TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS desenho técnico em relação ao desenho artístico

Tese: ATPS desenho técnico em relação ao desenho artístico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Tese  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 2 (Equipe)

Responder às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especificar qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Respostas:

a) Desenho técnico deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente chamadas de normas técnicas, sendo assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados, já o desenho artístico é um desenho que pode ser para diferentes indivíduos, várias interpretações e significados do mesmo objeto, ou seja, uma ilustração.

b) Os modos de representação mais utilizados em desenho técnico são as representações em vistas e em perspectiva. A perspectiva é usada quando se quer uma visão espacial e rápida de um determinado objeto, este desenho assemelha-se a uma fotografia do objeto desenhado, pode ser usada em esquema de montagem ou em catálogos. As vistas múltiplas de um objeto é um dos tipos de representação mais usados engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal. A quantidade de informação que pode estar contida num desenho deste tipo é muito grande, se obedece determinadas normas e convenções de representação e quando assimiladas, permitem a visualização imediatamente do objeto representado.

c) No Brasil as normas técnicas que regulam o desenho técnico são normas editadas e aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como normas brasileiras -NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO.

Passo 3 (Equipe)

Ler o capítulo 3 do livro texto e responder aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:

a) Descrever qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especificar quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justificar por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com