TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Desenho Tecnico

Artigos Científicos: ATPS Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O desenho é uma forma de representar graficamente visões, formas e idéias, podendo ser executado a mão livre ou por meio de instrumentos e aparelhos especiais. O desenho livre, aquele praticado pelos artistas,distingue-se do desenho técnico que segue normas de representação gráfica de entendimento internacional. A normalização do desenho surgiu como estratégia de padronizar as representações gráficas de modo que as soluções propostas possam ser entendidas.(SERRA,2008)

O desenho é a arte de representar graficamente formas e idéias à mão livre, sob a forma de um esboço, ou com o auxílio de instrumentos, com a observância de certas normas. O desenho técnico torna-se assim, o elemento de expressão e comunicação, ou de ligação, entre o projeto e a execução (SILVA, 2001).

Os fundamentos do desenho técnico são universais. Ou seja, independem da cultura e das legislações dos países, de forma a facilitar a globalização do conhecimento. Por isso, o conhecimento das normalizações que rege a disciplina de desenho técnico complementará a formação do engenheiro.

Desenho técnico é usado pelos projetistas para transmitir uma idéia de produto, que deve ser feita da maneira mais clara possível.(ARRUDA,2004)

HISTÓRICO

A comunicação através do desenho é mais antiga que a própria escrita.Comunicação através de desenho existe desde a era pré-historica, com os desenhos nas cavernas. Com o passar do tempo foi aparecendo formas de comunicação através do desenho que apareceram á medida que as civilizações foram evoluindo, como os hieroglifos no antigo Egito.

Surgiram os primeiros desenhos técnicos, por volta do Renascimento. Mas, de acordo com registros históricos, o primeiro uso do desenho técnico consta no álbum de desenho da Livraria do Vaticano, no ano de 1490, o desenhista Giuliano de Sangalo já usava planta e elevação.

Os gregos, em particular Pitágoras e Platão, também perceberam as vantagens do estudo da Geometria espacial e associavam-na ao estudo da metafísica e da religião, devido às formas abstratas que os sólidos

apresentam.

Da Vinci fez uso do desenho técnico para seus inventos, seus desenhos mostravam visões diferentes dos objetos de acordo com o posicionamento do observador.

A geometria também estava intimamente ligada à necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos de áreas rurais, e foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina. a utilização das figuras geométricas e suas combinações se mostraram muito útil na determinação das áreas dos terrenos para fins de arrecadação de impostos.

No século XVII, o matemático e desenhista francês Gaspar Monge (1746-1818) criou um sistema utilizado na engenharia militar com o uso de projeções ortogonais, ou seja, um sistema capaz de representar as três dimensões de um objeto, com precisão, em superfícies planas.é usado como a base da linguagem do desenho técnico.

Para facilitar e padronizar as representações das peças nos planos, a geometria descritiva torna-se fundamental. Entende- se como Geometria Descritiva a ciência que estuda os métodos de representação gráfica de figuras espaciais sobre um plano, resolvendo os problemas em que são considerados até três dimensões (STAMATO, 1972).

Com a Revolução Industrial, aumentou o uso do desenho para projetos e com desenvolvimento houve a necessidade de uma padronização para que a comunicação pudesse ser feita em nível internacional. Assim, a Comissão Técnica TC 10, da International Organization for Standardization – ISO, cumpriu esse papel e tornou a Geometria Descritiva a principal forma de linguagem gráfica da engenharia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com