TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Empreendedorismo - Empresa De Moto Boy

Monografias: ATPS Empreendedorismo - Empresa De Moto Boy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO EM LOGÍSTICA E RECURSOS HUMANOS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

DESAFIO:

Você como profissional da área de logística, juntamente com sua equipe, trabalham em uma empresa de assessoria e consultoria em gestão de recursos humanos. Para atender a um contrato com uma empresa da área de serviços de pet shop, vocês terão acesso a um Dossiê com algumas informações (propositalmente incompletas) sobre uma pequena organização (fictícia). Baseando-se nessas informações iniciais, vocês criarão um case.

O desafio é, portanto, o estudo sistemático de teorias das áreas de gestão de pessoas, a partir do estudo e definição do case voltado às questões do comportamento organizacional. Para tanto, sua equipe devera elaborar (criar, inventar) informações e situações coerentes – a partir do Dossiê e das orientações destas ATPS – para ilustrar alguns problemas que podem ser encontrados no dia a dia de uma organização e propor soluções que tenham embasamento (apoio, base, alinhamento) de teorias da área de gestão de pessoas.

ETAPA 1- PASSO 1 ATÉ O PASSO 4 - DEFINIR E CRIAR UMA TABELA COM O TRAÇOS DE PERSONALIDADES, DIFICULDADES DE PERCEPÇÃO E IMPLICAÇÃO NEGATIVA, RENOMEAR A TABELA COM O NOME DE "TABELA DE COMPORTAMENTO INDIVIDUAIS" E ELABORAR UM RELATÓRIO COM TODAS AS INFORMAÇOES NESSA ETAPA como segue abaixo:

Pet Glamour

Tabela de comportamentos individuais

Funcionário Cargo Personalidade Dificuldade de percepção Implicação negativa

Alba Lourenzação Sócia Extroversão Não possui visão sistêmica Baixa produtividade

João Maria

Lourenzão Sócio-administrador Consciência Resolver as necessidades Aceitação do fracasso

Rui Lemes Gerente Consciência Não tem voz ativa Baixo desempenho profissional

Elaine Vérner Vendedora Agradabilidade Respeitar as normas Baixa produtividade

Leila Xavier Vendedora Agradabilidade Respeitar as normas Baixa produtividade

Léa Julio Jordão Profissional do banho Abertura à experiência Aprender novos conceitos Baixa auto-estima sem reconhecimento

Anita Túlio Jordão Profissional

do banho Abertura à experiência Aprender novos conceitos Baixa auto-estima sem reconhecimento

Éder Seles Prossional da tosa Estabilidade emocional Centralizador e egocêntrico Não trabalha em equipe

Traços de personalidade:

Alba Lourenzão - Adquiriu uma vasta experiência com o salão ao qual trabalhava conseqüência disto ela se fecha somente na área dela, não se envolve profissionalmente com o seu irmão, tem dificuldades de aprender o novo, de ver o ponto de vista do outro, centralizadora.

João Lourenzão - Se formou em administração e queria trabalhar com a área mais administrativa, porém ele reconhece que existe a necessidade de interligar as áreas do pet shop pra que se haja um bom funcionamento, porém não resolve as inúmeras necessidades da empresa.

Rui Lemes – é um ótimo gerente, porém tem que saber que os seus subordinados devem receber e cumprir suas ordens e não esperar que elas sejam respeitadas somente pelos sócios, ele não tem voz ativa nos negócios.

Éder Seles – é um ótimo profissional, porém egocêntrico não sabe trabalhar em equipe, gerando assim um conflito organizacional.

Leila Xavier e Elaine Vérner- estão desmotivadas por verem tantos erros gerências, em conseqüência disto causando nelas a não participação ativa das atividades e regras da empresa, por isso faltam e dão atestados.

Léa Julio Jordão e Anita Túlio Jordão - São ótimas funcionárias, criativas, cultas, porém um membro da equipe está atrapalhando o rendimento delas.

ETAPA 2

PASSO 1 - LER O CAPITULO 9 DO PLT 111 SOBRE MOTIVAÇÃO E CRIAR UMA TABELA DE MOTIVAÇÃO E DEFINIR UM FATOR QUE MOTIVA E OUTRO QUE DESMOTIVA UM DOS 3 GERENTES.

Tabela de motivação

Funcionários Fatores Motivacionais Fatores de não motivação

Alba Lourenzão

Necessidades do ego, status Baixa lucratividade

João Maria Lourenzão

O seu trabalho em si, sua especialidade, metas, objetivos A centralização dos setores

Rui Lemes Progresso, reconhecimento, autonomia Negligências hierárquicas

PASSO 2 - LER O CAPITULO 10 SOBRE STRESS GERENCIAL - PREENCHER O QUESTIONÁRIO "TESTRESS" DISPONIBILIZADO NO DOSSIÊ SOBRE OS 3 GERENTES, E CALCULAR O SCORE DE CADA PESQUISA.

Escore: 40-48 – Escore de 45 - João Maria Lourenzão Bandeira vermelha: Preste atenção, PIS você está navegando em zona perigosa. Possivelmente, você fará bom uso de um terapeuta ou conselheiro.

30-39 – Escore de 30 – Alba Lourenzão Bandeira amarela: Seu nível de stress e de raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle.

10-29 – Escore 29 – Rui lemes: Relaxe você se encontra em uma faixa de normalidade. Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma justificativa.

PASSO 3 - FAZER UM RELATÓRIO COM OS RESULTADOS OBTIDOS NAS ETAPAS 1 E 2, E APRESENTAR AS DIFICULDADES E POSSIVEIS SOLUCÔES PROPOSTAS.

Vimos que a pet-glamour possuiu uma má estruturação organizacional seja ela financeira, gerencial, e das equipes, os gerentes não tem interação, não existe um alinhamento entre os grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com