TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Artigo: ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuição de Froebel na construção das atividades lúdicas

Em 1816 Froebel fundou sua primeira escola e ao longo de sua carreira pôs em pratica suas teorias pedagógicas buscando o avanço na educação, treinou professores e dirigiu orfanatos. Com suas experiências Froebel fundou seu primeiro Jardim de Infância, elaborou e administrou instruções de brincadeiras e canções para serem aplicadas na escola e em casa. A partir de então rapidamente espalharam-se os Jardins de Infância pela Europa e Estados Unidos e até nos dias de hoje as técnicas são utilizadas na educação infantil e muito valorizadas, ao brincar nota-se que as crianças estão utilizando o primeiro recurso no caminho da aprendizagem, pois representam uma realidade em que criam e entendem suas próprias criações. Froebel considerou o inicio da infância como uma fase decisiva na formação das pessoas, e é consagrado pela psicologia que ainda hoje seguem e recomendam essa teoria e destacam a afetividade e o lúdico como resultado desse conceito.

Concepção

Froebel foi o primeiro pedagogo da educação infantil, ele desenvolveu um aprendizado utilizando as ferramentas voltadas para a sensibilidade utilizando jogos e materias didáticos ricos em expressões, criatividades, que transmitissem o sentimento voltados para uma natureza infantil. Pinturas de rosto, canções, poesias, literatura infantil e teatro entre outras diversas brincadeiras tornaram o motivo de um grande desempenho no desenvolvimento da educação infantil.

Por ser um grande observador de suas próprias atitudes, passou a observar e interpretar as atividades das crianças, despertando interesse pelas experiências da natureza infantil. Para Froebel os elementos da verdade, justiça, personalidade, responsabilidade, iniciativa entre outras coisas importantes para a vida deve ser aprendido na escola onde a criança não só aprende mais vive cada situação. Para que a criança desenvolva tal vivencia é importante que ocorra um trabalho manual e espontâneo com brinquedos e atividades livres como pinturas, teatros, filmes, o canto, literaturas entre outros que as deixem a vontade para expressar sua criatividade de forma educativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com