TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Filosofia

Trabalho Universitário: ATPS Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

A VERDADEIRA FILOSOFIA É REAPRENDER A VER O MUNDO

Para entendermos melhor a filosofia é necessário saber, o que é filosofia? É uma palavra de origem grega (philos+sophia) que significa “amor à sabedoria”.

Nesse sentido, podemos também conceituar a filosofia como um conjunto de raciocínios dentro de uma resiliência (como se derretesse o ouro e dali retirasse toda a impureza), por isso, é a ciência que estuda a veracidade das coisas.

Notamos que no nosso dia a dia é quase impossível viver sem filosofia, porém ela estar em todos os setores é de fato, que surgem ao nosso redor inúmeras dúvidas de vários acontecimentos. A filosofia, por sua vez exige compreender o sentido das coisas pela raiz não se conformando com respostas imediatas, táticas, mas, todavia, ela é estratégica, instigadora buscando a realidade dos fatos. Na maioria das vezes falamos em “filosofia de vida”, compreendendo essa expressão é conhecer as experiências das pessoas suas reflexões e seu ponto de vista para determinado caso em questão.

Os filósofos têm debruçado em vários campos de pesquisas onde em alguns casos tem dado mais enfoque aprofundando-se cada vez mais.

Eis aqui alguns campos das investigações filosóficas: a lógica, a metafísica, a teoria do conhecimento, a epistemologia, a antropologia, a axiologia, a filosofia política, a ética, a estética, a filosofia da linguagem e a filosofia da educação.

Cada uma estuda especificamente os objetivos de sua área.

Lógica: do grego “logos, razão, teoria”; mais primitivamente “palavras”. Investiga as condições da validade dos argumentos e da as regras do pensamento correto.

Metafísica: (do grego “meta”, “além de”). Também como Antologia, estuda o “ser enquanto ser” isto é, o ser independentemente de suas determinações particulares; estudo do ser absoluto e dos primeiros princípios.

Teoria do conhecimento: estuda as relações entre sujeito e objeto no ato de conhecer. Por exemplo, se o conhecimento deriva principalmente de nossas sensações, etc.

Epistemologia: (do grego episteme, “ciência”) estuda o conhecimento cientifico do ponto de vista critico, isto é, do valor de suas hipóteses, do seu método, das suas conclusões alcançadas, da sua natureza; também chamada filosofia das ciências e teoria do conhecimento cientifico.

Antropologia: (do grego “anthopor”, “homem”). Investiga a concepção do se humano, ou seja, a partir do que o ser humano é, reflete sobre aquilo que se pensa que ele deve ser.

Axiologia: (do grego axios, digno de, o que vale). Também chamada filosofia dos valores, reflete a natureza e as características do valor.

Filosofia política: (do termo grego “politiké”, derivado de polis, “cidade”). Reflexão de poder entre os cidadãos, a sociedade e o Estado, a avaliação das formas de regimes políticos, os fins da política; a violência.

Ética: (do grego ethos, “costume”) também chamada filosofia moral, reflete sobre as nações, os princípios e os fins que fundamentam a vida moral; o que são o bem e o mal, a liberdade e etc.

Estética: (do grego aisthesis, “faculdade de se sentir”, compreensão pelos sentidos). Também chamado como filosofia da arte, reflete sobre a arte e o sentimento que as obras de arte despertam nos seres humanos. Analisa criticamente o belo e o feio.

Filosofia da educação: reflexão sobre a educação e a pedagogia. Investiga o ser humano que se quer formar, valores emergentes que se compõem a outros, já decadentes, e o pressuposto do conhecimento subjacente aos métodos e procedimentos utilizados.

Entende-se por senso comum o modo de pensar da maioria das pessoas, lembrando que tanto a ciência como o bom senso não são as únicas formas de conhecimento que o homem apresenta para descobrir e entender a realidade.

O bom senso é necessário fazer uma alto-análise para adequa-la, transforma-la e até mesmo descobrir os valores recebidos. Nessa síntese, não precisa ser feito grandes estudos, mas a ligação de conhecimento humano à vida ao nosso destino é essencial para que possamos distinguir o que queremos ou não.

A ciência é uma sequência de estudos tornando-se cada vez mais clara e objetiva com ênfase rigorosa. Por meio da ciência e das tecnologias tão elevadas o mundo demonstra-se mudado em todos os campos.

Considerando a ciência ainda como recente, com seu surgimento no século XVII, onde Galileu estabeleceu metas astronômicas e físicas delimitando os objetos estudados e suas regularidades. A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre os fatos ou aspectos da realidade, podendo assim reafirmar ou descobrir novas coisas, dessa forma ela cresce e caracteriza-se como um processo.

Como futuros educadores muito nos preocupa co m questão da qualidade de profissionais.

A valorização da profissão deve começar pelos cuidados com a formação do professor.

Os cursos de pedagogia e licenciatura devem oferecer uma compreensão da educação que desenvolva um trabalho pedagógico além de senso comum.

Destacam-se três aspectos importantes na formação do professor:

Qualificação: no qual o professor precisa adquirir conhecimentos científicos.

Formação pedagógica: onde essa atividade educativa supera os níveis do senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada.

Formação ética e política: o professor educa a partir de valores, garantindo a competência do professor, por meio domínio dentro da área escolhida. Nesse caso, o professor precisa ter acesso às contribuições das ciências auxiliares da educação, da filosofia da educação e da história da educação. O professor desenvolve um trabalho intelectual transformador. Por isso o professor não pode estar alheio aos acontecimentos de seu tempo, sempre atento aos valores políticos e morais. A formação ética e política do professor permite a melhor compreensão a respeito da aprendizagem, a fim de evitar a manipulação do educando.

A expressão “tia” inserida em sala de aula é retrograda quanto ao profissionalismo do educador inspirando um ar domestico pertencente a algum grau de parentesco, porém, o professor deve ser respeitado tendo outras formas de tratamento. Dessa forma, dar-se a entender que somente pessoas do sexo feminino podem ser professor e daí virão outros entendimentos como salários mais baixo, desprestígios, entre outros. O professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com