TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE GESTAO

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE GESTAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  7.595 Palavras (31 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso: Administração

Professor EAD: Pro Me Oderson Dias mello

Pólo: São Luís

ANDRÉIA GOMES COELHO LIMA - RA 365726

ERIKA SOCIDIA ALVES FERREIRA - RA 358359

LUCIANA PEREIRA ROCHA - RA 359957

HIGO JOSE DOURADO GUIMARÃES-RA 374608

TICIANE CHRISTINE DA SILVA- RA 373860

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

ADMINISTRAÇÃO

Turma NR 30 – Semestre 1º

São Luís - MA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ORGANIZAÇÃO QUE ATUALMENTE PASSOU UM PROCESSO DE

MUDANÇA 4

3 MUDANÇA ORGANIZACIONAL CONCEITO: 5

4 QUEBRA DE PARADIGMAS 6

5 COMO A EMPRESA SE PREPARA PARA MUDANÇA

ORGANIZACIONAL....................................................................................................7

6 ENTREVISTA DO GESTOR SOBRE AS MUDANÇAS

ORGANIZACIONAIS....................................................................................................9

GESTAO DE QUALIDADE..........................................................................................9

TECNOLOGIAS DA GESTÃO...................................................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

BIBLIOGRAFIAS........................................................................................................21

INTRODUÇÃO

No cenário atual é cada vez mais de fundamental importância uma análise do ambiente externo, que se mostra mais competitivo e intenso, onde a necessidade de manter o foco é relevante, a fim de afastar situações de vulnerabilidade que tornem possível o fracasso da empresa. Portanto, é mister saber interagir com esse ambiente dinâmico, globalizado e competitivo, por muitas vezes, traiçoeiro, que ora oferece oportunidades de negócios, ora revela a vulnerabilidade de empresas que aparentemente são fortemente atualizadas e bem-estruturadas.

Este trabalho está baseado no conjunto de informações adquiridas através de pesquisa bibliográfica relacionada com a mudança organizacional frente aos novos eventos que exigem das organizações flexibilidade, agilidade e quebra de paradigmas adequando-se às novas realidades e também a importância do papel do gestor na inserção destas mudanças. Além disso, trata-se de um estudo específico sobre a implantação de processos no ambiente hospitalar público, buscando uma melhoria na prestação dos serviços públicos oferecidos à população. Vale ressaltar que na Administração, em quaisquer das esferas, por vários motivos vê-se claramente uma grande dificuldade na efetivação dos objetivos a que se propõe concretizar junto ao público em geral.

O mundo vem passando por inúmeras transformações, e com isso vem mudando também o contexto organizacional. As organizações estão sendo obrigadas a acompanhar essa evolução evitando assim a obsolescência e em decorrência a morte. Para que isso não ocorra, as mudanças organizacionais tem sido o caminho para adequar-se ao ambiente, intensificando a criatividade e a inovação. Contudo, nos processos de mudanças organizacionais estão presentes tradicionalmente obstáculos que precisariam ser superados. Entre esses está resistência às mudanças. Ressalta-se a importância da eficiência da comunicação entre a empresa e seus colaboradores, diante de todos os aspectos da mudança, tornando o processo mais claro e confiável.

Assim este trabalho apresenta uma análise baseada no livro – texto, para o aprofundamento do conceito de mudança nas organizações, o papel do gestor organizacional e as principais tecnologias de gestão organizacional.

O Processo de Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no Hospital Universitário da UFMA

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – HUUFMA é um órgão pertencente à estrutura da Administração Pública Federal, que tem como objetivo reunir prestar serviços assistência à saúde, ensino, pesquisa e extensão na área de saúde e afins. Sendo um hospital de ensino certificado pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde, que integra à Rede Organizacional do Sistema Único de Saúde – SUS e tem características de natureza pública, presta serviços a todos, sem distinção, respeitando os princípios éticos das profissões.

Consciente do seu importante papel na prestação de serviços de saúde à população e considerado como hospital de referência no sistema de saúde do Estado do Maranhão, o HUUFMA procurando elevar o seu atendimento a padrões de normatização nacionais e internacionais, no ano de 2005 criou em sua estrutura organizacional o Núcleo de Gestão da Qualidade – NGQ, com o propósito de implantar, monitorar, manter e avaliar um sistema capaz de garantir a satisfação dos usuários, através de determinação de diretrizes e métodos que viabilizasse o aprimoramento das atividades internas da instituição. Esse sistema se denominou Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.

Esse núcleo viabiliza suas ações através de um coordenador e cinco tutores que monitoram todas as ações de implantação, manutenção e avaliação do SGQ nos setores, que por sua vez possuem um líder da qualidade que atuam como facilitadores das ações da qualidade no âmbito do seu respectivo setor.

Tendo como visão “Formar profissionais na área de saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com