TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS

Ensaios: ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  3.558 Palavras (15 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 15

CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho apresentado como requisito

parcial para obtenção de aprovação na

disciplina Economia, no Curso de

Ciências Contábeis EAD, na

Universidade Anhanguera Educacional

Ltda. Professor EAD: Claudia Benedette.

DOURADOS/MS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................04

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.........................................................05

CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE......................................................06

A CLASSE OPERARÁRIA VAI AO PARAÍSO................................................08

DIVERGÊNCIAS SOCIAIS..................................................................................09

REFLEXÃO-EXPLORAÇÃO MEIO AMBIENTE...........................................10

CONCLUSÃO........................................................................................................11

BIBLIOGRAFIA....................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre a importância da cultura, do individuo e da sociedade. Para que possamos compreender os aspectos sociais, políticos e históricos e culturais das Ciências Sociais.

Mostrando as situações cotidianas, a construção da realidade, os segmentos sociais e as influências que cada indivíduo é submetido durante sua vida. A influência do Homem no meio ambiente com seus fatores e fundamentos sociológicos e as desigualdades sociais existentes.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Existem várias definições de cultura, entre elas estão algumas: ação ou maneira de cultivar a terra, sistema de ideias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade. Segundo Edward Tylor é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridas pelo homem como membro da sociedade. Já para a sociologia segundo o site Brasil Escola cultura é tudo aquilo que resulta da criação do homem. "Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster)." Ou seja, só existe cultura por causa do homem.

É através da cultura que as pessoas expressam suas idéias, seus costumes, leis etc. No Brasil, por exemplo, há vários tipos de cultura e devemos entender então que não existe uma cultura mais certa do que a outra, nenhuma cultura é melhor ou mais importante. Por exemplo, uma pessoa nascida e criada no Mato Grosso do Sul terá então a cultura de um sul-mato-grossense se o colocarmos junto com um nordestino poderemos notar que a forma de falar é diferente, talvez a crença de cada um seja diferente também e da mesma forma se colocarmos os dois juntos com um carioca, ou mesmo aqui perto de nós na nossa família, nosso avós consideram errados, por exemplo, alguns relacionamentos de hoje em dia, pois a cultura em que foram criados era diferente, cada indivíduo foi formado de uma forma, os agentes sociais de cada um formaram neles características diferentes, que devem ser respeitadas e aceitas para que possamos ter uma sociedade sem preconceitos e livre de qualquer tipo de discriminação. Muitas vezes o que é certo pra mim pode não ser para outra pessoa, pois a cultura que ela vive e foi apresentada á ela desde pequena é diferente do meu modo de viver, as diferenças devem ser respeitadas.

O indivíduo pode ser considerado em metafísica e estatística como qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente a "uma pessoa”. Já no dicionário a definição é a seguinte que não se divide; indiviso. Pessoa considerada isoladamente em relação a uma coletividade. A sociedade é formada pelos indivíduos que acabam se interagindo e se relacionando em sociedade, ou seja, o indivíduo sou eu e você.

Como definição de sociedade temos um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros". Segundo o site Brasil Escola sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, e sem contradição com a definição anterior, sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis. A sociedade está ligada ao ser humano, segundo a sociologia, e todas as pessoas passam por processos de socialização desde o momento em que nascem e conforme forem crescendo, esse processo só acaba quando a pessoa morre. O processo de socialização de um indivíduo é influenciado por agentes sociais: família, escola, grupos de status, meios de comunicação e grupos de referência. Cultura, indivíduo e sociedade estão interligados, pois a sociedade é formada por indivíduos que se relacionam entre si, conforme o nosso Livro Texto o ser humano é um produto da interação social e esses relacionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com