TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Trabalho Universitário: ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

ALINE WELEN MATIAS MENDONÇA VIEIRA RA 5513120664

ANA LUCIA MENEGHINI RA 5565135799

JOSELITA V. PIMENTA GONSALES

MARIA DO PERPETUO SOCORRO RA 5526978602

RA 6366163729

NILCELENA FERREIRA DE LIMA RA 5722161038

SANTO ANDRÉ – SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

ALINE WELEN MATIAS MENDONÇA VIEIRA RA 5513120664

ANA LUCIA MENEGHINI RA 5565135799

JOSELITA V. PIMENTA GONSALES

MARIA DO PERPETUO SOCORRO RA 5526978602

RA 6366163729

NILCELENA FERREIRA DE LIMA RA 5722161038

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação do professor-tutor a distância Ludmilla Cristina Sauhi.

SANTO ANDRÉ – ESTADO

2014

Sumário

Introdução........................................................................................................................... 04

Reflexões e comentários sobre as resenhas de textos com tema Projetos Educativos........ 05

Projeto Educativo – conceito e sua relevância para educação (síntese).............................. 07

Definindo o tema gerador para desenvolvimento do Projeto Educativo............................. 09

Desenvolvimento do Projeto Educativo – tema Folclore Brasileiro................................... 10

Avaliação pessoal do projeto............................................................................................... 12

Considerações finais............................................................................................................ 13

Referências Bibliográficas................................................................................................... 14

Introdução

Este trabalho foi realizado através de diversas pesquisas e debates em grupo, apresentamos o trabalho com Projetos Educativos e sua importância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Reflexões sobre as resenhas dos textos indicados – tema: Projeto Educativo

A forma de desenvolver projetos inclui um ambiente de aprendizagem onde alunos, professor e novas tecnologias, predispõem de autonomia para construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.

Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem, interrelacionadas com outros pensadores dentre os quais destacam-se: Dewey, Freire e Vygotsky.

É uma mudança radical que deve tornar a escola capaz de: atender às demandas da sociedade; considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos; criar espaços de compreensão a trocas recíprocas do contexto; desenvolver atividades em equipes; proporcionar meios e habilidades no reconstruir integrando de conteúdos no conhecimento; incorporar as novas tecnologias numa expansão cultural.

Os conhecimentos cotidianos emergem estudos a uma motivação intrínseca na interação de conhecimentos científicos. Traçar um plano de ações que vai se completando e transpondo barreiras a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global.

A execução de um projeto evidencia etapas de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem e cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento. O professor pode incitar o aluno na tomada de consciência, articular informações com conhecimento e gerenciar o seu desenvolvimento.

Um grande aliado para desenvolvimento de um projeto e para a educação como um todo, é a informática, que auxilia e facilita o trabalho dos educadores, fazendo com que a escola fique mais moderna e atualizada.

O currículo é outro ponto importante para uma educação de qualidade, ele deve ser reflexivo, com uma perspectiva e planejamento onde se pode pensar em uma visão global do ser humano e seus valores, evitando a prisão curricular de uma educação acomodada e mecanizada que faz sempre a mesma coisa todos os dias. Diante disso a criação de projetos desperta e provoca os alunos a alçarem voo a seus verdadeiros desejos, é preciso coragem para romper com as limitações é ir alem delas refletindo sobre as questões reais da sociedade em que vivem.

Para construção de um projeto em que todos participem é preciso que haja uma interação da escola, dos alunos e também dos pais. É preciso atribuir-lhe perspectiva política, estética, afetivas e tecnológicas e a partir destas questões, é que surgirão os verdadeiros problemas que podem ser usados para dar inicio ao projeto. No começo, poucas disciplinas se unem, mas com maturidade e o reconhecimento que o projeto é importante na realidade educacional, mais disciplinas se unem, levantando hipóteses e soluções para determinado problema.

Para que o trabalho com projetos seja desenvolvido de forma coesa o professor precisa considerar: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos; as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.

Outro fator que favorece essa construção são as parcerias entre gestores, professores, alunos. Essa participação facilita na busca de soluções que viabilizem a produção de novas práticas pedagógicas.

Projetar vai além de uma representação do futuro, demanda preparação para lidar com o desconhecido, o inesperado e flexibilidade para redirecionar os objetivos à medida que as dúvidas e os problemas vão surgindo.

Sem dúvida, o projeto tem que permitir que ao aluno crie a ponte entre aprender e fazer, de modo que ele reconheça a intervenção naquilo que é produzido. Por isso é necessário incentivar a postura de investigador, levando a contextualizar conceitos já conhecidos e desejar descobrir outros.

