TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 2º SEMESTRE TGA

Dissertações: ATPS 2º SEMESTRE TGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo das etapas da ATPS de Teoria da Administração são essenciais para a nossa formação profissional como Administradores, pois nelas aprendemos a desenvolver atividades exercidas por um Administrador, nas etapas da ATPS temos uma visão ampla de todos os problemas, e a assim podemos desenvolver a solução para melhora de todos eles .

2 ETAPA 01 – FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO. DA REVOLUÇÃO URBANA À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

2.1 Definição de conceitos

De acordo com Chiavenato, Administração não se resume mais a um simples processo cíclico e linear de planejar, organizar, dirigir e controlar toda a atividade organizacional.

Na verdade, muito do que aconteceu no século passado - e o século 20 é considerado o século da Administração - em termos de criação de riqueza e do espetacular aumento qualidade de vida das sociedades mais avançadas se deveu ao forte impulso provocado pela Administração. Ela foi o elemento catalizador que permitiu que as descobertas e invenções das várias ciências - físicas, química, medicina, biologia etc. - pudessem ser transladadas para que rapidamente as organizações as transformassem em produtos e serviços disponíveis à sociedade. Na verdade, foi a Administração que permitiu às várias ciências a oportunidade de transformar as suas invenções e descobertas em benefícios reais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A Administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.

Ela é tanto responsável pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes, lucrativas ou não-lucrativas, industriais, prestadoras de serviço, informação ou de entretenimento.

De acordo coma visão de Maximiliano, Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilizações de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões , também chamadas processos ou funções : planejamento ,organização ,liderança ,execução e controle

Organizações: A Administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos Individuais, familiar, grupal, organização ou social. A medida que avança do nível individual para o da administração na sociedade global ,aumenta a quantidade de recursos e a complexibilidade do processo de tomar decisões.

Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal de estuda-lo é seu impacto sobre o desempenho das organizações assumiram importância sem procedentes na sociedade e na vida das pessoas. Há poucos aspectos da vida contemporânea que não sejam influenciadas por alguma espécie de organização. A sociedade moderna é uma sociedade organizacional.

A escola clássica tem esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.

Integrantes da escola Clássica: Frederick Winslow Taylor, Henry Ford, Henri Fayol, Max Weber.

Enfoque comportamental: Foi aberta pelos filósofos da Grécia, que fizeram as primeiras tentativas de atender as pessoas. O humanismo – a colocação dos interesses das pessoas em primeiro lugar.

Pensamento Sistêmico: é uma ferramenta para entender e manejar a complexibilidade desde que você consiga estabelecer limites ou “recortes” para a sua observação. Aprender a definir limites do processo de dominar a ferramenta sistêmica.

Escola Neoclássica

Integrantes: Pierre du Pont e Alfred Sloan

Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado.

A revolução do desenvolvimento industrial aconteceu na Inglaterra, a partir de 1760, cujo impacto foi profundamente sentido em todas as esferas da atividade humana: Econômica, Política, Social, tecnológica e cultural. Foi à revolução industrial apenas parte de todo um longo processo de transição econômica que deu origem a moderna economia capitalista.

2.2 Revolução Industrial

Concluímos que sim, pois além de vivermos em uma revolução Industrial, também vivemos em uma revolução tecnológica onde as empresas do tempo atual tem um a preocupação maior em multiplicar seu rendimento aumentando assim a produção com baixo custo, porém com isso, acabou prejudicando alguns trabalhadores os forçando a se especializar para estarem aptos para esse novo modelo de mercado.

3 ETAPA 2 – ESCOLA CLÁSSICA TAYLOR, FORD. ESCOLA CLÁSSICA FAYOL. ESCOLA CLÁSSICA WEBER. EVOLUÇÃO DA ESCOLA CLÁSSICA. EVOLUÇÃO DA ESCOLA CLÁSSICA.

3.1 Reflexão – Tempos Modernos

O filme Tempos Modernos retrata a época da Revolução Industrial que transformou o trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova cultura. Em razão do surgimento das Máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Surgiram novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, causando desemprego , e a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas.

O personagem de Chaplin tenta sobreviver em um mundo confuso, moderno e industrializado, ele quis passar uma mensagem social.

Onde o trabalhador é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver, o personagem trabalha em uma fábrica apertando parafusos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com