TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Dissertações: ATPS De Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro Educacional a Distância

Polo Santo Antonio de Posse

Curso de Pedagogia-Licenciatura

Eleandro de Jesus Conceição – RA 440314

Lucimara de Fatima Bernardo - RA 385831

Solange Aparecida Bezerra Gambarini - RA 385016

Vanessa Cristina de Arruda Boregas - RA 442516

Thais Angelica de Oliveira - RA 444584

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor a distância Profa. Ma. Rosemeire Farias.

Profa. Ma. Rosemeire Farias

Santo Antonio de Posse, 29 de Abril de 2014

Etapa 1

A partir da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) educação escolar no Brasil sofreu diversas mudanças no seu contexto permitindo assim que professores, gestores e até mesmo os alunos passassem a ter voz ativa e autonomia para resolver questões no ambiente escolar, inclusive autonomia financeira, administrativa e pedagógica.

Dentre essas mudanças está a lei n. 9394/96 que estrutura a educação escolar da seguinte forma: educação básica que contempla a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. No entanto vamos aqui dar enfoque a educação infantil e ensino fundamental nesse período comtemplava o ingresso da criança na escola com 7 anos e sua permanência durante 8 anos no ambiente escolar.

No entanto 10 anos depois uma nova lei é criada, a lei 11274/2006 que transforma a educação básica em 9 anos, sendo obrigatório pelos pais a matricula da criança na escola a partir dos 6 anos, e o municipio tem o dever de garantir vagas a todas as crianças nessa idade.

No ensino infantil temos a creche para crianças de 0 a 3 anos e a pré escola para crianças de 4 a 5 anos, nesse período o ambiente escolar ddeve estar preparado para promover o desenvolvimento fisico, psicológico, intelectual e social em conjunto com a familia.

Já o ensino fundamental acontece em 2 etapas:

• - Fundamental I – ciclo de 5 anos para crianças de 6 a 9 anos.

• - Fundamental II – ciclo de 4 anos para crianças de 10 a 14 anos.

Nesse momento subentende-se a criança esta apta ao desenvolvimento da capacidade de aprender já que teóricamente ela tem o domínio da leitura, escrita e do cálculo.

Dentro desse contexto de mudanças, o projeto pedagógico e o espaço físico da escola tiveram que ser adaptados a essas crianças já que elas chegam ao ensino fundamental mais jovens e o contéudo estava preparado para crianças mais velhas.

O corpo docente da escola teve que ser reestruturado para essa nova realidade.

Entendemos que toda essa mudança só foi para melhor, principalmente no que diz respeito ao professor que estava acomodado em sua função sendo apenas um instrumento de transmissão de conhecimentos e não um sujeito ativo que detém o conhecimento e faz uso dele para formar cidadãos.

Esse professor foi obrigado a procurar um conhecimento maior, mais tecnológico e científico para que sua valoração na produção de conhecimentos fosse resgatada pela sociedade e pelos sistemas de ensino.

Todo esse sistema de ensino só tem garantias da sua qualidade quando acompanhado de perto e tomadas medidas que assegurem a qualidade do ensino, essa atribuição é dada ao Ministério da Educação – MEC tem em suas atribuições a coordenação e apoio á educação básica, sua atuação consiste em orientar e supervisionar o cumprimento das leis no que se refere a educação infantil, ensino fudamental e ensino médio através das ações efetivas que possam garantir a qualidade do ensino e permanência das crianças na escola.

Etapa 2

Vantagens e Desvantagens do Ensino de 9 anos

Em tela vamos discorrer em termo simples as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos, em primeiro lugar devemos salientar que esse ensino é uma tendência mundial. Em nosso país tornou meta da educação conforme Lei nº 10.172 de 09/01/2001, que foi aprovada o PNE (Plano Nacional de Educação).

O Ensino Fundamental de nove anos se tornou em nosso meio uma meta para o crescimento e evolução do ensino educacional.

Pela Lei nº 10.172, 09/01/2001 veio à aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), a mesma assegurou que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar e proporcione e elas uma educação de qualidade.

A partir dos 06 anos a criança começa no 1º ano e ao chegar aos 14 anos ela passou a permanecer na escola por 9 (nove) anos. Uma das ideias primordial dessa proposta é diminuir o índice de evasão escolar e repetência.

A implantação desse contexto educacional no brasil foi introduzidos em dois momentos:

a) Lei 11.114, 16/05/2005 alterando o art. 6º da Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Base da educação Nacional. No enfoque ela determinou a diminuição de sete anos para seis anos de idade o ingresso da criança no ensino fundamental, mantendo o dever dos pais ou responsável pela tutela da criança em efetuar a matricula;

b) Lei 11.274, 06/02/2006 foi sancionada e determinando que o Ensino Fundamental no Brasil passasse a ter duração de nove anos.

Uma desvantagem para a criança é que o Ensino Fundamental metódico com as posições das carteiras uma atrás da outra como é hoje a criança pode sentir a diferença, pois, elas veem de um ritmo diferenciado na educação infantil. É notório que a criança nesse espaço tem mais senso de individualidade, nesse período o trabalho do docente é direcionado. Eles trabalham com as crianças com o lado lúdico da aprendizagem, porém, isso se torna um desafio muito grande para os docentes despreparados.

As crianças de todas as faixas precisam receber dos professores o respeito a sua individualidade para que o processo de aprendizagem se torne para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com