Projeto Educativo – conceito e sua relevância para educação (síntese)

A escola moderna objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade, para tanto é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. O trabalho com projetos é uma metodologia educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.

O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que estes desejam aprender naquele momento.

A prática pedagógica por meio de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis (inclusive as novas tecnologias) e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem, criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.

Trata-se de uma nova cultura do aprendizado que busca melhorias no sistema educacional, buscando atender às demandas da sociedade; considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos; criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável; desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situações contextuais; desenvolver a habilidade de aprender a aprender, de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, crenças e valores; incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação.

A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas e conexões que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos.

Um projeto é uma atividade do sujeito aprendiz, é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. O papel do educador em suas intervenções é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. Não é só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, o professor deve ensiná-lo a pensar certo.

O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interessante para o grupo e não apenas para alguns alunos ou para professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.

É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridos em função de suas experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas: intenção, preparação e planejamento, execução ou desenvolvimento, apreciação final isto é avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.

Definindo o tema gerador para o desenvolvimento do Projeto Educativo.

O grupo no geral se emocionou com todos os vídeos, mas nos inspiramos no vídeo “Maré Capoeira” que fala sobre o menino Maré, a Capoeira e o seu desejo de continuar praticando essa luta, que vem de geração em sua família.

Este tema foi escolhido por nos remeter a culturas diferentes das nossas, nos despertou o desejo de mostrar a importância do folclore brasileiro e por retratar a deficiência ao acesso à cultura, levando em conta preços elevados de livros, teatro e cinema e poucas fundações culturais que divulguem e tragam para a população acesso a esse tipo de informação e tradição. E principalmente pelo esquecimento dos valores e tradições de nosso país.

O folclore é encontrado através de diversas formas e precisa ser conhecido e valorizado por nossas crianças e futuros cidadãos.

Desenvolvimento de projeto educativo – tema: Folclore Brasileiro

Tema: Folclore

Público: 2º Ano (Alunos entre 7 e 8 anos)

Duração da atividade:

Quatro meses

Objetivo: Geral: Explorar o folclore brasileiro

Objetivos: Específicos: Pesquisar lendas, mitos, crenças e cantigas;

Despertar o interesse por músicas e danças folclóricas, livros histórias e brincadeiras;

Conscientizar sobre a importância dos valores culturais repassados pelos mais velhos;

Conhecer manifestações culturais e religiosas existentes em diversas regiões.

Justificativa: Despertar o gosto pelo folclore regional e sua importância;

Esse tema foi escolhido devido à falta de acesso a cultura de diversas regiões do Brasil, e por se tratar de valores e tradições que estão sendo esquecidos.

Conteúdos:

Educação Física (Danças e Capoeiras);

Artes (Cartazes, murais e brinquedos folclóricos);

Língua Portuguesa (Pesquisa de história e mitos, lendas e parlendas, leitura dos livros de Monteiro Lobato);

História e Geografia (Descrição das diferentes manifestações folclóricas nas do Brasil);

Desenvolvimento: 1ª Etapa: Os alunos farão uma pesquisa na sala de informática sobre parlendas, mitos, lendas e histórias. Em seguida escolherão um texto de cada item para elaboração de uma Cartilha Folclórica.

2ª Etapa: Os alunos terão que fazer uma pesquisa em casa sobre receitas típicas regionais e trazer para discussão em sala e assim serão escolhidas as melhores receitas para serem incluídas na Cartilha.

3ª Etapa: Na sala de leitura os alunos trabalharão com livros de Monteiro Lobato.

4ª Etapa: Nas aulas de artes os alunos confeccionarão cartazes dentro do tema do projeto, também farão pipas e petecas.

5ª Etapa: Os alunos farão danças folclóricas na aula de Educação Física e aprenderão a capoeira.

6ª Etapa: Pesquisar através de livros e da internet, a descrição das diferentes

manifestações folclóricas nas regiões do Brasil, e em um pequeno resumo,

descrever o folclore local para incluir na Cartilha.

Produto Final: Com todas as etapas concluídas, haverá uma Mostra Cultural com apresentação de Capoeiristas e as peças de teatro ensaiadas pelos grupos. Exposição dos cartazes, murais, cartilhas e brinquedos. Durante o

evento serão servidas algumas receitas típicas pesquisadas.

Avaliação: O professor deverá avaliar através da participação e de registro

individuais e em grupo feitos ao longo do projeto. A avaliação será continua.

