TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos industriais: aplicação de métodos de análise de investimentos

Projeto de pesquisa: Projetos industriais: aplicação de métodos de análise de investimentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 03

Aula Tema: Projetos Industriais: aplicação de técnicas de análise de investimentos.

Passos 1 e 2

Há inúmeras técnicas de analises de investimentos, desde as mais simples às mais complexas, porém, as que mais se destacam são apenas três, pois são as mais utilizadas e difundidas:

1. Payback - período de retorno: é a avaliação do tempo que o projeto demorará em retomar o total do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o payback e melhor o projeto. Portanto, o payback sempre deve ser mensurado em tempos (dias, semanas, meses, anos) quanto, menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento. Ele é bastante reconhecido popularmente como “o tempo para recupera o investimento”.

2. VPL - Valor Presente Líquido: o VPL é um método alternativo ao payback, que visa corrigir os principais erros apresentados por este. Para utilizá-lo é necessário construir um fluxo de caixa do projeto, tendo os principais componentes: investimento inicial e investimentos adicionais; fluxos de caixas positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver. Este método utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. O VPL é chamado de liquido, pois considera o fluxo total com as saídas (investimento) e entradas (retornos) descontadas uma taxa de atratividade.

3. TIR -Taxa Interna de Retorno (IRR- Internal Rate of Return): este método é bastante similar ao VPL, pois utiliza a mesmo lógica de cálculo, contudo, apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários. Para utilizá-lo é necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes: investimento inicial e investimentos adicionais; fluxo de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver.

Após a montagem do fluxo de caixa tanto do método do VPL como da TIR, adota-se uma taxa mínima de atratividade para avaliar se o resultado é compatível com as expectativas do investidor, portanto se o projeto é interessante. Essa taxa denomina-se:

TMA - Taxa Mínima de Atratividade: representa o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor. Há algumas possibilidades de TMA que são bastante uteis:

• Taxa de retorno da aplicação financeira: supõe que o custo de oportunidade seja o de deixar os recursos aplicados em investimentos de baixo risco (renda fixa);

• Taxa de captação de empréstimos: supõe que a empresa não possua o capital para investir, portanto se á obrigada a captar um empréstimo. Considera o custo de oportunidade de forma mais conservador que a taxa de aplicação.

Concluindo, estas são algumas técnicas para analisar e elaborar um fluxo de caixa relevante, sendo assim fica a cargo do investidor em decidir qual o atende melhor visando atender suas necessidades especificamente.

VANTAGENS DO VPL EM RELAÇÃO AO PLAYBACK:

O método do VPL é tecnicamente muito superior ao método do payback como guia para a avaliação de projetos de investimentos. Conforme já informado anteriormente, o payback possui três falhas graves como método de análise de investimentos, as quais não ocorrem com o VPL.

As principais diferenças entre o método do VPL e da TIR, na verdade, estão na dificuldade de cálculo, e não na qualidade técnica dos métodos, a qual é equivalente. Assim, comparando o VPL com a TIR, pode-se afirmar que esta tem como desvantagens de cálculo em relação ao VPL.

* Método com cálculo mais complicado, necessitando de calculadora/computador.

* Mesmo com calculadora, nem sempre é possível calcular a TIR. Quando há mais de uma inversão de sinais no fluxo de caixa, pode haver múltiplas raízes da equação e nenhuma raiz real, ou seja, não será possível calcular a TIR.

Pode-se concluir, assim, que tanto a TIR quanto o VPL são os melhores métodos de análise de investimentos, tecnicamente sólidos e consistentes, diferentemente do payback, que apresenta serias falhas técnicas. Apesar de a TIR não ser tecnicamente inferior ao VPL, seu cálculo é bastante mais complexo e trabalhoso, fazendo, muitas vezes, com que o VPL seja o método mais recomendado, já que é tecnicamente muito superior ao payback e de cálculo menos complexo que a TIR.

PAYBACK:

• Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo;

• Não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes;

• Não considera os fluxos de caixa após o período de payback.

VPL:

• Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA;

• Podem considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto;

• Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade.

VPL é uma análise que te dá o retorno em valor real.

TIR:

• Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante uso da TMA;

• Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto;

• Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com determinação de período de tempo para a correta comparação em termos de custo de oportunidade.

VPL é uma análise que te dá o retorno em percentual.

TMA:

A Taxa Mínima de Atratividade deve representar o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor ou, ainda, o custo das oportunidades perdidas, o chamado “custo de oportunidades”, já que esses recursos poderiam ser utilizados em outro investimento. Assim, ao realizar-se um determinado investimento, perde-se a oportunidade de realizar outro, ou seja, há um custo de oportunidade: a perda do retorno do investimento que não foi realizado.

A TMA deve ser sempre considerada em qualquer investimento sério. Caso contrário o investidor corre um sério risco de perder retorno e investir mal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com