TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração E Marketing

Ensaios: ATPS Administração E Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  4.341 Palavras (18 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 18

Etapa 1

 A Empresa

Nome da empresa: JP Marins (Nome fantasia: D’Marins)

Endereço: Rua Carlos Gianelli, 211. Loja 03. Shopping Corcovado. Vila Lara. SG.

Segmento de atuação: Moda.

Tamanho/Porte: Pequeno.

Produtos comercializados: Camisas e camisetas personalizadas com temas de samba e do Rio de Janeiro, além de calças, bermudas, mochilas, bonés.

Público alvo – Perfil demográfico:

 Homens e mulheres, com e sem filhos.

 De 18 a 45 anos.

 Classes B e C.

 Localização: São Gonçalo e Niterói.

 Escolaridade: Cursos profissionalizantes e tecnólogos, graduação.

Público alvo – Perfil comportamental:

 Hábitos de lazer: Rodas de samba, futebol, bares, churrasco, baladas, dança, boemia carioca, pontos turísticos do Rio de Janeiro.

 Círculos de relacionamento: Sambistas, musicistas, colegas de trabalho.

Hábitos de consumo:

 Consomem: Música, instrumentos, vestuário, assessórios, bebida alcóolica, tecnologia.

 Onde: Shopping, lojas de rua, venda pessoal, internet.

Nome e cargo do contato: Ana Paula, social media.

Parte I – Oportunidade

Situação / Cenário / Contextualização

 Razão do Plano de Marketing

A razão do plano de marketing é identificar as tendências atuais, identificar principal o público alvo e acompanhar o segmento atual deste mercado. Buscamos analisar os pontos fortes e fracos do negócio, visando fortalecer as qualidades e diminuir as fraquezas.

Atualmente, no Brasil, principalmente a região sudeste na qual nos encontramos, vem ganhando muita força e destaque na área da moda e particularmente as regiões que temos mais abrangência, São Gonçalo e Niterói, possuem grande destaque no estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo conta com aproximadamente 200 empresas formais, com uma produção multissegmentada, gerando mais de dois mil empregos diretos e Niterói com aproximadamente 100 confecções, que geram cerca de 900 empregos diretos. A produção de Niterói é diversificada e multissetorial, indo da customização à alta costura. Por tudo isso, a empresa encontra um cenário aberto e acolhedor.

Os grandes consumidores, classes “B” e “C” , que compram em maior escala, tem aumentado seu número relativamente, dando mais chance de aumentar o número de clientes.

A empresa ainda não é conhecida, mas vem com um segmento diferenciado, que é a temática “samba”, pretendido estar atuando com as demais marcas líderes no segmento de moda casual da região.

A ideia do vestuário inspirado na temática Samba, foi pensado no carioca, que normalmente gosta do estilo musical, e vai se identificar com as peças despojadas, de boa qualidade e com preço acessível.

A fanpage da loja é mantida sempre atualizada e aberta à sugestões dos clientes, que costumam ser bem participativos nas redes sociais, isso já é um outro diferencial pensando em uma loja nova e pequena, pois mantemos sempre o cliente em primeiro lugar.

 Clima econômico, político e social do país e suas oportunidades

O bom momento da economia fluminense está refletindo nas vendas do comércio varejista. No acumulado do ano, o setor cresceu 4,4%, acima da média nacional de 3,5%. Em julho, mês da Jornada Mundial da Juventude, o aumento é ainda mais marcante, 6,4%, de acordo com dados do IBGE.

O Rio de Janeiro também se destaca em comparação com os outros estados da região Sudeste, onde se concentra o maior mercado consumidor do país. Em Minas Gerais, as vendas tiveram variação acumulada de 0,1%. Espírito Santo e São Paulo registraram, respectivamente, 2,6% e 3,3%.

Tratando-se da empresa que é situada em São Gonçalo, essa região conta com aproximadamente 200 empresas formais, com uma produção multissegmentada em jeans, moda praia, lingerie, surfwear e casual, gerando mais de dois mil empregos diretos.

Diante vários investimentos que estão sendo feitos no Estado, gerando lucratividade e crescimento para a cidade e estado.

Um ponto muito interessante e positivo são os eventos internacionais que tivemos e irão acontecer, assim como: Copa do Mundo, Olimpíadas entre outros. Esses eventos serão de grande importância para o comércio no Brasil e consequentemente para o Rio de Janeiro.

Receberemos muitos turistas e para a empresa esse contexto será de grande crescimento nas vendas e na fixação da marca. Sendo empresa focada em camisas com estampas do Rio de Janeiro e Samba, a ideia do carioca.

Como se trata de um país em crescimento, o crescimento econômico é vital para as economias em desenvolvimento, sendo este processo determinante para o comércio de venda direta.

Tal crescimento contribui para a obtenção de outros objetivos econômicos, como maior emprego e melhor distribuição de renda e riqueza. Mantido em bases sustentadas, o crescimento pode ainda ser conciliado com a estabilidade econômica, de modo que um processo fortaleça o outro.

A nível social, também podemos afirmar que o momento é positivo para o negócio.

. Outros fatos de oportunidade:

Redução na taxa de juros: Mais financiamento e mais consumo.

Mais mulheres trabalhando fora: Novos canais de distribuição e mais serviços.

 Onde a empresa se situará em relação aos seus mercados estratégicos e suas áreas de interesse

A População de São Gonçalo gira em torno de 1,01 milhões com Área: 249 km².

Importantes características dessa cidade é que localizado na Região Metropolitana do Rio, a apenas 25 quilômetros da capital, o município de São Gonçalo vive hoje uma retomada da sua vocação para negócios, principalmente, por conta da proximidade com Itaboraí, onde está sendo implantado o Complexo Petroquímico do Rio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com