TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ESTATÍSTICA - ETAPAS 1 E 2 - 3º SEMESTRE

Exames: ATPS DE ESTATÍSTICA - ETAPAS 1 E 2 - 3º SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentará os conceitos introdutórios de Estatística Descritiva bem como as informações ligadas ao seu estudo e utilização na área administrativa. Será mostrado, através de um texto dissertativo, a importância do uso do Excel para análise estatísticas, enfatizando a ferramenta do pacote office como uma grande aliada do administrador para evidenciar dados estatísticos da organização.

Com a resolução dos desafios propostos nesta ATPS, será possível compreender na prática o conceito de distribuição de frequência, onde para cada uma das distribuições de frequência apresentadas, será gerado o histograma, o polígono de frequência e a ogiva.

Com base nos estudos em diversas fontes de pesquisa, será abordado o conceito de medidas de posição, medidas de dispersão e variabilidade bem como sua utilização na Administração. Através desses estudos, será apresentada a resolução do último desafio desta ATPS, tendo como base o conceito de que as medidas de dispersão contribuem com a medição do quanto a média aritmética de fato representa os dados em estudo, ou seja, quanto maior a dispersão, menor a média representa e quanto menor a dispersão, mais assertiva é a média.

2 ETAPA 1

2.1 Passo 1

A ferramenta Excel disponibilizada no pacote office é de suma importância para vários trabalhos e tarefas no mundo corporativo e incluindo a área de estatísticas, pois, toda organização que preza a coleta de dados com precisão e concordância, busca realizar a tomada de decisões com clareza e certeza daquilo em que esta sendo-lhe apresentado.

O gestor tem o conhecimento de que para poder ter um documento que nele esta descrito a situação atual de sua empresa, é necessário que haja a estatística presente em todos os momentos das analises de seus dados, por isso o Excel é uma ferramenta que contribui com a sua exatidão em todos os casos e assim possa de maneira objetiva apresentar os seus elementos.

Através da estatística é possível identificar o numero da população de determinada cidade, a média de alunos em uma sala de aula, a mortalidade infantil de determinada região e assim por diante, ou seja, é uma forma que o órgão responsável por um assunto estipulado, usa para poder saber com objetividade os seus fundamentos e seus dados.

Essa ferramenta administrativa disponibilizará não só a uma tarefa organizacional, mas, como também na apuração e sistematização da estratégia a ser considerada na execução de projetos e na distinção do know-how de verificação e controle de possíveis lucros ou perdas. Para que todas essas situações não sejam esquecidas, é necessário que tudo isso seja documentado.

As técnicas da estatística descritiva é coletar dados, e por esse motivo são feitos vários métodos para se encontrar o resultado esperado, por isso é usado as formas média, moda e mediana, pois, são medidas de variabilidade ou dispersão e medidas de tendência central. Esse tipo de estatística busca descrever os dados ao invés de organizá-los. A Estatística é fragmentada em duas áreas relevantes, sendo elas, o tipo em que estamos abordando que é a estatística descritiva e a indutiva. A que falamos em questão, adota gráficos e recursos numéricos para demonstrar os dados, de uma forma objetiva e clara de apresentar os mesmos. A estatística indutiva procura a utilização de amostras para se obter a informação sobre a população.

Na estatística também existe as fases do método estatístico, nele há a coleta de dados que por sua vez, após a sua precisa identificação e a partir de todas as informações colhidas se inicia a exação dos dados numéricos importantes para a sua apresentação.

A coleta de dados possui uma classificação como a coleta direta, nela se obtém dados de fatores obrigatórios como exemplo nascimento, casamentos e óbitos. Nesse caso, o nome já tem relação com o conceito pois, os dados são coletados diretamente das pessoas pesquisadas em questão e possui o fator tempo. Exemplificando, há a coleta continua, que é feita sobre registros constantemente, exemplo, frequência de alunos em uma escola, há a coleta periódica, que por sua vez, é feita em intervalos de tempo com constância, como censos que são feitos de 5 em 5 anos e por ultimo há a ocasional, que é feito com urgência, como em epidemias momentâneas. Há também a coleta indireta, nela se utiliza alguns dados da coleta direta ou da ciência de outras informações que possuem relação com o caso pesquisado, como exemplo uma pesquisa sobre a natalidade, no caso ela foi realizada através de dados apresentados por uma coleta direta.

Nesse conceito existe a crítica de dados, nela procura-se evitar qualquer tipo de erro que possa influenciar de forma relevante nas informações prestadas. Existem as críticas externas e as internas. A externa por sua vez, procura o aspecto dos erros cometidos e qual o seu motivo, as críticas internas, busca averiguar as informações autenticas dos dados da coleta. Nesse conceito é muito usado a apuração dos dados, isso significa o montante e o método dos elementos e a coordenação via fundamentos de seleção. A exposição de dados basicamente persiste na apresentação adequada e objetiva dos dados, como em gráficos ou tabelas, podendo se ter uma análise mais precisa do objeto estudado em questão.

Análise dos resultados é o ultimo em questão, o seu objetivo é tirar conclusões sobre todos os elementos em questão e considerando também, os dois tipos de estatísticas. A estatística trabalha com variáveis, sendo que, para que se possa utiliza-las é necessário verificar a sua necessidade em relação aos dados em questão, as pessoas que fazem analises constantes de dados é importante que saibam que há quatro tipos de variáveis sendo elas continuas, discretas, nominais e ordinais.

Variável continua, é quando os dados formam um intervalo ou junção de números autênticos, como exemplo, a altura de uma pessoa. A discreta é quando o numero pesquisado pode ser finito como o número de alunos em uma universidade. Nominal são aqueles que podem ser ordenados e não possuem ordem de variações, como raça ou cor. E por último a ordinal que por sua vez, são aqueles que podem ser classificados em ordem, como classe social A, B,C e D.

Para se obter as informações da população, muito se utiliza a amostra, no caso os elementos estatísticos são constantemente apurados de um anexo supremo, cujo sua característica é necessário avaliar. População

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com