TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PET GRAMOUR ETAPA3 E 4

Monografias: ATPS PET GRAMOUR ETAPA3 E 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 10

Tabela de Comportamentos Individuais

Nome

Traços de Personalidades

Percepção/Concepção

João Maria Lourenzão

Consciência e Estabilidade emocional

- Uma pessoa trabalhadora, no entanto não esta sendo confiável pela irmã (Sócia).

-Também depressivo, por se sentir sobrecarregado com a administração.

Alba Lourenzão

Abertura a experiência

- Na oposição, não quer misturar sua equipe com o resto da empresa.

-Também não participa da administração.

Rui Leme

Consciência e Estabilidade emocional

-Trabalhador, mas desorganizado.

-ansioso e depressivo pela falta de controle do estoque.

Anita Túlio Jordão

Consciência e Estabilidade emocional

-Trabalhadora e confiável.

-mas depressiva com a arrogância de Eder Seles (tosa).

Léa Júlio Jordão

Consciência e Estabilidade emocional

-Trabalhadora e confiável.

-mas depressiva com a arrogância de Eder Seles (tosa).

Éder Seles

Estabilidade emocional e Agradabilidade

-É autoconfiante no que faz, mas arrogante.

- com isto, desagradável, não consegue trabalhar em equipe, se achando mais que os outros.

Leila Xavier

Abertura à experiência.

-Por oposição, não demonstra muito interesses, com isso as ocorrências de atraso e atestados médicos.

Elaine Vérner

Abertura à experiência

-Por oposição, não demonstra muito interesses, com isso as ocorrências de atraso eatestados médicos.

Relatório 1

Neste relatório, de acordo com o dossiê (pet glamour) foi feito a tabela onde define os traços de personalidades de cada personagem, de acordo com a tabela 7.1 (do livro texto, proposto pela teoria big Five). Também foi lido individualmente o capítulo 8 do PLT 111 para que entendêssemos as características de percepção/concepção.

Para que pudéssemos chegar a esta conclusão, analisamos a tabela 7.1, e cada um da equipe deu a sua opinião. Discutimos e chegamos a um consenso, o qual segue na tabela anexada, tendo alguns personagens mais que um traço de personalidade.

Para definir a dificuldade de percepção de cada personagem, todos os integrantes, leram o dossiê e comentaram sobre as formas que entenderam. Colocamos em debate para que chegássemos a uma opinião mais próxima da visão de cada um.

Atribuímos a cada personagem do pet glamour, uma implicação negativa em seu comportamento causada por seu modo de percepção.

Não encontramos dificuldade para isso, pois na nossa concepção, a pet glamour não conta com funcionários comprometidos com um todo dentro da empresa, sendo assim, seu comportamento organizacional acaba sedo comprometido, por isso, os conflitos entre eles. Mostra-nos que não foram feito planejamento algum para a criação da mesma,não se preocuparão com as definições claras de cargos entre os sócios, com isso as divergências constantes sobre as responsabilidades. Os funcionários deveriam passar por um processo de reciclagem; motivação e conscientização também levariam a uma concepção diferente de cada colaborador e trariam benefícios a todos da organização.

Após a revisão, verificamos como ficou a tabela, e concluímos que a mesma ficou de forma bem clara para que possamos ter uma visão do perfil comportamental de todos os integrantes do pet glamour.

Tabela de Motivação dos Gestores

Gestores

Fator Que Motiva

Fator Que Desmotiva

João Maria Lourenzão

(Sócio)

A motivação de João vem da realização do sonho de ter seu próprio negócio.

A falta de colaboração da irmã na administração.

Alba Lourenzão

(Sócia)

Ter realizado um sonho de seu próprio pet shop.

Achar que o irmão é o responsável pela queda do faturamento da empresa.

Rui Leme

(Gerente)

O que acaba motivando Rui é o fato de ter um bom cargo dentro do pet shop.

O fato de não ter o controle do estoque por culpa dos funcionários.

