TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FILOSOFIA

Artigo: ATPS FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  5.609 Palavras (23 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ANHANGUERA PIRACICABA

CURSO PEDAGOGIA

1º E 2° SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Professora: Solange.

Piracicaba

Setembro/2014

GRUPO: APRENDENDO A FILOSOFAR

Nomes:

Jeinefer Ribeiro da Silva Bueno – R.A 9911156596

Josiani Pegorari – R.A 8405996278

Nadine Roque – R.A 8408101142

Nelimara C. Leite – R.A 8803344841

Tatiane Alves Ramos – R.A 8070794852

Thaís Amancio – R.A 8088891040

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATPS desenvolvida na Disciplina Educação

E Diversidade, sob orientação da Profa. Solange, como nota bimestral.

Piracicaba, S.P

2014

1

ETAPA 1

PASSO 1

2

A composição e o nome da equipe:

A composição da equipe é formada por seis alunas, Jeinefer, Josiane, Nadine, Nelimara, Tatiane e Thaís. O nome escolhido pela equipe foi “Aprendendo a Filosofar”.

3

ETAPA 1

PASSO 2

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

ETAPA 1

PASSO

31

Dissertação: Filosofia, Humanização e Desumanização, Currículo Oculto e o Papel do Pedagogo.

Entende-se que a filosofia nada mais é do que retomar ao seu próprio pensamento para aquilo que já existe e fazer um novo questionamento sobre eles. Gerando assim um senso crítico de cada indivíduo e com isso o mesmo passa a ter uma nova visão de seus conhecimentos.

A humanização dentro da escola se da através de igualdades sociais, onde se inclui o jovem, criando um ambiente social sem preconceitos entre os alunos e professores fazendo com que a criança tenha liberdade para expor suas idéias sendo criativo para atingir metas de desenvolvimento de aprendizagem.

Agindo assim o pedagogo evitar que ocorra a desumanização perante eles, que muitas vezes ocorre através de preconceitos, ou até mesmo quando a criança tem uma maior dificuldade de aprendizagem que os demais alunos e sofre um transtorno por causa disso. Dentro da sala de aula podem ocorrer vários tipos de desumanização e é necessário que o pedagogo fique atento para que isso não ocorra.

Uma experiência vivida dentro de uma sala de aula onde o professor pedia para seus alunos que respondessem a uma pergunta, e quando algum aluno não sabia o professor menosprezava esse aluno usando de palavras negativas chamando os mesmos de burros incapazes de serem pessoas de sucesso e denegrindo a imagem dessas crianças, com isso esse professor estava demonstrando um currículo oculto dele onde achava que todas as crianças deveriam ter o mesmo conhecimento que as demais e quando isso não acontecia acreditava ter o direito de menosprezá-las.

O pedagogo tem que aprender a identificar os problemas dentro de uma sala de aula, para que com isso consiga desenvolver suas atividades, respeitando os limites e conhecimento de cada aluno.

Para que consigamos mudar o mundo não basta apenas somente o meu próprio conhecimento, não podemos ser um dogmático, temos que aprender a aceitar os conhecimentos e opiniões de outras pessoas. A criança também tem seus próprios conhecimentos muitas vezes trazidos de casa ou de sua própria

32

comunidade, e caberá ao pedagogo aceita-la e assim usando de seus conhecimentos críticos reflexivos para aproveitar esses conhecimentos e junta-los com os seus para criar e executar métodos de ensino que possam talvez amenizar os problemas mundiais da educação.

33

ETAPA 2

PASSO 1

34

Axiologia: Valores, Moral, Cidadania e a Estética da Educação

Nos dias atuais valores perderam o seu devido sentido, passando de valores de conduta, para valores monetários, ou seja, nada se tem valor, mas sim um preço.

Nós vivemos em um mundo mesquinho, que muito se ganha e pouco se da, faltando a generosidade com aquele que não se tem nada, falta bondade, e vontade de se ajudar o outro, colocando no lugar dele, fazendo o bem sem querer nada em troca.

Dentro da educação o professor ensina a moral mesmo que não tenha interesse, pois com sua própria conduta (moral) em sala de aula reflete em seu aluno a sua postura (moral) e com isso ocorre a construção da moral, pois isso acontece entre dois ou mais seres vivos.

A criança em sua infância não possui a capacidade de responder e de pensar por si própria e ela obedece as normas impostas pelos outros sendo preciso ser mandada por professores, adultos, ou seja, outra pessoa, ocorrendo a heteronomia. Quando a criança atinge certa idade, após adolescência ela passa a ser capaz de compreender o que é ser mora, passando por um processo de desenvolvimento da sua moral, sendo uma conquista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com