TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Metodologia científica

Seminário: ATPS: Metodologia científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Seminário  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Etapa 1 A relevância da Pesquisa para o Serviço Social

Toda pesquisa se inicia para sanar uma duvida a qual tem como objetivo descobrir respostas para problemáticas mediante a introdução de procedimentos científicos.

Desta forma podemos entender que a metodologia científica, permite a busca de novos conhecimentos da realidade social. Quanto às finalidades da pesquisa social, tem a razão da ordem intelectual, quando baseadas no desejo de conhecer pela simples satisfação de agir, e são classificadas em pesquisa pura e aplicadas. Na pesquisa pura busca o progresso da ciência, ou seja busca o desenvolvimento do conhecimento cientifico. E na pesquisa aplicada tem pontos de contato com a pesquisa pura, pois depende de suas descobertas. Porém tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e conseqüências práticas dos conhecimentos. Cada pesquisa social tem um objetivo específico, mas é possível ordená-las em agrupamentos amplos.

Partindo da necessidade de determinados parâmetros e instrumentos, como a teoria, a produção do conhecimento, a pesquisa e a criatividade para o pesquisador são fundamentais, estimula-se o desenvolvimento do espirito critico, observador e argumentador do pesquisador para que se possa ver a realidade com clareza, analisando, refletindo à luz das concepções teóricas e filosóficas.

Metodologia Cientifica então, é uma disciplina que consiste em estudar, avaliar os métodos variados disponíveis, identificando as limitações de suas utilizações, examinando as técnicas de pesquisa, gerando e verificando novos métodos na busca do saber, nos fornecendo a base para elaborar projetos, teses, hipóteses científicas de acordo com as normas da ABNT, ou seja, o corpo de regras e procedimentos estabelecidos para a realização de uma pesquisa.

Para TARTUCE, (2006), metodologia cientifica, ”se refere a método e ciência, um caminho que se chega ao fim, a um objetivo”, não sendo um simples conteúdo a ser decorado, mas como na pedagogia é um aprender fazendo, assim como DEMO, (1996, p.5) cita ”a introdução do gosto pela pesquisa”. Ou seja, metodologia é mais do que técnicas, e sim articulações da teoria à realidade,pensamentos sobre essa realidade, pois,

“... quem sabe o que está buscando e aonde quer chegar, encontra os caminhos certos e o jeito de caminhar.” (MELLO, 1978, p. 12).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com