A avaliação será feita a partir das atividades propostas no projeto. Os textos

com diferentes conteúdos contribuirão para enriquecê-los culturalmente e

também para avaliá-los em todos os eixos.

A participação dos alunos também será avaliada, já que para um resultado

positivo, o projeto depende disso. Registros serão feitos pelo professor continuamente a fim de diagnosticar os

pontos onde intervir.

Recursos Didáticos Expressivos: Produção de peças de teatro, roda de danças, murais e cartazes, pesquisas

de receitas, petecas e pipas, confecção de cartilha folclórica;

Apreciação de obras de Monteiro Lobato, capoeiristas, livros e internet,

pratos culinários típicos, histórias, lendas e cantigas.

Avaliação pessoal do projeto

O projeto foi planejado para ser avaliado de acordo com a participação dos alunos, os trabalhos de pesquisas a serem realizados, o desprendimento e a interação uns com os outros.

Ao finalizarmos este trabalho concluímos que é um projeto de fácil adaptação e muito flexível, podendo percorrer diversos caminhos devido a diversidade cultural do nosso país. Em nossa avaliação o tema escolhido foi muito bom e pode ser aplicado no ensino fundamental I com facilidade. É um tema rico por isso acreditamos que ainda existem inúmeras outras possibilidades de explorá-lo, obtendo-se resultados valiosos.

Considerações Finais

Este trabalho foi realizado com base em diversas pesquisas e nos aproximou (através dos vídeos sugeridos) de um Brasil com crianças simples e que têm sede de aprender. Aprendemos sobre a importância de se trabalhar com projetos educativos e a interação das crianças, auxiliando no processo de aprendizagem, desenvolvendo autonomia e senso de responsabilidade.

Referencias Bibliográficas

ALMEIDA, M. E. B. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. 1999. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9mZI8oP1DZjEwNDBlOTUtNTM3Yi00ZjU0LWJmYzEtZTU1NDQzZTI5OGFl&hl=en_US>. Acesso em: 19 set. 2012.

ALMEIDA, Fernando José. Aprendendo com projetos. Disponível em: <https://docs.google. com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9mZI8oP1DNzUxMzllMjAtMTc1Ni00NmJlLWE5NWYtNWY1ZWJjOWY4Y2Rk&hl=en_US>. Acesso em: 19 set. 2012.

BOOKMAN Education Institute. Aprendizagem baseada em projetos: Guia para Professores de Ensino Fundamental e Médio. Rio de Janeiro: Artmed, 2008. PLT 435.

CORRÊA, Cristina Mara da Silva et al. Projeto Pedagógico: Por quê, quando e como – Educação Infantil. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer &chrome=true&srcid=0ByU9mZI8oP1DMjkxZGNhYzEtNjAyNy00MTU1LWIwYjUtNDJjMzQzZmEzZDNm&hl=en_US>. Acesso em: 19 set. 2012.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9mZI8 oP1DZjAzMDlmNmMtN2E4Zi00YjI5LTgzZGEtNTA4YWM5OTYyOTFi&hl=en>. Acesso em: 19 set. 2012.

VALENTE, José Armando. Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender. Boletim Salto para o Futuro, Brasília, 2002. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByU9mZI8oP1DNzAwNmQ2Y2EtYzlmYy00NWJhLTkwNTAtNmZjMjY4NzFlZGUy&hl=en>. Acesso em: 19 set. 2012.

FAGUNDES, L. C. et alli. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Cadernos Informática para a Mudança em Educação. MEC/ SEED/ ProInfo, 1999. - Acesso em: 28.05.2014

FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994. - Acesso em: 28.05.2014

MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, Papirus, 1997. - Acesso em: 28.05.2014

A invenção da Infância. Direção de Liliana Sulzbach, 2000. Duração 24 min. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=a_invencao_da_infancia>. Acesso em: 19 set. 2012.

Maré capoeira. Direção de Paola Barreto, 2005. Duração 14 min. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=mare_capoeira>. Acesso em: 21 mar 2012.

O menino da favela e a tampa da panela. Cao Hamburguer, 1995. Duração 05 min. Disponível em: <http://educa-tube.blogspot.com.br/2011/6/o-menino-favela-e-as-tampas-da-panela.html. Acesso em 19 set.2012.

Mãos de vento e olhos de dentro. Suzanna Lira, 2008. Duração 13 min. Disponível em: <http://portacurtas.org.br/filme/?name=maos_de_vento_e_olhos_de_dentro >. Acesso em: 19 set. 2012.

...

Baixar como  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »