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Por:   •  17/5/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

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PROJETO MULTIDISCDIPLINAR III:

São José dos Campos

Junho / 2013

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia / 5º Semestre

Heloisa Helena Pontes do Amaral – 2314341809 – SJC

Kleber Alexandre de Paula – 4336819542 – SJC

Márcio Francisco Martins – 3306507054 – SJC

Maria Cristina Ramos Marinho – 2307349443 – SJC

Thalita de Castro Braga Vilas Boas – 2320370304 – SJC

PROJETO MULTIDISCDIPLINAR III:

Trabalho de Projeto Multidisciplinar III apresentado à professora Adriana Tonato Camarotti da Faculdade Anhanguera – Uniderp, polo de São José dos Campos – SP para fins de avaliação parcial nesta disciplina do curso de Pedagogia.

São José dos Campos

Junho / 2013

APRESENTAÇÃO.

Este trabalho visa o conhecimento sobre a aprendizagem baseada em projetoseducativos e suas estruturas dentro do contexto pedido.

DESENVOLVIMENTO.

RESENHA: Aprendendo com base em Projetos

A aprendizagem por meio de projetos é a mudança sugerida para a formação do aluno na sua totalidade. Um projeto gera situações de aprendizagem reais e diversificadas ao mesmo tempo. Favorecendo seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural, social construindo sua autonomia.

A origem da palavra projetos deriva do latim projectus, que significa algo lançado para frente. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Envolve-os nas elaborações das atividades e valoriza a sua participação. Por ser muito complexo, o projeto não tem um modelo pronto, e ao elaborar um, deve-se conhecer bem o que se quer, ou seja, sua intencionalidade.

Sabendo que as necessidades de hoje não são comparadas com as de vinte anos atrás, surge então a precisão de uma educação não só de conhecimentos específicos, mas cidadãos críticos, pensantes, comunicativos, capazes de resoluções, planejamentos, etc. Que sejam capazes também de adaptar as mudanças cada vez mais aceleradas das tecnologias (computador, internet, vídeo, televisão).

Um projeto de aprendizagem é um projeto de investigação, e só podemos investigar se soubermos o que investigar.

Dentre as muitas dificuldades encontradas ao trabalhar interdisciplinarmente entremídias, saberes e protagonistas (gestores, professores e alunos), é válido ressaltar os cronogramas acirrados da escola, já que os projetos não tem data fixa para serem concluídos. Além disso, destaca-se a falta de profissionais qualificados para integrar as duas áreas do conhecimento, educação e informática. Para tanto, Lévy (1998) afirma que as novas tecnologias utilizadas como ferramentas pedagógicas na escola redefinem a função docente e agregam às práticas de ensino e aprendizagem à novos modos de acesso aos conhecimentos. O desconhecimento de uma das áreas desvirtua uma proposta integradora das mesmas.

“Esse processo se constitui num exercício e aplicação do que já se sabe” (Almeida, 2002) a respeito do tema “Não deve ser assumido pelos alunos como imposição do professor tampouco pode ser fruto de uma curiosidade circunstancial dos alunos. O tema gerador deve constituir-se em desafio, algo que mereça, investimento de tempo e esforço cognitivo” (Barbosa, 2004).

Cabe ao professor deixar de ser só o transmissor e criar situações para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, acompanhar todo o processo de aprendizagem, incentivando-os a pensar em coisas que gostariam de aprender e de fazer; conhecer o universo cognitivo,

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