Relatório 2

Definimos os processos motivacionais que envolvem os gestores do Pet Glamour, e criamos uma nova tabela para dispor esses fatores, identificando o que motiva e desmotiva cada um deles. Também foi lido o capitulo 9 do PLT 111.Para definir o impacto do stress no comportamento dos gestores, lemos o capitulo 10 do PLT 111 e depois usamos o questionário “TESTRESS” disponibilizado no dossiê, respondendo como se fosse o próprio personagem, em seguida foi feito o calculo de cada pesquisa.

O teste ficou assim:

Rui Leme – alcançou 28 pontos, estando dentro dos parâmetros da normalidade.

(Relaxe1: você se encontra em uma faixa de normalidade. Você deve ficar irritado apenas ocasionalmente, mas geralmente com uma boa justificativa.).

Alba Lourenzão – teve 30 pontos, estando em um estagio do stress bem desagradável.

(Bandeira amarela2: Seu nível de stress e de raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle).

João Maria Lourenzão – atingiu seus 31 pontos, dos gestores o mais estressado.

(Bandeira amarela3: Seu nível de stress e de raiva contida é alto e você deve estar sentindo-se agressivo às pessoas, ainda que sob controle).

Analisando e classificando o grupo pet glamour, entende-se como um grupo formal.

Entendemos por grupos formais aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os seis membros da tripulação de um voocomercial são um exemplo de grupo formal4.

Respondendo as perguntas.

Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

Agrupam-se de forma desorganizada, não vendo a equipe como um todo, se isolando em grupinhos que desfavorece a empresa de forma que vem caindo o lucro da mesma, enquanto deveriam se unir para reverter esta situação.

Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

Os agrupamentos formais são de uma forma forçada, não tendo um comprometimento natural dos integrantes.

Já nos informais é diferente, a formação de grupinhos (panelinha) parece ser mais definidas, principalmente os da (sócia) Alba Lorenzão.

Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

Entre os irmãos (sócios, Alba e João Maria.), o fato de culparem um ao outro a falta de colaboração. Alba diz que o irmão não esta fazendo uma boa administração, por sua vez João questiona a falta de interesse de Alba em participar do processo administrativo.

Rui, o gerente fica perdido por não ter autoridade o suficiente dentro da empresa, no entanto fazem retiradas do estoque sem nenhum registro dificultando o controle de entrada e saída de materiais.

Léia e Anita (banho) se conflitam com Éder (tosa) por se acharem maiscompetente que o outro.

Leila e Elaine sempre se atrasando ou acumulando atestados médicos.

TABELA DE GRUPOS FORMAIS

GRUPOS FORMAIS

NOMES

CONFLITOS DETECTADOS

Resultado do EDE

Sócios do Pet Glamour e gerente

Alba Lourenzão

Falta de interatividade dos integrantes dentro da administração.

Comunicações:

Restritas, cautelosas

João Maria Lourenzão

Rui Leme

Banho e tosa

Éder Seles

Acabam dividindo o grupo em duas partes por falta de união.

Grau de apoio recíproco:

Cada um por si.

Léa Júlio Jordão

Anita Tulio Jordão

Vendedoras

Leila Xavier

São desmotivadas e por isso não demonstra o menor interesse.

Objetivos da equipe:

Não compreendidos.

Elaine Vérner

Relatório 3

Nesta etapa foram feitas as formações dos grupos, sua transformação em equipe e suas características.

Analisamos a formação dos grupos através da leitura do texto: definindo e classificando grupos, disponibilizado no docs.google.com. respondemos as perguntas sobre os integrantes da empresa, criamos uma tabela e nomeamos de “Tabela de Grupos Formais”, incluímos os itens: identificação do grupo formal (nomeados), componentes do grupo (nome de cada personagem) e os conflitos detectados.

Definimos a escala de desenvolvimento de equipe (EDE) dos grupos formais do Pet Glamour através da leitura do capitulo11 do PLT 111 (p. 115-120) e a incluímos junto a tabela de grupos formais

Consolidando os problemas detectados durante a realização das etapas 1-3.

