TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FILOSOFIA

Monografias: ATPS FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

A prática educacional está em constante transformação por quatro incessantes elementos decisórios: à época, o lugar e o contexto sócio econômico político e cultura do local, que são induzidos pelos objetivos e métodos de atitudes pedagógicas no ambiente escolar. Diversas alterações podem constatar e entender através dos acontecimentos históricos, examinando as raízes da antropologia, Epistemologia e Axiologia na educação, suas origens e fatores resolutivos. Dessa forma como novas vertentes de reflexão, princípios morais e éticos aparecerem a cada instante assuntos polêmicos diferentes de temas que afrontam e ofendem nossos valores, presunções e maneiras de notar o mundo. Essas ideias nos incentivam a um pensar crítico e reflexivo exercendo nossa atitude de pensamento filosófico.

E nesse momento que entra o papel do docente transformador e não mais o profissional tecnicista, que só segue a cartilha e não dá liberdade para criatividade, produzindo temas produtivos de reflexão com seus alunos.

Por meio das ciências auxiliares como a filosofia, Antropologia, Epistemologia e Axiologia e Psicologia do professor transformador que obtém o planejamento de suas práxis pedagógicas visando assegurar a eficácia desse ato possibilitando uma educação reflexiva sobre os assuntos tratados e debatidos.

A Antropologia filosófica é o ser humano em si, sobre como ele se retrata e se vê. Apontamos três definições dentre varias na Antropologia são elas a Metafísica, Científica e o Histórico – Social. A Metafísica busca a semelhança na diversidade dos homens, mesmo que cada ser humano seja desigual, na educação existe um modelo a ser seguido. A Científica procura definir a concepção de humanidade e o conceito de ser humano. A teoria Histórica – social estuda cada individuo de diferentes maneiras, a partir dos contextos ao seu redor e do meio em vive.

A Epistemologia é a teoria do conhecimento que se estuda como ocorre o aprendizado, se é aprendido e as maneiras de transmitir esses conhecimentos. Nesse fundamento existe alguns princípios buscar saber de onde vêm nossas ideias. O Inatismo acredita que nossas ideias são formadas desde o principio de nossa existência que não se alteram. O Emperismo considera que as ideias vêm a partir das experiências de vida, em todos os momentos do seu dia-a-dia.

A Axiologia estuda os valores do ser humano na educação, entre eles são estético, moral, ético, político e social e buscando nas bases do ensino esses princípios, para melhor entender e transmitir o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com