TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Pedagogia

ATPS

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS

DA EDUCAÇÃO

Curso: Pedagogia - Licenciatura

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Alunas: Cleunete Biasi                 RA: 7929685203

               Josinete de Souza                 RA: 7703629804

   Mariana S. Tomim                     RA: 7988610667        

   Silvia Dos S. Rocha          RA: 7543600968

                           

Tutora Presencial: Thais Cristina Mateucci

 [pic 2]

                                                 

Guarulhos

11/2014

Introdução

        Toda sociedade possui sua estrutura, seus próprios, meios e mecanismos, seu sistema familiar, sua cultura, suas normas, hábitos, costumes, a sociologia preocupa-se com o funcionamento dessa sociedade.

O significado de Sociologia e suas contribuições para a educação.
        
Sociologia é ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a sua comunidade ou aos diferentes grupos que formam uma sociedade. “A sociologia nos permite melhor entender a função de educação e sua relação com a sociedade cultura”.        Dentro do âmbito educacional a sociologia para futuros educadores, possa a ser uma disciplina fundamental a instituição educacional.

        A Sociologia da educação estuda fenômenos educacionais; educação como processo social global que abrange toda a sociedade, os sistemas escolares e suas estruturas, indo até as salas de aulas e incluindo o papel do professor, como formador de opiniões e futuros cidadãos cabendo a esse o respeito à condição social e ao meio a qual seu aluno pertence.

Definição de sociologia

*Ciências que estuda relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou dos diferentes grupos que formam uma sociedade.

*Ciências humanas, que tem como objetivo de estudo a sociedade e sua organização social, os processos que se interligam.

*Ciências humanas, que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações grupos e instituições.

*A sociologia estuda o comportamento do ser humano em função do meio em que vive.

Contribuições para educação

*Auxilia no entendimento do funcionamento de instituição.

*Na compreensão do sistema educacional como processo social, global que ocorre na sociedade.

*Na organização do sistema escolar, o conjunto de sua estrutura, de sustentação como parte social mais global.

*Entendimento de que a sala de aula é um subgrupo de ensino.

*Auxilia no papel do professor, como agente social e mediador de aprendizado.

*Estudar e analisar os padrões e interações da escola para a comunidade.

*Conhecimento do meio social.

Compartilhamento de opiniões

         A sociologia da educação fornece a sociedade o levantamento de problemas pondo em discussões propondo soluções. A sociologia como ciência fornece ao educador, suporte para o entendimento de seus problemas cotidianos.

         A sociologia da educação, nos mostra que nossa sala de aula é um subgrupo, que está inserido em um contexto social com suas diferenças, dando suporte para o educador entenda para conciliar. E o principal não ignorar o meio social de o qual pertence seu aluno se encontra.

        Este grupo após discussão conclui que a sociologia como ciência, faz-se entender que o individuo para se tornar social, passa por um processo de socialização, pois sozinho o ser humano não vive esta implícito em sua natureza, sendo que o individuo sofre influencia através, de sua família, cultura e contexto social, ficando impossível sua socialização sem convívio e o contato com outras pessoas, no entanto torna-se necessário acatar regras que sejam comuns a todos. Segundo Durkeim, a convivência na sociedade e impossível sem educação, elemento adaptador na integração do individuo na sociedade.

           A sociologia da educação nos mostra que a escola tem dois importantes papeis, ao mesmo tempo em que transmite a mora social, permite ao individuo conhecimento de especializações técnicas necessárias para a profissionalização futura. O educador passa a ser o mediador das duas funções, a sociologia permite através de estudos entender como funciona a sociedade e o papel da instituição dentro da mesma, sabendo-se que as realidades sociais são diferentes e o entendimento disso pode-se levar a transformação, assim como disse Paulo Freire: SE A EDUCAÇAO SOZINHA NÃO PODE TRANSFORMAR A SOCIEDADE TAO POUCO SEM ELA A SOCIEDADE MUDA.

Ensino, Cultura e Sociedade.

           Os problemas enfrentados por uma sociedade, sua desigualdade sua relação entre os mais favorecidos e os menos privilegiados transpassam toda e qualquer fortuna como no filme a sociedade citada européia e bem sucedida, nem de longe poderíamos esperar tal semelhança com o terceiro mundo.

         O que nos mostra que a divisão de uma sociedade capitalista torna-se igual independente de sua geografia. Onde imaginaria que um dos países mais culto sofreriam problemas escolares semelhantes aos nossos. Alunos desinteressados e violentos, conteúdos escolares que não causam interesse, educadores desmotivados e avaliações que rotulam os jovens. O papel do professor assim como no filme é despertar os alunos que a educação pode ser transformadora, apesar de ser difícil despertam em alunos que carregam tantos problemas sociais e familiares que o começo da solução para seus problemas encontra-se na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (199.3 Kb)   docx (91.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com