É de fácil visão que se trata de uma equipe totalmente despreparada, a começar com a administração, não tem entrosamento, se tornando uma equipe fragilizada e insuficiente. Alba, sócia e encarrega pelo banho e tosa não se preocupa com a administração e nem com a gerência, se fecha num mundinho próprio e acha que basta cuidar de seu setor e pronto. João Maria, seu irmão, fica reclamando a falta de pró-atividade de Alba, enquanto Rui, o gerente, se encontra de mãos atadas, não conseguindo controlar o estoque, por falta de colaboração dos demais, por sua vez lhe falta autoridade.

O pessoal do banho (Anita e Léa) e tosa (Éder) se fazem individuais se achando um melhor que o outro, por outro lado deveriam se unir e se dedicarem em aumentar o grau de apoio recíproco como descreve o EDE, enquanto as meninas de vedas (Elaine e Leila) não se comprometem com o quadro geral da empresa.

Apresentação do contexto atual do Pet Glamour em termos Eficiência; Eficácia e Efetividade.

Podemos dizer que o Pet Glamour é uma empresa carente de propósitos, sendo deste modo podemos avaliar que em relação a Eficiência, Eficácia e efetividade ficarão assim:

Eficiência: apesar deconseguirem tocarem o Pet Glamour, não está conseguindo reduzir os custos; não conseguem reduzirem os tempos nas operações, gasta o tempo com conflitos, por consequência a diminuição de procura de seus serviços e a queda dos lucros.

Eficácia: não consegue atingir a consecução dos objetivos pretendidos, falta a conscientização do trabalho de equipe e a busca sistemática de resultados.

Efetividade: falta ética no grupo, não tem o pensamento voltado ao cliente que deveria ser priorizado, deixam a desejar com a responsabilidade publica.

Descrevendo e explicando o que seria ideal em termos de:

Eficiência: deixar os atritos de lado, reduzirem custo, administrar melhor o tempo nas operações e aumentar a produtividade. Gastão muito tempo procurando o culpado em vez de solucionar problemas.

Eficácia: dar mais atenção aos objetivos a serem alcançados e aos resultados sistemáticos, no entanto não se atentam a servirem, somente cobram resultados independentes.

Efetividade: deveriam estar mais ligados a ética e a responsabilidade publica, o que não é a realidade, e quem paga por isso são os clientes que por sua vez perdem a confiança no trabalho do grupo.

Levantando os problemas e definindo quais são os empecilhos para que a empresa atinja sua:

Eficiência: ausência de interação do grupo com a falta de comunicação e comprometimento.

Eficácia:não se focam em objetivos coletivos e resultados.

Efetividade: a falta de ética e responsabilidade com os clientes.

Propondo soluções aos problemas detectados de forma a que Pet Glamour consiga atingir seu nível ideal em termos de:

Eficiência: treinamento profissional e motivacional aos funcionários.

Eficácia: foco nos interesses dos objetivos e resultados da empresa.

Efetividade: maior atenção a ética e aos clientes

“Tabela de Performance do Pet Glamour”

Situação atual

Situação ideal

Entraves e soluções

Eficiência

Administração e funcionários com baixo desempenho de envolvimento com custos, tempos nas operações e produtividade.

Maior concepção nos atos da empresa para melhor desempenho

Falta de treinamento e motivação de funcionários e administração despreparada.

Treinamento e desenvolvimento do grupo.

Eficácia

Por sinal, deixam tudo pelo acaso, sem se preocupar com os parâmetros necessários.

Se atentarem aos objetivos e resultados

Não há percepção dos objetivos e resultados.

Planejamento, preparação e execução das consecuções esperadas.

Efetividade

Conflitos internos dispersam a ética e o bom atendimento aos clientes.

Respeito reciproco interna e externamente.

Individualismo de equipes.

Fazerem da ética o ar que respiram e responsabilidade com seu publicoResumo final.

