalizado e competitivo. Estudar as rotinas de departamento pessoal é o primeiro passo para entender a Administração de Recursos Humanos. O capital intelectual de uma empresa no século XXI se tornou o seu maior patrimônio e por isso merece uma atenção especial que será detalhada nas próximas páginas.

Etapa 1 – Passo 1

Os novos desafios da Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Quem tem avó ou avô que trabalharam quando jovem provavelmente já ouviram histórias sobre seus antigos “chefes” pessoas autoritárias, que gritavam, mandavam, obrigavam a fazer o que eles ordenavam, não havia a menor possibilidade de um subordinado discordar de seu superior e não ser severamente punido, inclusive com agressões físicas, uma ideia de um subordinado provavelmente seria usucapido pelo seu superior e tida como originária dele. Esse método foi utilizado desde a escravidão onde os escravos não tinham a menor chance contra os seus patrões, mas desde a abolição da escravatura que as coisas dentro das organizações vêm mudando e dando espaço aos que ocupam funções e cargos inferiores, quem nunca ouviu a historia sobre o dia das mulheres uma homenagem às operárias que foram queimadas vivas por reivindicarem melhores condições de trabalhos.

Com o passar dos anos, a industrialização, máquinas que podem realizar tarefas antes exclusivas de pessoas, a globalização, o acesso a informação, mudanças nas leis e estudos que comprovam que o funcionários podem render mais quando são tratados com dignidade e respeito tem mudado muito o ambiente dentro das organizações, horário de descanso, ambiente agradável, férias, salários dignos que garantem uma vida digna aos operadores que hoje são conhecidos como colaboradores.

O surgimento de setores dentro das empresas voltados para o funcionário como o Departamento de pessoal, recursos Humanos, tem sua função garantir que o funcionário seja mais bem aproveitado dentro da organização, o primeiro passo ainda no processo seletivo onde o futuro funcionário tem que passar por testes e comprovar habilidades técnicas, controle emocional, facilidade em ligar com as diferenças, facilidade em se habituar as mudanças e outros requisitos.

Com isso as empresas ganham colaboradores criativos, dinâmicos, motivados, que se sentem respeitados, valorizados e conseguem desenvolver com maiores resultados. Antigamente um funcionário que após a contratação tinha alguma dificuldade era facilmente descartado, hoje as empresas tem o que podemos chamar de “reciclagem humana” se após a contratação e treinamento o funcionário mostra dificuldades, ele é remanejado, recebe treinamentos, cursos, palestras motivacionais e apoio psicológico que na maioria das vezes tem resultados extraordinários para ambos os lados.

Hoje os fundamentos da Gestão de Pessoas são três:

Seres humanos: Conhecer a personalidade de cada individuo, para descobri habilidades que poderão ser indispensáveis dentro da organização.

Ativadoras de recursos organizacionais: Dentro do ambiente de trabalho é estimulada a criatividade, descobrindo novos talentos o que dentro de um mundo que vive em contates mudanças e renovação.

Pessoas como parceiras da organização: Hoje o funcionário dedicado, esforçado, habilidoso, competente obtém retornos, financeiros, promoções, benefícios, ter uma postura pró- ativa, ser comprometido o famoso “vestir a camisa da empresa” tem reconhecimento profissional.

O desafio do Recurso Humano é motivar, para que os colaboradores tragam seus talentos para dentro da organização, o processo seletivo conta com a participação de psicólogos, pois contratar um funcionário errado significa prejuízo em todas as áreas dentro da empresa, treinar, resolver conflitos tornando o ambiente de trabalho agradável e produtivo.

O antigo chefe deu lugar ao líder que não mais ordena, mas acompanha, instrui, ensina, orienta esta ao lado de seus colaboradores hoje essa figura é a mais querida, é aquela em que as pessoas sabem que podem contar e confiar, ele é bem preparado saber fazer, seu objetivo é tirar o melhor de cada um com motivação e respeito.

A organização começa seu sucesso nos Recursos Humanos selecionando os melhores, treinando para melhorar ainda mais o que o colaborador tem de bom, e minar aquilo que poderia trazer prejuízo e aborrecimento. Treinar, motivar e reconhecer novos talentos são algumas das tarefas desse setor.

Etapa 1 – passos 2 e 3

COMPARAÇÃO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNO X GESTÃO DE PESSOAS

No filme Tempos Modernos, estrelado por Charles Chaplin, a sátira com processo de gestão organizacional na passagem da produção artesanal para a produção em série , influenciada pela Revolução Industrial, no final do século XX.

Nesse filme podemos observar como dissemos anteriormente como os funcionários eram tratados, não passavam de números, meros robôs que desenvolviam um trabalho mecânico, onde o que se levava em conta a produtividade, em nenhum momento o foco eram as pessoas e sim o resultado, na gestão de pessoas o foco são as pessoas, onde acabam tendo maiores resultado, no filme a única coisa importante dentro da organização eram os resultados.

O personagem Carlitos assim como o demais é tratado como uma máquina devendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com