TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto Multidisciplinar

Casos: Atps Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP.

POLO INTERAÇÃO

ALUANA DIAS NUNES RA: 389589

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA DE ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho acadêmico da disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental - do curso de Licenciatura em Pedagogia apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação à Distância Polo Interação, realizado sob a orientação do Prof. Tutora presencial:

CAMPO GRANDE MS/ 2014

NOMES: RA:

ALUANA DIAS NUNES RA: 389589

Campo Grande MS/2014.

INTRODUÇÃO:

Esse trabalho foi desenvolvido sob orientação do referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e das Leis de Diretrizes e tem como objetivo elaborar uma coletânea de textos e propostas de atividades referentes as práticas que envolvem a temática do Letramento.

Sumário:

Introdução...............................................................03pg

Desenvolvimento.......................................................pg

Atribuições do MEC................................................05 e 06pg

Vantagens e desvantagens do Sistema da Educaçaõ Brasileira......................................pg

Projeto “Alimentação saudável”...................................08 e 09pg

Projeto “Alimentação saudável começa na escola”...........10 e 11pg

Conclusão..................................................................12pg

Referências Bibliográficas............................................13pg

DESENVOLVIMENTO:

Sistema de Ensino Brasileiro.

O MEC tem como uma de suas atribuições coordenar e conceber ações de apoio a educação básica, e zela pela educação infantil , ensino fundamental e médio .São dois os principais documentos que norteiam a educação básica : A LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional . Lei .9394/96 de 20 de Dezembro de 1996. Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.

A atual LDB9394/96 foi sancionado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. Que também em seus artigos descreve a gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15)

Ensino fundamental obrigatório e gratuito (art. 4)

Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica (art. 24)

Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26)

Formação de docentes para atuar na educação básica em curso de nível superior, sendo aceito para a educação infantil e as quatro primeiras séries do fundamental formação em curso Normal do ensino médio (art. 62)

Formação dos especialistas da educação em curso superior de pedagogia ou pós-graduação (art. 64)

A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69)

Dinheiro público pode financiar escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas (art. 77)

Prevê a criação do Plano Nacional de Educação (art. 87)

A LDB conta com 92 art. Sendo assim contempla-se que a Educação básica é o caminho para assegurar que todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Meu processo de alfabetização foi na 1 Nosso objetivo é abordar a importância dos projetos educacionais nas escolas e enfatizar a importância da ligação transdisciplinar nos projetos educacionais. A ideia de projeto com atitudes didáticas surgiram no inicio do século com John Dewey, na chamada Pedagogia viva. Na pedagogia a pratica dos projetos ocorreram para reflexões sobre o papel da escola, ou seja, tornar a aprendizagem ativa, real, interessante para o aluno. Os projetos obtiveram reconhecimento em diferentes períodos da história da educação nos últimos anos.

A educação consiste no conhecimento e na pratica. A prática de projetos é o que podemos dizer da fantástica aproximação da busca da criação do próprio universo, os novos rumos que construímos, dos novos desafios. Todo projeto esta voltado para construção de propostas que detalham objetivos, diretrizes e ações a serem desenvolvidas em grupos ou individuais, definindo responsabilidades coletivas ou pessoais fragmentando o saber.

A transdisciplinar idade vem para complementar à aproximação das disciplinas unindo os pensamentos, organizando discutindo os problemas constaram que através do processo de transdisciplinaridade alicerça o projeto educacional e a formação dos alunos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com