Introdução (breve histórico da empresa).

O Pet glamour é a realização do sonho de dois irmãos que sonhavam em empreender, Alba Lourenzão e João Maria Lourenzão compartilhavam o gosto por bichos de estimação, então resolveram montar um Pet Shop. Alba era cabelereira e passou a ser responsável pelo banho e tosa. Seu irmão acabara de se formar em administração de empresa, então ficou responsável por cuidar dos negócios da empresa; fizeram um empréstimo no banco para a conquista de seu ideal.

Contrataram Rui como gerente, Leila e Elaine de vendedoras, Léa e Anita para banho e Éder na tosa. No ultimo ano o faturamento da empresa caiu 4% e Alba começou a culpar o irmão, ela alega que ele não tem administrado a empresa com a competência necessária, e João se diz sobrecarregado, pois a irmã não o ajuda com a administração.

Cenário atual (comportamentos individuais e grupais; Eficiência Eficácia e Efetividade).

Atualmente, os personagens do Pet Glamour não estão se entendendo devido a muitas discussões, o clima anda muito pesado entre eles e por consequência deixam de alcançar seus objetivos, a administração de tempo e de materiais está se perdendo, no entanto quem sofre com isso são os clientes que não recebem o devido atendimento.

As intrigas são tantas que já contaminou o grupo inteiro, nenhuma das equipesconsegue se interagir, os sócios vivem se culpando da atual situação, os funcionários do banho e tosa só sabe olhar para o próprio umbigo, o rapaz da tosa vangloria-se de seu talento artístico e se acha superior às meninas do banho, o gerente passa mal bocado com a falta de autoridade e as vendedoras estão desmotivadas e acabam dando prejuízo com os atrasos e atestados médicos.

Cenário ideal (comportamentos ideais; Eficiência, Eficácia e Efetividade ideais).

O ideal seria uma administração mais preocupada com a empresa e com os funcionários, sem intrigas e com bons exemplos. Qualificar os colaboradores do Pet Glamour para um melhor atendimento efetivo e ético aos clientes, eficiência no aproveitamento do tempo e consecução dos objetivos pretendidos.

Problemas levantados.

Falta de ética.

Má administração da empresa e de tempo.

Ausência de treinamentos profissional e motivacional.

Falta de autoridade da gerencia.

Não há respeito entre os colaboradores.

Propostas de melhorias/ soluções.

O grupo rever o comportamento organizacional da empresa, para isso o respeito mutuo tem que ser prioridade, a equipes tem que ser mais empáticas para o bem estar de todos, não pensarem individualmente. Devem se atentar a treinamentos profissional e motivacional, com isso ter um melhor aproveitamento do quadro em geral, ter uma concepção deque é o cliente que mantem a empresa ativa e por isso dar uma melhor atenção e respeito a eles.

Os administradores terem e usarem a autoridade e não o poder, se os gestores se portando assim, com certeza ira inspirar mais confiança aos funcionários e os mesmo terão um melhor comportamento.

Conclusão.

Concluímos que o Pet Glamour, uma empresa que tem tudo para dar certo, passa por um momento delicado, talvez pela falta de experiência, informações e comportamento organizacional dos personagens.

Um grupo com funcionários às vezes até que experientes, mas sem motivação e preparo para exercerem tais funções. Com isso o resultado indesejável dos integrantes das equipes, a falta de ética, comprometimento com os clientes e respeito entre si.

Dito que para ser um empreendedor são necessárias informações prévias e preparo; nota se que os sócios não tomarão as devidas ações, apenas montará a empresa achando que o principal era o dinheiro que pegará emprestado do banco. Tendo em mente um pensamento pequeno como esse, acabam virando uma bola de neve todos os empecilhos que os afetam, o grupo não consegue se entenderem e o faturamento tende a cair, talvez ainda mais.

Na nossa concepção ainda tem como dar jeito no Pet Glamour, basta rever e colocar em pratica o comportamento organizacional e a ética de cada integrante.

...

Baixar como  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »