TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE SOCIOLOGIA

Trabalho Escolar: ATPS DE SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERPCENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

SÃO PAULO-MARÇO 2014

Introdução

Durante o desenvolvimento desse trabalho, realizamos diversas leitura e através delas podemos entender o quanto a sociologia nos auxilia na construção da cidadania, pois a sociologia é a ciência que nos explica a dinâmica das sociedades contemporâneas.

Logo a educação e a sociologia juntas criam situações que oportunizam a emancipação dos nossos alunos enquanto sujeito da sua própria prática.

Neste trabalho procuramos demonstrar, que a sociologia está ligada diretamente ao nosso cotidiano educacional.

Sociologia da Educação no cotidiano escolar

De acordo com alguns relatos a sociologia da educação no cotidiano escolar

é o estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que regem, ciência dos fenômenos sociais ou seja ,a sociologia é responsável por pensar o desenvolvimento humano e o processo de interação entre seus vários grupos.

Logo para compreendermos a sociologia no âmbito escolar é preciso que se entenda o que se vem a ser sociologia da educação. A educação é uma das grandes responsáveis pela transformação do ser humano e essa transformação passa o indivíduo para um contexto social, porque a partir do momento da transformação individual essa transformação se refletirá no meio social.

Sendo assim a educação torna-se importante meio emancipação do homem,levando a uma participação mais ativa na sociedade e a torna-se autônomo e com isso torna- se possível grandes mudanças sociais assim sendo a educação é um instrumento capaz de preparar o futuro não só do homem mas também ajuda na construção de um ideal coletivo que levará a um importantes mudanças sociais.

Quando compreendemos a construção de condutas dentro do complexo social nos tornamos capazes de posturas mais abrangentes e criticas com relação ao mundo que nos cerca.

Entendemos que a educação tem um papel impulsionador no processo de crescimento econômico e é instrumento de oportunidade e redistribuição de bens e serviços,assim podemos perceber que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas à estrutura social a que pertence,a escola de um modo geral tem procurado fazer seu papel de socialializador na educação escolar que está relacionado com a formação intelectual e cultural das novas gerações no sentido de prepará-las para a vida social,seu desenvolvimento pessoal mais amplo e para o mundo do trabalho.

ASSISTIR O FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA E ARGUMENTAR AS QUESTÕES: Ensino, cultura e sociedade.

.

Ao assistir assistirmos o filme Entre os muros da escola podemos contatar que:

A escola que a escola atualmente tem se encontrada isolada incapaz de resolver problemas criados pela sociedade.

O filme mostra as dificuldade encontrada nas escolas pública em uma periferia de Paris no entanto poderia ser de qualquer periferia do estado brasileiro ,como por exemplo no Rio de Janeiro ,pois nem é preciso ir até a França para entendermos a realidade que está tão próxima de nós que até passa despercebida .

Os problemas das escolas pública de Paris que assistimos no filme são bem semelhantes infelizmente tanto na ficção como na realidade, professores despreparados para lidar com os problemas que acontece dentro da sala de aula, onde brigas acontece constantemente.

Logo nos perguntamos será que as escolas públicas particulares do nosso estado estão preocupadas com a adversidade presentes no cotidiano escolar e na sociedade?

Infelizmente o que mais ouvimos o atualmente é vamos tentar enxergar o ponto de vista do outro, aceitar as diferenças porém não é isso que tem acontecido na nossa .

A escola deveria oferecer com a igualdade o ensino para todos com liberdade elevação dentro de um espaço que é tão social.

Pois a realidade responde de outra maneira, embora o papel da escola seja compor este espaço por uma estrutura social envolvendo todos os indivíduos(político,religioso e cultural),alguns ainda presenciam dentro do ambiente escolar as desigualdade social.

“QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLR.

A sociologia da educação vem por meio da escola mudar a visão da sociedade em relação as classes sociais permitindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com