TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Casos: ATPS - PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  4.134 Palavras (17 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 17

A Administração compreende o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços realizados pelos membros da organização para alcançar os objetivos almejados.

O planejamento é uma função importante, contribui para o sucesso da organização como um todo, possibilitando que a organização adote um comportamento pro ativo em relação ao futuro.

A Organização é o instrumento de operacionalização do planejamento, é a estrutura organizacional que possibilita a transformação da teoria em ação para o alcance dos objetivos. No processo de organização, é necessária a delegação de autoridade, pois uma pessoa não consegue supervisionar e realizar todas as atividades necessárias para o alcance do objetivo.

O papel da Direção é o de dirigir e conduzir a empresa no sentido de atingir os objetivos. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação a ser dada as pessoas por meio da liderança, e essa orientação é dada pelo administrador.

O administrador possui muitas funções na gestão de uma empresa, deve desempenhar com atenção e comprometimento seu papel, indicando os rumos que a instituição deve seguir, bem como, tomar decisões para atingir os objetivos e otimizar recursos na busca de eficiência e eficácia.

O controle estabelece padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera.

Trata-se da última função desempenhada, pois o controle só ocorrerá depois que as demais funções forem completadas, ele está ligado ao planejamento, pois estabelece metas e métodos para atingi-las.

DESENVOLVIMENTO GERAL

Relatório 1: Planejamento como uma das principais funções do administrador

Introdução

Nesta primeira etapa buscamos entender Planejamento como sendo uma das principais funções do administrador, dentro do processo administrativo.

Desenvolvimento

Definimos Planejamento como um processo dinâmico e continuo. Ele é um conjunto de ações intencionais, integradas, organizadas e direcionadas de forma a tornar realidade ou concreto um determinado objetivo futuro. Visando sempre a tomada antecipada de decisões. Essas ações devem ser identificadas e postas em prática de forma adequada e propícia fazendo sempre muita atenção a aspectos extremamente importantes como prazos, qualidade, custos, desempenho, etc.

Sempre que um planejamento é bem elaborado ele traz inúmeras vantagens e porque não dizer tranquilidade na hora de colocá-lo em prática, por exemplo, consegue-se ter um controle apropriado; o serviço ou produto é realmente entregue conforme o cliente solicitou/exigiu; a coordenação da interface no projeto é melhor; permite resolver antecipadamente conflitos e ou problemas que possam surgir; e com certeza vai gerar um grau de assertividade muitíssimo mais elevado nas tomadas de decisões.

Quando abordamos um tema como Planejamento, é certamente abordar um tema muito abrangente. O plano pode ser a curto ou em longo prazo, envolver toda a organização ou somente uma tarefa, pode ser detalhado ou genérico.

Observamos o planejamento em três níveis: nível estratégico, (planejamento estratégico), nível tático, (planejamento tático) e nível operacional, (planejamento operacional).

O Planejamento Estratégico é certamente o planejamento mais amplo, envolvente e abrangente de toda a organização como um sistema aberto e único. Tem como características principais a projeção em longo prazo, seus efeitos e consequências podem estender-se por anos; ele envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e se preocupa em atingir objetivos globais da organização; ele situa-se no nível institucional e corresponde ao “nível maior” plano ao quais os outros planos estão subordinados; é voltado para a eficácia organizacional, alcançar seus objetivos globais, apresentar resultados. É sentido da excelência organizacional.

O Planejamento Tático é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. O planejamento tático tem como principais características projetar para um futuro próximo ou atividades atuais da empresa, envolve cada departamento ou unidade da organização, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais; ele é voltado para a coordenação e integração, diz respeito às atividades internas da organização.

Por sua vez, o Planejamento Operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia-a-dia no nível operacional. Inserido na lógica de sistema fechado ele focaliza a otimização e a maximização dos resultados. Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.

Outras definições de planejamento:

São vários os conceitos de Planejamento apresentados pelos autores lidos, porém todos concordam que o planejamento é um processo no qual possamos atingir nossos objetivos e metas.

Na concepção de Drucker (1977), Planejamento Estratégico é um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos. No planejamento defendido por ele existem dois critérios que são indispensáveis para o bom funcionamento das organizações: "eficácia e eficiência"

Stoner e Freeman (1985) definem planejamento como estabelecimento de objetivos, isto é, direção e linhas de ação adequadas para alcançá-los. Ao se referir sobre Estratégia, procuram tratá-la como um programa e, ao conceituá-la usam uma definição similar a de Planejamento, também por eles adotada, diferenciando-se apenas, quanto à inclusão da variável "Ambiente Organizacional".

Podemos concluir que cada autor tem sua definição, no que diz respeito ao planejamento, contudo essas definições são bem similares.

Considerações finais.

Concluímos, portanto, que todo o tempo que possamos dispensar para realizar um planejamento é de extrema importância. Podemos dizer até, fundamental. Pois na fase de execução ele vai evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com